Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

NUNO CRATO – A CARA DA VERDADEIRA IGNORÂNCIA!!!!

"A maioria dos jovens já domina os computadores perfeitamente [no 9º ano] e é questionável que seja necessário ter uma disciplina de TIC", considera Nuno Crato. SANTA IGNORÂNCIA!!!!!!
Oh Sr. Ministro!!!! O que é para si “dominar os computadores perfeitamente”? Utilizar o Facebook? Utilizar o Menssenger? Utilizar uma qualquer outra rede social? Utilizar a Internet para os gostos de cada um? Jogar?
parece-nos pois que, quem necessita, verdadeiramente, de umas lições de verdadeira informática (E NÃO SÓ), é o Sr. ministro!!!!
Como é possível que demonstre tanta ignorância?
Será que não lhe ensinaram que é muito feio tomar medidas, que influenciam directamente o futuro de outras pessoas e, acima de tudo de CRIANÇAS, sem ter um verdadeiro conhecimento de causa?
Então o Sr. ministro acha mesmo que, as nossas crianças e jovens, são um “craques” na boa utilização dos computadores?
Será que o Sr., como professor universitário, é um “craque”  nessa mesma utilização dos computadores? Pois porque, ao que parece, noutras áreas de conhecimento, denota muitas fragilidades e mesmo Ignorância Pura.
Ou será que, para se alcançarem os nºs exigidos pela dita Troika, não se olham a meios e corta-se onde mais se deveria investir? Na Educação e na Saúde?
Não seria melhor averiguarem o desbaratar de dinheiro que foi gasto neste sultimos anos? Pela Parque Escolar, por exemplo? 
Investiram-se MILHÕES (mal gastos, é certo, embora pareça ninguem se preocupar) e agora acaba-se com a Informática? e o que fazer com todo o equipamento adquirido?
Será que tem filhos? A tê-los, será que andam, ou andaram, no ensino publico? Não nos parece!!!!
Qual o seu verdadeiro Objectivo? Como é Possível que, quem tanto Criticou muitas das medidas dos anteriores governos, aja agora desta forma Vergonhosa? A isto apenas se poderá Chamar Cinismo, Idiotismo e Mau Carácter!
Oh Sr. Ministro, repense bem as suas atitudes e veja qual a melhor forma de poder poupar sem retirar aquilo que, todos nós pensamos, ser 1 DIREITO Inalienável – O Direito à Melhor Educação. Seja a condição social, financeira e cultural, qual for, todos os Portugueses têm direito a uma Educação Decente, Credível, Equitativa e Justa.
Além do mais, esta sua afirmação, Vergonhosa e Absurda, completamente descontextualizada da realidade, apenas demonstra uma maneira de ser e de pensar muito pouco social e completamente Retrógrada!  
  • Então e todas aquelas crianças e jovem a quem os pais não têm condições de proporcionar um computador?
  • E todas aquelas crianças e jovem, que têm computador, sabem utiliza-lo como? Para quê? E em que contexto?
  • Então o Sr. quer que Portugal Recue 40 anos?
  • Então o Sr. quer voltar a ter Portugueses de 1ª e de 2ª?
  • Então o Sr. quer voltar a ter Portugueses com acesso à Educação (pequena minoria), e outros que sem possibilidade de acesso?
  • Que Raio de Pessoa o Sr. é? Um Ser Humano? Ou um ser desprezível que apenas consegue olhar para o seu umbigo sem se preocupar com o bem estar e os direitos dos outros?
Olhe que o lugar de Ministro não dura para sempre!!! E, além disso, a sua morte haverá de chegar como a de todos nós!!!
Olhe que a haver céu e inferno, o seu ligar estará reservado num deles, mediante as acções que demonstra neste mundo!! E olhe que, até ao momento, o Inferno parece ser o caminho mais certo!!! Por isso lhe dizemos – Cuide-se!! Tenha atenção às medidas que tomar e seja o mais justo, honesto e Patriota Possível!
Embora possa não parecer, o mal feito, mais tarde ou mais cedo, será Pago!!! Quem o avisa, seu amigo demonstra ser.
 José António Vilaverde

Palestina Liberta-se de Israel e Torna-se Membro da Unesco - Estados Unidos da América Anunciam que Vão Suspender Financiamento da Unesco

Dia histórico para a Palestina: Unesco admite a Palestina como novo Membro!
Yasser Arafat , líder histórico da Organização de Libertação da Palestina (OLP), se estivesse vivo, iria rejubilar de alegria.

Os Estado Unidos da América, aliados históricos de Israel, não gostaram da notícia e como retaliação já anunciaram que vão deixar de financiar a UNESCO! Nitidamente, não gostam de ser contrariados os Americanos!

Transcrevemos excerto da notícia publicada em sicnoticias.sapo.pt:
- "(...) A Autoridade Palestiniana foi hoje admitida como membro de pleno direito da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) com 107 votos a favor, 52 abstenções e 14 votos contra dos Estados membros presentes na votação em Paris.

Portugal absteve-se na votação, disse à Agência Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Entre os países que votaram favoravelmente estão Espanha, França, Índia, China e vários países latino-americanos (...)."

A Palestina vai agora tentar ser aceite como Membro da ONU! Porém, a força dos Americanos deverá dificultar esta intenção! A ver vamos...
EUA suspendem financiamento da UNESCO após admissão da Palestina (SIC)
Fonte: sicnoticias.sapo.pt

População Mundial antigiu no dia de hoje os 7 000 Milhões de Habitantes

No dia de hoje, o número de habitantes do Planeta atingiu os sete mil milhões. 
Se por um lado a Ásia contribui com cerca de 2/3 para a totalidade da população mundial, por outro, Portugal regista uma das piores taxas de nascimentos do Planeta. 
Segundo as estatísticas, cada mulher Portuguesa regista actualmente uma taxa de fecundidade que é de 1,3 filhos. Pior em todo o mundo, só mesmo na Bósnia onde essa taxa se situa em 1,1 filho por mulher.

Com a evolução da taxa de Natalidade Portuguesa, estima-se que no ano de 2100 a população do País se situe nos 6 milhões de habitantes, contra os actuais 10 milhões.

Publicação THE BESTS relacionada: População Portuguesa no ano de 2100

sábado, 29 de outubro de 2011

Consequências do Corte dos Subsídios de Natal e de Férias nos Funcionários Públicos e nos Pensionistas

THE BESTS apoia o "MOVIMENTO CONTRA O CONFISCO dos SUBSÍDIOS de FÉRIAS e DE NATAL"!

Consequências do Corte (confisco) do 13º mês (Subsídio de Férias) e 14º mês (Subsídio de Natal), na Função Pública e nos Reformados

A eliminação dos subsídios de Férias e de Natal na Função Pública e nos Pensionistas, deverá configurar como consequências, o seguinte cenário:

a) Os cortes na Função Pública e nos Pensionistas, poderão não ser apenas para 2 anos, mas sim para sempre. Ao mesmo tempo, o valor equivalente aos subsídios de férias e de natal, em 2013, 2014 etc, pura e simplesmente desaparece, não sendo portanto redistribuído pelos 12 meses do ano;

b) Os milhares de funcionários públicos e pensionistas reduzem drásticamente o seu poder de compra, presentemente já no limite! Empobrecidos, muitos Funcionários Públicos e Pensionistas vão deixar de poder pagar a prestação do carro e da casa. As pessoas gastam menos no comércio e na restauração. Toda a economia se recente e contrai. Muitas Empresas vendem menos e fecham as portas. O desemprego aumenta. A receita fiscal do Estado proveniente da cobrança de impostos directos e indirectos diminui.

c) O corte no subsídio de férias e de Natal da Função Pública e Pensionistas, irá progressivamente ser adoptado pelo Sector Privado;

d) Acentua-se o o problema indicado em b), mas agora atingindo também o Sector Privado.

Alguns políticos do Governo PSD e outros alegados iluminados comentadores, têm vindo a público dizer que os cortes apenas vão atingir os Funcionários Públicos e os Pensionistas, porque  o Sector Privado é responsável pela produção do Produto Interno Bruto (PIB) Nacional. A este propósito, ficam duas perguntas para reflexão:
- Colocando a hipótese teórica de deixar de haver funcionários públicos, como ficaria o PIB Nacional?
- Será que a Sociedade Portuguesa sobreviveria sem repartições de finanças, serviços de segurança social, forças policiais e militares, hospitais e serviços de saúde, munícipios, escolas, etc, ?

Resposta:
Estamos certos que o País não sobreviveria, já que sem os diferentes Serviços Públicos, Portugal cairia no mais profundo caos!
Da mesma forma que uma equipa de Futebol para vencer os desafios precisa de 11 jogadores em campo que actuam em diferentes funções, também a Sociedade Cívil precisa do Sector Privado e do Sector Público que, embora com diferentes funções e missões, são indissociáveis e indispensáveis para que, agindo de numa forma concertada o País evolua e o PIB cresça!

Algumas medidas sensatas para Solucionar o Problema:

1 - Não efectuar o corte de subsídios previsto;
2 - Manter por 2 anos o Imposto extraordinário;
3 - Renegociar parcerias Público Privadas;
4- Renegociar acordo com a Troika;
5- Repensar o modo de funcionamento das empresas públicas e municipais e definir limites para os rácios económico-financeiros e para os resultados.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Pedro Passos Coelho e Miguel Relvas insistem em Confiscar Subsídios de Férias e de Natal dos Funcionários Públicos e dos Pensionistas, podendo ser para Sempre e estendendo-se ao Sector Privado

Cortes nos Subsídios de Férias e de Natal de Funcionários Públicos e Pensionistas - Será está medida legal? Será que o corte nos subsídios vai abranger também o Sector Privado?

O Governo PSD pela voz de Pedro Passos Coelho e de Miguel Relvas, insistem em Confiscar os Subsídios de Férias e de Natal de Funcionários Públicos e de Pensionistas e alertam que a medida poderá ser para Sempre.

A verificar-se este cenário, os cortes (confisco) destes subsídios também se deverão estender ao Sector Privado, já que a política de remunerações tenderá no curto/médio prazo a convergir em ambos os Sectores, Público e Privado!

De acordo com as Palavras proferidas pelo Ministro das Finanças Vitor Gaspar na passada quarta feira, ficou aberta a possibilidade de o Governo procurar encontrar uma alternativa ao corte de Subsídios de Férias e de Natal na Função Pública, tal como o THE BESTS e vários órgãos de comunicação social divulgaram na altura.
Porém, as palavras de pedro Passos Coelho e de Miguel Relvas agora proferidas, vão em sentido oposto ao que foi dito na quarta feira pelo Ministro das Finanças!

Passos Coelho e Miguel Relvas referem que o Corte nos Subsídios de Férias e de Natal são para manter pelo menos até 2013, mas consideram a possibilidade de os cortes serem para sempre. Miguel Relvas, a este propósito, comparou Portugual aos Países do Norte da Europa, referindo que nestes Países, apenas há lugar ao pagamento de 12 remunerações em cada ano, ao contrário dos Países do Sul em que são normais os 14 salários anuais. Com esta comparação, Miguel Relvas pretende justificar a intenção de em Portugal se passar também para o regime de pagamento de 12 salários anuais, em vez dos actuais 14!

E perguntamos nós a Miguel Relvas: Como é possível comparar o incomparável?
Como se pode comparar nestes termos Portugal e os Países do Norte da Europa, se o Salário Médio nestes Países é duas ou 3 vezes superior ao Salário Médio Português?

Segundo o Juíz Presidente da Associação Sindical de Juízes Portugueses (ASJP), António Martins, o corte dos Subsídios de Férias e de Natal dos Funcionários Públicos e dos Reformados, é ilegal e inconstitucional, já que se trata de um CONFISCO feito pelo Estado à Margem da Lei!! Este confisco de subsídios, é exactamente igual ao confisco de um carro ou de uma casa, exercido sobre um cidadão que nada deve ao Estado Português!
Diz ainda o Juíz  António Martins  que o Estado só tem 3 formas para retirar a propriedade de bens que são pertença de cidadãos cumpridores:
a) Expropriação;
b) Nacionalização;
c) Impostos.

Como se pode ver, o Confisco não está incluído!

Conclusões:
1 - O Confisco dos Subsídios de Férias e de Natal da Função Pública e dos Reformados, será feito à Margem da Lei e da Constituição da República Portuguesa. Num País de Estado de Direito, nem os Políticos nem os Governos, nem quem quer que seja, se podem colocar acima da Lei! Medidas dos Políticos e do Governo têm que respeitar totalmente o Regime Legal/Constitucional Vigente!

2 - Caso o Governo concretize a intenção de cortar (confiscar) os subsídios de Natal e de Férias da Função Pública e dos Reformados, esta medida irá certamente ser adoptada para sempre e deverá também vir a ser adoptada no sector privado. As palavras de Pedro Passos Coelho e de Miguel Relvas apontam para esse cenário!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Governo Aceita Negociar Alternativa ao Corte nos Subsídios de Férias e de Natal da Função Pública e de Pensionistas vs Será que Governo de Pedro Passos Coelho vai Continuar a Insistir em Dividir a Sociedade Portuguesa?

Governo Aceita Negociar Alternativa ao Corte nos Subsídios de Férias e de Natal dos Funcionários Públicos e Pensionistas, segundo notícia publicada em económico.sapo.pt!

THE BESTS relembra que no dia de ontem, a partir da 17 horas, teve lugar a Reunião de Conselho de Estado convocada pelo Senhor Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. A Reunião terminou por volta das 23 horas, pelo que, terão sido 6 horas em que o corte dos Subsídios de Férias e de Natal terão sido alvo de profícuo debate.

Ontem antes das 17 horas, o Governo de Passos Coelho mostrava-se inflexível em relação ao corte nos referidos subsídios. Pedro Passos Coelho afirmou mesmo que o Corte nos Subsídios de Férias e de Natal da Função Pública e Pensionistas fazia todo o sentido. No entanto, segundo ele, os cortes não seriam aplicados ao Sector Privado, uma vez que este é o responsável pelo Produto Interno Bruto (PIB) Nacional.

A manter-se a posição do Governo anterior à Reunião de Conselho de Estado, Pedro Passos Coelho estaria claramente a considerar que Portugal tem cidadãos de primeira (Sector Privado) e cidadãos de Segunda (Sector Público e Pensionistas). A este propósito, acrescentamos ainda que Sector Privado e Sector Público são indissociáveis para a Produção do PIB Nacional. Tanto são importantes as Empresas Privadas, assim como são indispensáveis os serviços públicos (ex.: Repartições de Finanças, Serviço de Saúde, Forças Policiais e Militares, Educação, Justiça etc). Só com o trabalhos conjunto de todos, o PIB de Portugal sobe, e não apenas com o trabalho do sector privado. A sociedade civil vale por um todo e todos deverão ser tratados com o igual respeito que o bom senso, a justiça e a lei exigem!

Após a reunião de Conselho de Estado, há uma luz ao "fundo do túnel". Da reunião de ontem terá saído uma luz de esperança para os milhares de Funcionários Públicos e Pensionistas, assim como poderá ser evitada uma profunda e penalizadora recessão económica.
Ao Presidente da República Cavaco Silva que já anteriormente se insurgiu contra os cortes dos Subsídios da Função Pública e Pensionistas, alegando ausência de equidade fiscal, juntaram-se na Reunião de Conselho de Estado de ontem, fundamentalmente as vozes dos Conselheiros,  Mário Soares, Marcelo Rebelo de Sousa e Bagão Félix.

Um bem haja à atitude de abertura agora manifestada pelo Governo PSD de Pedro Passos Coelho, em relação a esta matéria.

Transcrevemos excerto de notícia publicada em economico.sapo.pt
- "Vítor Gaspar diz que o Executivo está disponível para negociar a medida, mas avisou que será difícil encontrar uma alternativa. (...)
Vítor Gaspar garantiu que "do ponto de vista do empenhamento do governo em conseguir o mais amplo arco de apoio possível, a disponibilidade é total". Contudo, lembrou que o Orçamento para 2012 "foi muito difícil de fechar, é muito exigente e não tem margens de manobra ocultas". Daí que seja "muito difícil apresentar alternativas que consigam os mesmos objectivos de acordo com os limites definidos pelo programa de ajustamento, defendeu Vitor Gaspar."
O Governo aceita negociar alternativa aos cortes salariais, disse hoje Vítor Gaspar. 
Fonte: economico.sapo.pt

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Corte nos Subsídios de Natal e de Férias dos Funcionários Públicos e dos Pensionistas São Inconstitucionais Segundo a Associação Sindical de Juízes Portugueses (ASJP) - Estado Não Pode Confiscar Subsídios de Férias e de Natal!!

THE BESTS já há dois dias numa Publicação anterior tinha alertado para a Inconstitucionalidade do Corte nos Subsídios de Férias e de Natal da Função Pública e dos Reformados, pelo facto de se tratar de uma medida discriminatória que viola um Princípio elementar consagrado na Constituição da República Portuguesa, o PRINCÍPIO da IGUALDADE!!

A Associção Sindical de Juízes Portugueses (ASJP), na Pessoa do seu Presidente, o Juíz António Martins, confirmou hoje que o Corte nos Subsídios de Férias e de Natal dos Funcionários Públicos e dos Reformados viola a Constituição da República Portuguesa.
A ASJP adverte que o referido corte não só é INCONSTITUCIONAL, assim como também é ILEGAL, BRUTAL e DISCRIMINATÓRIO!!
O Juíz António Martins refere ainda que o Corte nos Subsídios de Natal e de Férias dos Funcionários Públicos e dos Reformados pelo Estado Português, é um Confisco aos bens dos Portugueses, exatamente igual ao confisco de outros bens de particulares, tal como um carro ou uma casa!

Adverte ainda o Juíz António Martins que, todos os Portugueses a quem seja cortado o Subsídio de Férias e/ou de Natal, têm toda a legitimidade para interpor uma acção em Tribunal contra o Estado Português!

Ou seja, recapítulando: No momento actual, o Estado Português não tem capacidade nem legitimidade Jurídica e Legal para CONFISCAR os bens aos Portugueses, sejam o carro, a casa, ou os subsídios de Férias e de Natal!!!
Transcrevemos excerto da notícia publicada em ptjornal.com:
"Cortes nos subsídios de Natal e de férias, segundo a Associação Sindical de Juízes, são “ilegais e inconstitucionais”. António Martins salienta que a medida, que faz parte da proposta no Orçamento de Estado para 2012, “será combatida”, por se tratar de uma “brutalidade e de uma discriminação”.

O presidente da Associação Sindical de Juízes Portugueses (ASJP) António Martins, revelou em declarações reproduzidas na Antena 1 que aquele organismo “vai lutar pela proteção dos direitos fundamentais das pessoas e contra os interesses ilegítimos do Estado".
Esta associação alerta utiliza quatro expressões duras para caracterizar a medida proposta pelo Governo, que pretende cortar subsídios de férias e Natal a funcionários públicos e pensionistas: ilegalidade, inconstitucionalidade, brutalidade e discriminação.

“Os cortes dos subsídios são ilegais e inconstitucionais. Esta via de cortar subsídios é uma brutalidade, discricionaridade e discriminação, que pode gerar problemas sociais”, sublinha António Martins, num comunicado difundido pela Antena 1. (...)"
Fonte: http://www.ptjornal.com/201110243599/sociedade/corte-nos-subsidios-de-natal-e-ferias-e-qinconstitucional-brutalidade-e-discriminacaoq.html

Como os políticos enriquecem em Portugal!!!

O resultado está no livro 'Como os políticos enriquecem em Portugal', da editora Lua de Papel.

VALE MESMO A PENA ser politico neste País!!!!!!
Uma das RAZÕES pelas quais, o Enriquecimento Ilícito e, acima de tudo, a CORRUPÇÃO, vigora em PORTUGAL, sem qualquer tipo de controlo!!
Eis a razão porque nunca aparece uma lei contra a Corrupção ou o Enriquecimento Ilícito!!!
E ainda vemos, estes IDIOTAS, como comentadores, nos diferentes meios de comunicação social, a opinarem sobre a situação CRITICA do PAIS!!!!!! QUE PENSAR?
JMP

Mais de 400 antigos Políticos Recebem Pensões Vitalícias do Estado vs Hora de Apertar o Cinto e de Cortar Mordomias (Contém Vídeo SIC)

Reformas Douradas de antigos políticos, constituem um Insulto a todos os Portugueses!

Segundo notícia publicada em sicnoticias.sapo.pt, mais de 400 antigos Políticos Recebem Pensões Vitalícias do Estado! Muitos destes ex. políticos acumulam Pensões Douradas do Estado, com a elevada remuneração que actualmente auferem no sector privado!

Alguns exemplos:
- Carlos Melancia = 9150 Eur;
- Álvaro Barreto = 3400 Eur;
- Ferreira do Amaral = 3000 Eur;
- Zita Seabra = 3000 Eur;
- Carlos Carvalhas = 2800 Eur;
- Manuela Ferreira Leite = 2700 Eur;
- Jorge Coelho = 2400 Eur;
- Duarte Lima = 2200 Eur;
- Ângelo Correia = 2200 Eur;
- Armando Vara = 2000 Eur;
- António Vitorino = 2000 Eur;
- Dias Loureiro = 1700 Eur;
- Bagão Félix = 1000 Eur.

Num momento de Esforço Nacional em que pretendem impor um corte brutal nos subsídios de Férias e de Natal dos Funcionários Públicos e dos Reformados, está na hora de todos fazerem um esforço em prol da auteridade e os ex políticos não são excepção! Estes têm a obrigação e o dever perante a Nação, de deixar de receber por acumulação, as douradas Pensões Vitalícias que recebem actualmente!

Transcrevemos notícia publicada em sicnoticias.sapo.pt:

"Há mais de 400 ex-políticos a receber uma pensão vitalícia. Muitos são hoje gestores de topo em empresas privadas, mas acumulam a pensão do Estado, apesar dos cortes previstos pelo Orçamento do Estado. A polémica subvenção foi revogada em 2005 pelo PS, mas é aplicada aos políticos que já tivessem começado a exercer antes dessa data. O agora empresário Carlos Melancia é quem mais recebe: 110 mil euros por ano. Na lista estão também Armando Vara e Dias Loureiro."

VÍDEO SIC: http://sicnoticias.sapo.pt/economia/article936344.ece

domingo, 23 de outubro de 2011

Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, Renunciou ao Subsídio de Alojamento

Segundo notícia publicada em publico.pt, o Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou hoje que na segunda-feira irá renunciar ao subsídio de alojamento, após a polémica sobre o assunto.

Ora aí está uma decisão que se saúda!
Sejam humildes e sensatos. As decisões erradas são sempre passíveis de ser alteradas em tempo útil!

Esperamos que outros sigam o exemplo do Ministro Miguel Macedo!
Transcrevemos excerto da notícia divulgada em "publico.pt":
"Por decisão pessoal minha, amanhã mesmo, vou formalizar a renúncia a este direito que a lei me dá”, disse Miguel Macedo aos jornalistas em Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, à margem das comemorações do centenário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Figueirenses. (...)"
Miguel Macedo
Fonte: publico.pt

Governantes não Abdicam de Subsídio de Alojamento, Apesar de Terem Casa Própria em Lisboa

Grande exemplo de Contenção em prol da Austeridade!
Então estes Subsídios não são para Cortar em Prol da Austeridade?
O esforço de austeridade não tem que ser repartido por todos?
Vergonhoso!

Transcrevemos notícia publicada em dn.pt:
"Dois membros do Governo que têm casa própria em Lisboa recusam a ideia de não receber o apoio que lhes foi dado por a residência permanente estar a mais de 100 km da capital. Gabinete de Gaspar não comenta cenário de recuar na atribuição deste subsídio.

Há nove governantes que recebem um subsídio de alojamento, que teve efeitos a partir da posse. O despacho do primeiro-ministro data de 20 de Setembro e atribui o apoio aos membros do Governo que não tenham residência permanente na cidade de Lisboa ou numa área circundante de 100 km. Mas um ministro e um secretário de Estado têm casa própria em Lisboa e, no caso de Miguel Macedo, titular da Administração Interna, a sua declaração de rendimentos indica duas moradas - a de Lisboa e uma em Braga - onde, garante o seu gabinete, reside. Já José Cesário argumenta que tem "direito de ter tratamento igual ao de qualquer funcionário da administração pública". O Ministério das Finanças não comenta a possibilidade de cortar este subsídio, que pode ir até 1400 euros brutos."
Publicação THE BESTS relacionada: http://thebests2010.blogspot.com/2011/10/sacrificio-pedido-as-autarquias-e-o.html
Governantes não abdicam de subsídio de alojamento
Fonte: dn.pt

Vasco Lourenço Afirma que o Actual Governo Está a Fazer Terrorismo Puro com a Proposta de Corte de Subsídios - PREC da Extrema Direita, refere!

Vasco Lourenço, um dos Capitães de Abril e Actual Presidente da Associação 25 de Abril,  afirma que provavelmente vai haver convulsões sociais nas ruas, devido à intenção do Governo em cortar o Subsídio de Férias e de Natal dos Funcionários Públicos e dos Reformados!
Segundo Vasco Lourenço, o actual Governo de Pedro Passos Coelho está a fazer terrorismo puro com a proposta de corte de Subsídios da Função Pública e dos Pensionistas, já que se está a pôr os Funcionários Públicos e os Pensionistas contra o resto da População Portuguesa, o que é uma Revolução!

Vasco Lourenço considera ainda que a presente acção do Governo de Pedro Passos Coelho, é o  PREC da Extrema Direita!

Recomenda ainda às Forças Policíais e Militares  que estejam do lado do Povo.

Comentário THE BESTS: As palavras de Vasco Lourenço não nos surpreendem, uma vez que, tal como THE BESTS já publicou anteriormente, o Corte no Subsídio de Férias e de Natal da Função Pública e dos Pensionistas, está gravemente "ferido" de Constitucionalidade!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Inconstitucionalidade do Corte nos Subsídios de Férias e de Natal dos Funcionários Públicos e dos Pensionistas vs Presidente da República Cavaco Silva Deverá Vetar Actual Proposta de Orçamento de Estado do Governo para 2012

Corte no Subsídio de Férias e no Subsídio de Natal (13º e 14º mês) da Função Pública e dos Reformados viola o artigo 13º da Constituição

Por outro lado, "Os subsídios de Natal e de Férias são inalienáveis e impenhoráveis" - Artº 17º do Decreto-Lei nº 496/80, de 20 de Outubro, aprovado em Conselho de Ministros de 30 de Julho de 1980, sendo Primeiro-Ministro o Dr. Francisco Sá Carneiro  - Nota: É nossa convicção que este Diploma ainda se encontra em Vigor, de Acordo com Publicação no Site da ATAM


O Presidente da República Cavaco Silva já alertou que o corte nos Subsídios de Férias e de Natal dos Funcionários Públicos e dos Pensionistas, não respeita o princípio da Equidade Fiscal. Porém, apesar de o Senhor Presidente da República não o ter afirmado explicitamente, afirmamos nós que os referidos cortes, a serem aplicados unicamente ao Sector da Função Pública e dos Reformados, para além de violarem o Princípio da Equidade Fiscal, violam também um Princípio elementar consagrado na Constituição da República Portuguesa ( CRP ), mais concretamente o Princípio da Igualdade presente no art. 13º, já que se trata de uma Proposta de Lei  discriminatória que trata de forma desigual cidadãos trabalhadores e residentes em território nacional, não respeitando o Principio  da Igualdade de direitos e deveres que o artigo 13º da CRP consagra!

Funcionários Públicos e do Sector Privado, não podem ser tratados de Forma Desigual!!

"Artigo 13.º da Constituição da República Portuguesa
Princípio da igualdade
1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.

2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual."
O Senhor Presidente da República encontra-se a cumprir o seu 2º e último Mandato e já passou o Cartão Amarelo ao Governo nesta matéria. Foi um aviso para que o actual Governo reconsidere a referida Proposta de OE 2012, sendo ela Inconstitucional.

O Senhor Presidente da República deverá exercer o seu Direito de Veto à actual Proposta de Orçamento de Estado para 2012, caso o Governo de Pedro Passo Coelho não corrija uma situação que viola claramente um Princípio Elementar da CRP.

Em alternativa à proposta de corte dos Subsídios de Férias e de Natal dos Funcionários Públicos e dos Reformados, deverá manter-se o actual Imposto Extraordinário, já que, apesar de duro, é um imposto justo! Trata-se de um imposto que não vai massacrar de forma tão profunda Funcionários Públicos e Reformados e, por outro lado, vai tratar todos por igual! Se necessário, os funcionários públicos também trabalham mais meia hora por dia, mas não podem violar um Princípio Consagrado na CRP!
Para baixar a Despesa Publica nos próximos anos, é importante que renegoceiem os contratos assinados no âmbito das Parcerias do Público-Privadas, já que são ruinosos para o Estado e para os contribuintes Portugueses! Outra medida que poderá também ser tomada, é a renegociação inteligente do acordo com a Troika!
É preciso também cortar na despesa com estudos e pareceres técnicos, já que neste ano se prevê um aumento nesta rúbrica face ao ano anterior, atingindo-se os 100 milhões de euros, o que é inadmíssivel! Recorram à "Prata da Casa" para realizar os ditos pareceres!

Já agora, fica um aviso ao Governo PSD de Pedro Passos Coelho:
 - Andam mal aconselhados os Senhores do Governo? Quem são os vossos Conselheiros Legislativos? E quem são os vossos Conselheiros de Sociologia e Humanismo? E já agora, de Economia Humanizada e de Equidade Familiar, já ouviram falar?

O Povo Português deu-lhes um voto de confiança para expurgar quem antes de vós, exerceu as vossas competências de forma desastrosa e irresponsável. Não sigam o mesmo caminho. Não defraudem as expectativas daqueles que vos elegeram! Não admitimos falhas! BASTA!
Façam o que vos compete, mas façam bem feito! Sejam corajosos, mas ao mesmo tempo, inteligentes, sensatos, coerentes e justos! É só isso que exigimos!!!!

Criança Chinesa de 2 anos é Atropelada Repetidamente e Morre Perante a Indiferença de Todos os que Passam no Local

Menina Chinesa de 2 anos é atropelada na China e durante algum tempo não recebe qualquer assistência de quem passa no local.

São Imagens recentes de um trágico e chocante episódio que aconteceu na China no dia 13 de Outubro e que foram gravadas por uma câmara de vigilância. 

Uma criança na China é atropelada repetidamente, perante a indiferença de todos os que passam!

Como é possível? A criança foi atropelada por 2 carros e ignorada por 18 pessoas que passaram no local!

Onde estão os valores elementares que devem presidir numa sociedade moderna, como a moral o e o civismo?
A China é um País em franco progresso económico, mas, e o que é isto??????
Ficamos sem palavras!

Kadafi Depositou em 2008 1300 Milhões de Euros na Caixa Geral de Depósitos que Têm Estado Congelados

Segundo notícia avançada em economico.sapo.pt, Kadafi terá depositado 1300 milhões de euros na Caixa Geral de Depósitos, como fundos estatais da Líbia. O dinheiro encontra-se na CGD depositado em 4 contas bancárias que foram congeladas em Março ao abrigo das Leis Internacionais contra o regime de Kadafi e representa 2% do total de depósitos na CGD.

Se o novo governo Líbio vier levantar o dinheiro a que tem direito, a Caixa Geral de Depósitos vê sair de repente do Banco, 1300 milhões de euros, mais 8 milhõesde juros. É este o valor que a CGD poderá ter que pagar de imediato à Líbia, caso o novo governo assim o exija.

Esperamos que os Portugueses não sejam chamados a dar uma ajudinha à CGD, com o pagamento de mais impostos e de mais austeridade!


O dinheiro foi depósitado por Kadafi na Caixa Geral de Depósitos em 2008, depois deste ter retirado todos os fundos estatais Líbios depositados em Bancos Suiços, como forma de represália contra a prisão por dois dias numa prisão Suiça no Verão desse ano, do seu filho mais novo, Hannibal Khadafi, e da mulher, na altura grávida de nove meses. Recordamos que na altura o filho de Kadafi foi detido por descatos.

Transcrevemos excerto da notícia publicada em economia.publico.pt
"A Caixa Geral de Depósitos tem neste momento 1300 milhões de euros de fundos estatais da Líbia depositados em quatro contas que foram congeladas em Março ao abrigo das sanções internacionais contra o regime de Khadafi, confirmou o PÚBLICO junto de várias fontes da banca, do Governo e da diplomacia ao longo dos últimos sete meses.

Publicação THE BESTS relacionada: Vídeo - Kadafi torturado momentos antes de ser abatido a tiro pelos rebeldes 

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Militar afronta polícias que maltratavam manifestantes em Nova Iorque

"Estas pessoas não estão armadas. Magoá-las não vos fará mais duros", argumenta. "Se querem lutar, vão para o Iraque e para o Afeganistão. Deixem estas pessoas em paz. São cidadãos norte-americanos. Cidadãos norte-americanos! Cidadãos norte-americanos! Norte-americanos!"
Ora aqui está uma REACÇÃO de um VERDADEIRO MILITAR!!!!!!!!!
A defender o POVO da opressão Covarde dos LACAIOS dos POLITICOS!!! As ditas Forças de Segurança (Policia)!!!
Forças de Segurança de Quem???? Do Povo Honesto e Trabalhador??? Não nos parece!! Como se comprova, na maioria dos casos, as ditas forças de segurança, não são  mais do que CAPACHOS nas mão de (des) ”governantes” Corruptos e Antipatriotas!! Pena que se Sintam duros e fortes a bater e oprimir pessoas inocentes e indefesas.
Será que reagem assim com todos os Criminosos???
Como em Portugal, o Crime Violento tem vindo a aumentar de Forma Drástica, teremos que supor que não!!!!
Sempre poderão dizer que não têm Meios!!! Aceitamos, mas então, esperemos que, quando forem Chamados a reprimir qualquer Manifestação Contra os Reais INIMIGOS de Portugal (grande parte da Classe Politica) e contra todos os Roubos praticados ao longo de 37 anos de UMA FALSA E PODRE Democracia, tenham o bom SENSO de CUMPRIREM o SEU REAL DEVER – A DEFESA, SEGURANÇA e BEM ESTAR das pessoas Honestas e Trabalhadoras.

Mas, como se comprova pelas ultimas noticias vindas a publico, só se forem os ditos Policias de baixa patentes, uma vez que, os "lá de cima", só se preocupam com eles próprios, sendo também eles, uma das razões da crise actual.
E Militares, onde estão ESTES militares em Portugal???? Será que Existem???? Com este PATRIOTISMO???
Será que têm CORAGEM para saírem em DEFESA do POVO Honesto e cada vez mais Oprimido???
Nããããããããã!!!!!!!!!!! Infelizmente, como têm demonstrado ao longo de todos estes anos, não temos Militares desta Estirpe!! Apenas INTERESSEIROS, COVARDES e ANTIPATRIOTAS!
A não ser assim, com toda a certeza que, esses mesmo militares já teriam invocado o Artigo 275.º, nº 4 da Constituição da República Portuguesa:
As Forças Armadas estão ao serviço do povo português, são rigorosamente apartidárias e os seus elementos não podem aproveitar-se da sua arma, do seu posto ou da sua função para qualquer intervenção política.
 
Tambem aqui, só se forem as ditas baixas Patentes mas, mesmo assim, a Reagirem, já irão tarde, no entanto, Nunca é tarde para se Reparar uma falha ou um Erro. Lembrem-se, quando a hora chegar, também serão julgados por toda a Covardia e cumplicidade demonstrada. No final, o Povo Honesto SAIRÁ Vencedor. 
JMP

Kadafi foi Morto pelos Rebeldes Líbios, com a Aprovação da NATO - Contém Vídeo Chocante Gravado Poucos Segundos antes da Morte de Kadhafi vs Convenção de Genebra

Contém Imagens Chocantes de Vídeo gravado segundos antes da Morte de Kadhafi
Ao que tudo indica e pela informação divulgada, Kadafi foi encontrado, torturado e em seguida foi abatido com o tiro de uma pistola de 9 mm na cabeça, violando a Convenção de Genebra.

Como todos sabemos, Kadafi foi um ditadar que esteve no poder durante 42 anos e durante esse período, cometeu as atrocidades próprias de um ditador. Portugal também teve um que fez das suas...

Apesar de nos congratularmos com o fim da Ditadura na Líbia, não saúdamos a morte de nenhum ser humano, mesmo tratando-se de Kadhafi.
Colocamos as seguintes questões:

- Até há bem pouco tempo, Kadafi era uma aliado amigo e respeitado pelo Ocidente!  Contudo, uma movimentação de rebeldas tentar tirar Kadafi do poder e, de imediato, obtém o apoio incondicional de alguns países poderosos da Nato.
De amigo e aliado, a quem sorriam e davam apertos de mão, em pouco tempo, França, Inglaterra e outros Países, fazem de Kadafi um alvo a abater.

Hoje Kadafi foi abatido a tiro pelos rebeldes Líbios. O seu corpo morto e ensaguentado foi arrastado e exibido pelas ruas da sua Cidade Natal (Sirte) como um trófeu.

A Ditadura na Líbia terminou e com isso nos congratulamos. No entanto, seria preciso todas estas imagens?

Será necessário festejar de tal forma efusiva, a morte e a exibição de um morto, mesmo tratando-se de Kadafi? Que dirão os nossos filhos se nos perguntarem que imagens são aquelas, em que centenas de homens festejam junto de um homem que acabou de ser abatido?
E não há outros ditadores como Kadafi por aí?

O corpo de um homem, ensaguentado, morto, exibido e arrastado pelas ruas da cidade Líbia de Sirte, no dia 20 de Outubro de 2011!
Morreu o ditador, mas muito provavelmente nasceu o mártir!

Provavelmente se a Líbia não tivesse petróleo, ninguém fora da Líbia se preocuparia muito com o regime de ditadura na Líbia. Mas a ganância e a avareza dos homens, tornaram Kadhafi o alvo a abater. Ditador que, durante anos foi amigo respeitado e considerado pelos países do muno dito civilizado!
É o mundo que temos!

Vídeo que assinala o momento em que Khadafi foi Morto (Nota: Contém Imagens Chocantes)
Catarina T.

Presidente da República Cavaco Silva Recomenda Prudência ao Governo e Alerta que Corte nos Subsídios de Férias e de Natal Violam Princípio da Equidade Fiscal

Presidente da República Aníbal Cavaco Silva Recomenda Prudência ao Governo e Adverte que corte nos Subsídios de Férias e de Natal de Funcionários Públicos e Pensionistas Violam Princípio da Equidade Fiscal

THE BESTS já em publicações anteriores tinha apelado ao bom senso e ao sentido de justiça e de equidade do Governo, no lançamento de novas medidas de austeridade.

THE BESTS saúda o facto de o Senhor Presidente da República ter vindo alertar publicamente para a violação do princípio da equidade fiscal, caso o corte nos Subsídios de Natal e de Férias dos Funcionários Públicos e dos Reformados, venham de facto a ser implementados.

Ou seja, "há que dividir o mal pelas aldeias". Porquê apenas os Funcionários Públicos e pensionistas a pagar a crise? Numa hora de emergência nacional, deverá continuar a vigorar o bom senso e o sentido de justiça do Estado e não deverão ser implementadas medidas discriminatórias em função da profissão. Ao cabe tratar todos com o devido respeito! e não deve considerar que uns são filhos e que outros são enteados.

Peçam sacrifícios e esforços exequíveis aos Portugueses.

O ESFORÇO DEVE SER REPARTIDO POR TODOS, NA MESMA PROPORÇÃO!
E já agora, renegoceiem as Parcerias Público-Privadas (PPP). De acordo com os contratos de Parceria Público-Privadas celebrados pelo o anterior Governo PS, a despesa a suportar pelo Estado vai disparar a partir de 2013! O Esforço necessário para o pagamento destas Parcerias, pode anular o esforço que vai ser dispendido pelos Portugueses.Suspensão de subsídios viola equidade fiscal
Fonte: dn.pt

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Parcerias Público Privadas podem inviabilizar todo o Esforço de Austeridade agora pedido aos Portugueses, sobretudo a partir de 2014, 2015 e 2016

Ao analisarmos o Relatório OE2012 - Situação Financeira das Administrações Públicas, chegamos ao gráfico da página 122 (Parcerias Público-Privadas) e ficamos perplexos e preocupados.

Será que vão valer a Pena todos os sacrifícios agora pedidos pelo Governo aos Portugueses?
Será que o Corte no Subsídio de Férias e no Subsídio de Natal dos Funciuonários Públicos vai resolver o desequilibrio das Finanças Públicas?

Resposta: No actual cenário de contratos estabelecidos no âmbito das Parcerias Público-Privadas, a resposta é PROVAVELMENTE NÃO!
Repare-se na súbida acentuada do encargo que o Estado Português vai ter que suportar com os contratos assumidos nas Parcerias Público Privadas, sobretudo a partir de 2013, 2014, 2015 e 2016!

Exige-se que os referidos contratos sejam anulados ou revistos com urgência e que os responsáveis que os celebraram respondam perante o País e perante a Justiça


Estimativa de Encargos Brutos Com as Actuais Parcerias Publico Privadas
(Milhões de Euros)


Fonte: Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (Incluído em Orçamento do Estado para 2012 - Relatório)

Pensões Vitalícias de Antigos Políticos Poupadas à Austeridade ( Corte de Susídio de Férias e de Natal ) vs Se Assim for, é Uma Vergonha Nacional!

Segundo notícia publicada hoje em "rr.sapo.pt", as Pensões Vitalícias de antigos políticos vão ser poupadas às Medidas de Austeridade.

Se assim for, estamos na presença de algo que é uma das maiores vergonhas nacionais de sempre!! Uma aberrante discriminção de direitos e obrigações dos cidadãos! Políticos e ex políticos têm direitos, mas também devem ter as mesmas obrigações que o comum dos cidadãos nacionais! O esforço que se exige é colectivo! Ninguém deve ficar de fora!
Se o Governo avançar com esta medida, está-se talvez a pôr a jeito para que haja violentas manifestações de indignação nas ruas e duvidamos que consigam cumprir o Mandato até ao fim!
Se foram eleitos pela maioria dos Portugueses, respeitam esses mesmos Portugueses que lhes deram umn voto de confiança! Sejam sensatos, inteligentes, coerentes e justos. Não testem a paciência do povo até ao limite!!
O esforço em prol da emergência nacional, deve atingir todos por igual.

Contém Reportagem Escrita e Áudio
Pensões vitalícias de antigos políticos poupadas à austeridade (Renascença)
Fonte: rr.sapo.pt

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Ministro das Finanças Vitor Gaspar em entrevista à RTP 1, conduzida pelo Jornalista Vitor Gonçlalves

Orçamento para 2012 - Entrevista conduzida pelo Jornalista Vitor Gonçalves ao Ministro das Finanças Vitor Gaspar, depois do anúncio das duras medidas de austeridade, como é corte dos subsídios de Férias e de Natal superiores a 1000 euros, para a Função Pública e para os Pensionistas ( Reformados ).

Relatamos o essencial do que retivemos da entrevista desta noite ao Ministro das Finanças Vitor Gaspar:
Jornalista Vítor Gonçalves (J): Para onde é que está a levar Portugal?

Ministro Vítor Gaspar (VG): Portugal viveu muito acima das suas possibilidades. Durante 15 anos a Dívida Pública e Privada cresceu mais do que devia. Há que encontrar de novo a credibilidade.

J - A procura dessa credibilidade é a catástrofe?

VG - Não. É o contrário!

J - Não nos vai acontecer o mesmo que à Grécia?

VG – Não! Só uma pequena minoria de Países tem insucesso com as ajudas. Cada País é único.

J - Mas a receita da Grécia é parecida com a de Portugal.

VG - O programa de Portugal é muito equilibrado.

J- A recessão de 2012 vai ser maior que o previsto com uma queda do PIB superior a 2%.

VG - A recessão será de 1, 9% do PIB em 2011 e de 2,8% em 2012.

Em primeiro lugar as perspectivas para Portugal deterioram-se e também a procura externa. Em segundo lugar o endurecimento dos custos de financiamento da economia Portuguesa também não ajudam.

Em terceiro lugar as medidas de consolidação orçamental (austeridade) provocam quebra no consumo interno

J – Será que vamos estar todos os meses a descobrir novos desvios? O Senhor Ministro ainda não tem uma visão global do problema?

VG - Isso depende dos dados disponíveis. Na realidade foi possível ver desvios maiores do que aqueles que o governo estimava em Julho.

J - poderá haver novos desvios que poderão levar a mais austeridade?

Será que em 2014 os portugueses vão ter de volta os subsídios férias e de Natal?

VG - Não podemos fazer promessas mas o corte é temporário e vai vigorar até 2013 que é o período de vigência do programa de ajustamento económico e financeiro.

J - Daqui por 4 anos poderão ser estes subsídios devolvidos aos portugueses?

VG – Estes cortes só podem existir em condições excepcionais. O programa termina em 2013.
O corte de remunerações por imperativo legal só pode ser transitório.

J – Porque é que o Governo só incidiu o Corte no subsídio de férias e de Natal sobre os funcionários públicos e os pensionistas?

M - Estas medidas não foram as únicas. Há um conjunto grande de medidas.

Quando olhamos para o grosso das medidas, todos são chamados a contribuir para este esforço de ajustamento.

As novas medidas de austeridade não vão incidem sobre o IRS porque é crucial para a credibilidade do programa que seja feita o esforço do lado da despesa e não da receita. Aumentar IRS iria desincentivar o trabalho.

J – Em relação ao sentido de justiça, como responde a um funcionário público e a um pensionista que recebe 600 euros?

VG  Se recebem menos de 600 euros não vão perder o subsídio de férias e de Natal, mas apenas 1 deles.

VG - O funcionário público tem mais segurança em termos de emprego (manutenção do posto de trabalho) e também daqui decorre uma maior rigidez no que toca à possibilidade de despedir. Havendo um maior vínculo e segurança, é natural que o esforço nas medidas de austeridade seja proporcional.

No sector privado vai haver flexibilidade de horários de trabalho, mais uma hora, o que acaba por equilibrar o esforço pedido aos portugueses.

J - Será que Governo tem preconceito pelos trabalhadores da administração publica?

VG - Não!

J – Os sindicatos julgaram estes cortes uma afronta!

VG - Eu julgo que a as medidas afectam todos e os sacrifícios são distribuídos de forma equitativa e Governo tem protegido os mais desfavorecidos.

J – O Governo vai fazer rescisões amigáveis na Administração Pública?

Teriam que sair 50 mil funcionários públicos?

VG – Depende, mas estamos a falar de números enormes. Cem mil funcionário não era um número descabido. Entre 50 a 100 mil funcionários são os números de que falamos aqui, já que esta redução de pessoal permitiria reduzir o equivalente aos cortes com o subsídio de férias e de Natal.

Para haver uma rescisão amigável, no imediato não compensava porque podia ser mais caro do que manter os funcionários no activo.

J - O 1º Ministro Pedro Passo Coelho em Campanha disse que não ia cortar subsídios de férias e de Natal.

VG - O Primeiro Ministro foi surpreendido com a necessidade destas medidas.

J - E o que tem a dizer sobre o Presidente da República, quando este afirma que em relação a estes cortes no subsídio de férias e de Natal, seria melhor aplicar um imposto extraordinário? Por exemplo, lançar uma taxa extraordinária mas em valor a dobrar?

VG – Não me cabe a mim comentar as afirmações do Senhor Presidente da República.

J – Em relação à Banca, o que vai fazer o Governo para dar mais liquidez à banca, isto é, para financiar a banca?

VG - O problema mais premente que economia enfrenta é a restrição ao crédito. Temos que falar com a troika e decidir.

Os nossos desafios são diferentes da Irlanda. Portugal não teve uma bolha imobiliária.

J – Admite que uma parte da dívida portuguesa terá que vir a ser negociada?

VG - Não. Em Junho Portugal assinou o compromisso de cumprir o programa estabelecido. É preciso cumprir com o acordo, de modo a ganhar confiança e credibilidade, facilitando assim o acesso aos mercados.

J – Manuela Ferreira Leite disse que era melhor renegociar o programa.

VG - Eu penso que temos ganhar margem de manobra pelos nossos resultados, de modo a ganhar mais credibilidade.

Conseguindo a margem de manobra e credibilidade, vamos ter acesso aos mercados mais cedo.

J - Como vamos voltar a crescer? No momento não se vê nada que permita fazer crescer economia.

VG - Não concordo consigo. O aumento de meia hora de trabalho diário no sector privado vai ajudar. Vai ter algum impacto, de algumas décimas, já em 2012.

J – Mas não é um impulso significativo.

VG - Mas em 2013 vai ter um impacto significativamente maior.

J - Que medidas vão dar esse impacto favorável à economia portuguesa?

VG - As privatizações vão permitir diversificar o financiamento e atrair o investimento.

J - A pressa do Estado em vender, não vai fazer baixar o preço das empresas privatizadas?

VG – Em empresas por exemplo como a REN vai ser um sucesso e melhora a imagem de Portugal.

J - Se as coisas correrem mal na Europa qual vais ser o plano b?

VG - Preferido pensar no plano A.

J - Dever ser melhor ter um plano b, atendendo ao que tem acontecido na Europa.

J - E consequências das greves para o País?

VG - Num momento importante temos que nos mobilizar todos. Fazer esse esforço todos juntos e dar o nosso melhor.

J - Portugueses interrogam-se como foi possível chegar aqui? O senhor acha q devia ser investigado como se chegou aqui a esta situação de crise profunda?

VG - Eu penso q nos devemos focalizar em resolver a crise e não querer que esta situação volte a acontecer outra vez.

J – Não respondeu à minha pergunta. Será que um organismo independente deveria investigar como chegamos até aqui?

VG - É muito importante a sua questão. Não tenho dúvidas que a questão que colocou vai ser respondida mas devemos estar mais preocupados com o futuro.

J - Será possível convocar os portugueses para o futuro quando não há luz ao fundo do túnel?

VG - Eu penso que há essa luz ao fundo do túnel . Tal como em outros momentos, Portugal vai ultrapassar problemas.