Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

População Portuguesa em 2100 poderá ser de "apenas" 6 Milhões de Habitantes

Evolução Demográfica em Portugal até ao ano de 2100
  • Será que Portugal vai perder 4 milhões de habitantes nos próximos 90 anos?
  • Será que em 2100 Portugal vai ter 6 milhões de habitantes, em vez do actual número que é de cerca de 10 milhões?
  • Será que estamos a assistir a um filme cujo título é "Portugal à Beira da Extinção"?
  • Será que um País com o passado histórico e glorioso como é o nosso, vai morrer aos poucos, ao ponto de em cerca de 90 anos, ver a sua população reduzir-se para perto de matade?
A ausência de um Plano Estratégico e sustentado de incentivo ao incremento da taxa da natalidade em Portugal, vai a médio, longo prazo conduzir a uma perda na população portugaguesa de 40%, o que corresponde a 4 milhões de habitantes, segundo dados avançados pela OCDE.
A diminuição do poder de compra dos Portugueses, associada à deterioração do nível de vida, leva a população a reflectir sobre a oportunidade de aumentar ou não o número de elementos do agregado familiar.
As população Portuguesa é cada vez mais inteligente a esse nível e se antigamente, não existia planeamento familiar e era comum famílias que viviam da agricultura terem 4, 5, 6 filhos e até mais, hoje as pessoas planeiam melhor os seus projectos de vida, o que inclui também um planemento ao nível do número de filhos do agregado familiar.
A crise económica, financeira e social actual, as dificuldades económicas, a deterioração da qaualidade de vida e a competição profissional, aliada ao stress e às exigências várias que caracterizam a sociedade moderna, levam a que cada vez mais pessoas optem por viver sós, numa total ausência de um projecto de vida que contemple a maternidade/paternidade.

Questões:
  • Para que um País exista e seja próspero, são necessárias pessoas que o habitem. Se em 2100 a População Portuguesa baixar dos actuais 10 milhões de habitantes, para 6 milhões, qual será o futuro da Nação Portuguesa?
  • Por esta alura (2100) onde estará a sustentabilidade da Segurança Social?
  • Será que os políticos cujo desempenho tem sido tão mau, terão a visão e a capacidade para pensar nestas questões estratégicas para o País?
  • No futuro próximo, será que vamos ter que importar habitantes da Ásia ou de África?
Catarina Teixeira
Enviar um comentário