Miguel Relvas, falando aos jornalistas, hoje, ao final da manhã, depois de se ter reunido com o Conselho Directivo da ANMP (Associação Nacional de Municípios Portugueses), na sede desta instituição, em Coimbra, afirmou - “O sacrifício que vai ser pedido às autarquias é o mesmo sacrifício que será pedido ao Estado central e ao Estado regional”,
Miguel Relvas, sublinhou ainda, “ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO, OS SACRIFÍCIOS QUE TÊM SIDO PEDIDOS AOS PORTUGUESES TÊM SIDO MUITO GRANDES AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS” E AGORA “A AUSTERIDADE, A REDUÇÃO QUE VAI SER FEITA NO ESTADO CENTRAL SERÁ A MESMA QUE VAI SER FEITA NO ESTADO REGIONAL E NO ESTADO LOCAL”.
Pois é senhor ministro, é muito bom saber dizer aquilo que, os Portugueses distraídos, gostam de ouvir!!!!! Mas, sabe, cada vez mais, os Portugueses, andam MENOS distraídos! Mas, pegando mas suas palavras, que tal COMEÇAR, o Sr. e os seus colegas de governo, por dar o exemplo?
Então acha normal, EM TEMPOS DE CRISE, onde os cortes nos Benefícios, nos Rendimentos e na Qualidade de Vida de MILHÕES DE PORTUGUESES, é uma REALIDADE, onde os cortes na SAUDE, na EDUCAÇÂO, na SEGURANÇA e na JUSTIÇA, são cada vez maiores, que membros do Governo recebam SUBSÍDIOS DE ALOJAMENTO?
Então acha normal que, alguns desses membros do Governo, recebam um Valor De 1150 € Mensais, isto apesar de serem proprietários de uma casa na região da grande Lisboa?
Como é possível que, quando contactados pela comunicação social, estes Srs., ou os seus gabinetes (nem sempre se tem cara para enfrentar a Vergonha das situações!!), remetam para pareceres da Procuradoria Geral da Republica?
Ou então, justifiquem com o facto de estar «contemplado e justificado»: «Não é só de alojamento. O que está em causa é uma compensação pelas despesas que têm a ver com a deslocação para Lisboa».!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Com a Deslocação????????? Então Acham que na presente SITUAÇÃO (Gravissíma) do País, É DIGNO FALAR EM COMPENSAÇÃO DE ALOJAMENTO OU DESLOCAÇÃO??????
É uma verdade que, esta situação, está contemplada na lei (decreto de 1980, assinado pelo então primeiro-ministro, Francisco Sá Carneiro, e pelo ministro das Finanças, Cavaco Silva - o subsídio é atribuído em função da residência permanente), no entanto, perante a actual conjuntura do País, é completamente IMORAL e VERGONHOSO que pessoas, Auferindo vencimentos muito superiores ao vencimento médio nacional (no mínimo 4 a 5 vezes), ainda lhe vejam ser atribuído um subsidio mensal de 1150 €!!!! E Acharem Normal!!!!!!
Estes Srs. não conseguem viver com os seus Ordenados???? Então e os Milhares, ou Milhões de Portugueses, com Vencimentos muito inferiores, aos auferidos por estes Srs., e que têm que se deslocar, diariamente, para o seu local de trabalho, NÃO Teriam o mesmo DIREITO A ESSE DITO SUBSIDIO? Será que o TRABALHO, desses trabalhadores, é menos DIGNO e mais PREJUDICIAL ao País?
E todos os cortes / congelamentos no rendimento mensal de milhares ou milhões de Portugueses??? Muitos deles responsáveis por situações verdadeiramente Catastróficas!!!!!! Serão mais Justos do que retirar esses ditos subsídios a esses ditos Srs.?
E os aumentos desenfreados de Impostos? Que, não tendo em conta a situação pessoal de cada família, coloca, mais uma vez, milhões de Portugueses à Beira ou mesmo na Miséria??? E ESTES SENHORES ARGUMENTAM COM O FACTO DE ESTAR CONTEMPLADO NA LEI??????
Então e todos os DIREITOS consagrados na Constituição Republica Portuguesa???? Nada Valem??? Ou não abrangem o Português comum (pelos vistos, a maioria dos Portugueses)?
Pois é, é triste concluir que, enquanto na oposição criticavam, ao chegarem ao poder, apenas alterou o símbolo do partido que governa!!! É triste constatar que, a classe politica, vigente em Portugal, está PODRE, recheada de pessoas INDIGNAS, IMORAIS DESONESTAS e ANTIPATRIOTAS!!!!
Começamos a acreditar que terá que ser MESMO O POVO a exigir a dissolução de todas as instancias desta democracia PUTREFACTA (seja de que forma for), promovendo a construção de novas instancias, compostas de Gente Digna, Honesta e Patriota. Acreditamos que ainda haverá Portugueses com estas características.
O Povo Português está a ficar Farto desta Podridão de valores e destes ROUBOS descarados e Vergonhosos. Um destes dias SAI à rua e depois veremos no que dá!!! Coisa boa, com toda a certeza, não será!!! Mas, pelos vistos, os políticos deste pequeno Pais, por todas as asneiras que têm feito, nos últimos 25 anos, assim o desejam!!!!
Citando Booker Washington - “A raça humana não pode prosperar enquanto não aprender que há tanta dignidade em cultivar campos quanto em escrever um poema”.
Cintando ainda George B. Courtelyou – “O maior património de uma nação é o espírito de luta de seu povo e a maior ameaça para uma nação é a desagregação desse espírito”.
O Povo Português, como Povo Pacato e Ordeiro, aguentará até ao seu Limite! Já provou, em Tempos Idos, o seu espírito de luta! Gostaríamos de acreditar que, o espírito de luta de outros tempos, não fosse necessário. A Ser, Que seja o mais Rápido Possível!! Só Assim de poderá ter Esperança no futuro de Portugal e das gerações Vindouras (nossos Filhos, Netos, … ).
José António Vilaverde
4 comentários:
Tanto alarido por causa desses mil euros mensais para meia dúzia de políticos parece-me exagerado. É verdade que o Governo está a aumentar muito os impostos e a dificultar muito a vida de todos os portugueses, mas também é verdade que durante anos os governos pilharam todos os dias os estado português e ninguém fez nada nem disse nada, até chegaram a dar força (2º mandato de José Sócrates). O povo é muito influenciado pela comunicação social e puxa para onde está virado. A classe política em Portugal (tal como no resto do Mundo) é podre, mas o povo revoltar-se, acabar com a actual e ir para lá uma igual ou pior (como aconteceu na queda da Monarquia, ou no 25 de Abril de 1974) é vira o disco e toca o mesmo.
Para isto mudar é preciso que haja uma mudança de mentalidade e não falo no país, falo ao nível Mundial porque cada vez faz menos sentidos falar em países.
Estamos todos a passar por esta grande crise, crise devida exclusivamente aos nossos erros no passado, ao menos que sirva de lição e que as mentalidades mudem e que as pessoas abram os olhos. é claro que a menos que algo de muito extraordinário aconteça, a mentalidade não vai mudar de um momento para o outro, serão precisos muitos anos.
Quanto ao actual governo mantenho a minha confiança. Os sacrifícios pelos quais estamos a passar são necessários para corrigir os erros do passado e acabam por ser um castigo pelos mesmos (embora os verdadeiros culpados passem incólumes e quem está a sofrer mais é quem tem menos culpa). No entanto não basta cortar na despesa e aumentar impostos, é preciso por a economia a funcionar e por o país a produzir porque é impossível viver-mos de importações.
Se o povo tiver de sair à rua, sairá, mas a seu tempo e, caso venha a acontecer, que haja um líder (entenda-se alguém de enorme mais-valia como Marques de Pombal ou Salazar) capaz de guiar a nação.
Especialista em Anomalias Genéticas afirma que portugueses, filhos de pais portugueses e netos de avós portugueses são o povo com mais potencialidades e geneticamente mais desenvolvidos.
Depois disto tenho pena que Portugal seja governado por políticos de segunda e apenas seja-mos dos melhores no mundo no futebol. Há que haver mais investimento na educação e cultura porque temos todas as potencialidades.
Caro pianista de almada, não está em causa mais ou menos Mil Euros Mensais, para meia dúzia de políticos (embora perfaçam mais alguns milhares de euros, na despesa mensal).
Está em causa sim, a Moralidade das ATITUDES. Como querem que os sacrifícios exigidos sejam bem aceites, quando não conseguem abdicar de um subsidio que, embora legal, é, de todo, Ridículo e Injusto, Principalmente na actual conjuntura do País!
As grandes decisões ganham moral quando são seguidas de pequenos grande Exemplos. Infelizmente, embora o THEBESTS, desde a tomada de posse deste novo Governo, tenha depositado toda a confiança nas pessoas escolhidas pelo 1º ministro, tem obrigação, em coerência com a sua linha editorial, de denunciar e comentar todas as situações que lhe pareçam Absurdas, Injustas e Despropositadas para com os sacrifícios PEDIDOS e IMPOSTOS a todo o povo Português.
Concordamos plenamente quando diz que, os sucessivos governos e, acima de tudo, estes últimos 2 (des) Governos Sócrates, pilharam, todos os dias, o País e o Povo Português. Também é uma verdade que todos nós deixámos isso acontecer, sem nada termos feito para o tentar evitar. No entanto, isso não dá direito, a estes senhores, de contornarem a lei de modo a puderem usufruir de qualquer tipo beneficio, por mais legal que ele seja (Muito menos quando têm residência própria em Lisboa, embora não esteja declarada como residência permanente).
Ganha-se a confiança de um Povo desconfiado, Começando por demonstrar que se é Diferente de todos os outros responsáveis por essa mesma desconfiança. Com Atitudes destas, Apenas se demonstra que a diferença é NULA.
Caro Teixeira Pina; tem toda a razão.
Enviar um comentário