Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Incêndios 2017 - Onde está a CULPA???

Após as tragédias, dramáticas e vergonhosas, que assolaram o Portugal mais profundo, principalmente o meio Rural, há que seguir em frente e tudo fazer para que o levantar das cinzas nos torne mais fortes e solidários!
 Mas, para que esse levantar seja Real e Efetivo, todas as Mortes ocorridas nos incêndios deste fatídico Ano, não podem ter sido em Vão! Não podemos, simplesmente, levantarmo-nos, continuarmos em frente e esquecer quem a vida perdeu, em condições completamente trágicas e, com toda a certeza, muito sofredoras. Só de Formos Vergonhosamente COBARDES (ainda mais do que temos sido, por toda a nossa passividade, perante os Crimes Hediondos que têm sido cometidos nos últimos 30 anos, contra todo o povo Português) é que poderemos PERMITIR que as RESPONSABILIDADES das Mortes, destes nossos concidadãos (mais velhos e mesmo crianças de tenríssima idade), não sejam, realmente, Apuradas!!! Não temos esse Direito!! As memórias dos que, tão tragicamente, partiram assim o impõem!!!
Há que exigir às autoridades judiciais, pagas por todos nós, a criação de uma Investigação profunda e Rigorosa (queremos acreditar que já começou!!), de forma a apurar as Responsabilidades, Politicas, Sociais e, acima de tudo, Criminais, que levaram a esta tragédia!!!!  Olhe-se para o artigo do jornal “El Mundo” – “¿Quién gana dinero cuando arde Portugal?”! Ou este outro da “Revista Visão” – “Cartéis, esquemas e estado dos helicópteros. Os "negócios do fogo”!
Será que, até os outros Países conseguem ver aquilo que, cá dentro, ninguém quer ver?
Se as pessoas à frente das autoridades Judiciais, que deverão ser Completamente Independentes e Imparciais, não conseguirem levar a cabo essa Árdua Tarefa, mas absolutamente necessária, deverão ter a Coragem e a Hombridade de o admitir e saírem de cena, dando lugar a pessoas que, realmente, demonstrem ter essa Coragem, Competência, Imparcialidade e Capacidade!!!
Nada pode Ficar como Dantes”!!! Palavras do Sr. 1º Ministro, com as quais nos identificamos completamente, no entanto, o Sr. 1º Ministro, como chefe do estado e do governo atual, não pode, com esta simples frase, abster-se daquelas que são as suas responsabilidades! Terá, sem margem para duvidas, que assumir as suas responsabilidades, sejam elas quais forem!
No entanto, este é um governo que tomou posse há menos de 2 anos e, sem lhe tiráramos, minimamente, as devidas responsabilidades, haverá outros que, antes deste, lá estiveram e são, no mínimo, igualmente culpados!
O principal partido da oposição, por exemplo! O que tem feito pela floresta nos diferentes governos que participou? Principalmente no último governo constitucional em que, conjuntamente com o cds-pp, detinha maioria absoluta no parlamento! Alguma coisa? Que se saiba, 1 pinheiro bravo demora, no mínimo, 20 anos a transformar-se numa árvore adulta; 1 eucalipto demora +/- 10 anos a tornar-se uma árvore adulta. Quem pelo Pais tem viajado, nestes últimos anos, com toda a certeza reparou que as arvores e matas, em cima de estradas e casas, que resistiram aos incêndios que todos os anos assolam Portugal, e que este ano estiveram na origem da maior tragédia de que há memoria (pelo menos da nossa), eram arvores adultas, com muito mais do que 2 anos (mais do que o tempo que este governo tem de vida) e, acima de tudo, na sua maioria Eucaliptos. Além disso, o estado de falta de limpeza em que as ditas matas se encontravam, não deixam dúvidas a ninguém que é algo que se tem prolongado de há largos anos a esta parte e nunca, apenas, nestes 2 últimos anos!
Não obstante, e porque nos Enoja a facilidade com que, quando alguma desgraça acontece, alguns desses agentezecos políticos conseguem “sacudir a agua do capote”, Questionamos?
Com que descaramento, alguém que é responsável por uma das mais polemicas leis dos últimos anos - “Lei do Eucalipto”, de 19 de Julho de 2013, não assume a sua cota parte de responsabilidade na tragédia que aconteceu?
A ministra da pasta da Agricultura do anterior governo e atual líder do cds-pp, assunção cristas, aprova uma lei de liberalização total do cultivo do eucalipto, numa altura em que Portugal já detinha a maior mancha de Eucaliptos da Europa que, segundo especialistas, além de trazerem um muito maior risco de propagação dos Incêndios Florestais,  agravavam o despovoamento do interior do Pais (Será que a serem tão proveitosos, tão bons e sem nenhum risco, só Portugal é que era inteligente para os cultivar em grande escala????),  e vem agora dizer que a culpa está toda neste governo e que ela deixou de ter qualquer tipo de responsabilidade???
Essa sra., ao promulgar esta lei, das duas, uma, ou não tinha a mínima perceção do que é uma gestão floresta sustentável e / ou risco de incêndio florestal, logo não passou de uma Incompetente sem a mínima capacidade para ter ocupado o cargo que ocupou, ou então, ao aprovar essa polémica lei, contra todas as opiniões de especialistas (individuais e instituições), apenas pensou nos interesses da indústria ligada ao sector da floresta e do fogo, esquecendo, completamente, quem, no cargo que ocupava na altura, representava – o Povo Português! Talvez, daqui a algum tempo, também sobre ela, e outros, surjam gravações telefónicas ou movimentos financeiros suspeitos e suscetíveis de merecerem uma verdadeira e séria Investigação! Quem sabe???
Mas não só o governo anterior tem, no mínimo, igual responsabilidade na tragédia deste fatídico verão. Também sabemos, como todos, que antes do anterior governo, esteve, durante 6 anos, um outro governo da mesma cor politica do atual, no entanto, também é do conhecimento geral de todos que o maior rosto desse governo de 6 anos, e mais alguns dos seus compinchas, estão, neste mesmo instante, a braços com justiça, num processo que, ao THEBESTS não apanhou de surpresa e apenas confirmou aquilo que foram as muitas publicações que fizemos acerca da governação Sócrates. Relembramos algumas:
NO entanto, com tantos crimes que, segundo a acusação, cometeram, e por todas as artimanhas e malabarismos criados, será natural entender que alguma coisa teria que ficar esquecida e, pelos vistos, também foi a floresta! Também eles terão a sua cota parte de responsabilidade em toda a tragédia ocorrida nos incêndios deste verão.
Todos os escândalos políticos dos últimos 20 anos, conjuntamente com esta ultima tragédia que tantas vidas ceifou, deve envergonhar todos os portugueses (honestos), mas também deverá obrigá-los a pensar na classe politica que têm e na que, realmente, querem para o futuro. E como, pelos vistos, segundo noticia publicada hoje nos diferentes meios de comunicação social, a desonestidade parece ser geracional e não só partidária, ““Operação Marquês toca Governo de Passos.”, possivelmente e uma vez que, a Desonestidade, a Incompetência e a Canalhice, parece ter tomado posse da maior parte dos partidos políticos, principalmente os chamados partidos do arco de (des)governação, estar-nos-emos a aproximar do fim de um ciclo. Se for para melhor, que assim seja

JMP

Enviar um comentário