Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Governação de José Sócrates vs Evolução da Dívida Pública Portuguesa em % do PIB Desde 1850 até 2010

Evolução da Dívida Pública Portuguesa em % do PIB desde o ano de 1850 até ao ano de 2010

Mais do que as palavras, os discursos e as promessas, o que nunca engana são os factos e os números, se forem os correctos, claro.
Sejamos pragmáticos e inteligentes e debruçemo-nos um pouco sobre os dados históricos relativos aos Governos da 3ª Repúlica (Governos a partir de 25 de Abril de 1974) e de uma forma sensata, imparcial e inteligente, retiremos as nossas conclusões.
É importante observar que se no ano de 2005 a Dívida Pública Portuguesa rondava os 60% do PIB, mas em 2010, portanto num espaço de 5, 6 anos, o valor da Dívida Pública Portuguesa em % do PIB dispara para um valor que ronda os 100%.

Evolução da Dívida Pública em Portugal em percentagem do PIB
  1. A Dívida Pública é o nosso "cancro"!
  2. A Dívida Pública galopante e excessiva, está na base de todos os nossos problemas (grave crise económica, financeira e social).
  3. Detenhamo-nos então um pouco no estudo da evolução deste indicador (Dívida Pública), ao longo da III República.
Debrucemo-nos então um pouco sobre a análise da Evolução deste importante indicador que é a "Dívida Pública Portuguesa". Para tal, vamos observar o Gráfico de Evolução da Dívida Pública Portuguesa em percentagem ( % ) do Produto Interno Bruto (PIB), desde 1850 até à actualidade (até 2010 porque 2011 ainda não terminou).
Evolução da Dívida Pública Portuguesa desde 1850 até 2010
Dívida Pública em percentagem do PIB 1850-2011
Dívida Pública em percentagem do PIB 1850-2011 - Gráfico parte do livro “Portugal na Hora da Verdade”, de Álvaro Santos Pereira
Fonte: aventar.eu

Dívida das Empresas Públicas Portuguesas em % do PIB (PPP não incluídas)Dívidas das empresas públicas em percentagem do PIB
Dívida Pública em percentagem do PIB 1850-2011 - Gráfico parte do livro “Portugal na Hora da Verdade”, de Álvaro Santos Pereira
Fonte: aventar.eu

Se nos focalizarmos na Dívida Pública Portuguesas em % do PIB entre o ano de 1995 e 2010, é de sublinhar que  a subida acentuada deste indicador, verifica-se sobretudo a partir do ano de 2005! Adivinha-se o porquê, certo?

Tanto a Dívida Pública Portuguesa, tal como a Dívida das Empresas Públicas Portuguesas, ambas dispararam a partir do ano de 2005, altura em que José Sócrates iniciou a sua Governação.
No ano de 2005 a Dívida Pública rondava os 60% do PIB, mas em 2010, portanto num espaço de 5, 6 anos, o valor da Dívida Pública Portuguesa em % do PIB dispara para um valor que ronda os 100%.
Perante os factos, cabe-nos a nós cidadãos deste Maravilhoso mas "doente" Portugal, abstrairmo-nos dos discursos e palavras bonitas proferidas com muito charme e gestos ensaiados e, com inteligência e sensatez, olhando à frieza dos números, tirarmos as nossas conclusões!
Filipa Bragança