Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Tribunal Constitucional considera Inconstitucional a Suspensão da Avaliação de Professores

O Tribunal Constitucional declarou hoje que a Suspensão da Avaliação de Professores é Inconstitucional.

O Presidente da República requereu no dia 7 de abril ao Tribunal Constitucional a fiscalização da legalidade e constitucionalidade do Decreto nº 84/2011 da Assembleia da República que, por unanimidade de todos os Partido Políticos da Oposição, aprovou a "Suspensão do actual modelo de avaliação de desempenho dos docentes e a revogação do Decreto Regulamentar n.º2/2010, de 23 de junho".

De acordo com a decisão do Tribunal Constitucional, a Assembleia da República não tem poderes para revogar um Decreto do Governo, pelo que, o Modelo de Avaliação de Professores previsto no Decreto Regulamentar n.º2/2010, de 23 de junho, ainda se encontra em vigor.

José Luís Magalhães

FMI Pode vir a ser o Único da Troika a Participar na Ajuda Externa a Portugal

FMI pode vir a ter que Resgatar Portugal sem a Ajuda da União Europeia (Banco Central Europeu e Comissão Europeia).

Provavelmente, se a Finlândia não aprovar a ajuda Externa da União Europeia a Portugal, a Troika de negociadores desfaz-se e vamos ter uma negociação apenas a dois, entre Portugal e FMI.
Recordamos que para poder haver ajuda externa da Europa a Portugal (BCE e Comissão Europeia), terá que haver uma aprovação por parte de todos os Países da Zona Euro (€ Group). Se a Finlândia não aprovar, FMI fica sózinho no resgate a Portugal.

Fonte: jornaldenegocios.pt
José Luís Magalhães

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Carlos Costa: Políticos e gestores públicos devem ser responsabilizados


Em noticia publicada hoje,  28 de Abril, no Jornal de Negócios Carlos Costa, Governador do Banco de Portugal considera "crucial que os decisores de política e os gestores públicos prestem contas e sejam responsabilizados" pelo uso dos recursos públicos.
Carlos Costa defendeu um conjunto de princípios fundamentais que se observam em países que foram bem sucedidos em matéria de consolidação e disciplina orçamental. Um deles é o princípio da responsabilização. Os outros são a estabilidade e a transparência.
Ora ai está alguém que, pelos vistos, não depende da classe politica para manter o lugar ou dependendo, não se vende por um lugar ao sol. Parabéns do The Bests2010 pela coragem demonstrada.

Programa Eleitoral de josé sócrates 2011-2015


No passado dia 27 de corrente mês,  os elementos que se encontram à frente do Partido Socialista (porque acreditamos não serem estes os VERDADEIROS SOCIALISTAS e muito menos, as ideias que estes indivíduos defendem,  os VERDADEIROS IDEAIS DO SOCIALISMO democrático), na voz do seu líder, "eng." josé sócrates, apresentaram o seu programa eleitoral para as legislativas do próximo dia 5 de Junho.
É com estupefacção  total que se assiste à acção destes indivíduos, desprovidos de qualquer tipo de escrúpulos, que continuam a viver num mundo de ilusão e a julgar a totalidade do povo Português como Burros e Analfabetos. Estes senhores, políticos da treta, em detrimento de se esforçarem para se mostrarem minimamente à altura das exigências das circunstâncias, continuam a brincar às politiquices. A gozar com o Zé Povinho.
O nosso país está bem servido de regabofes políticos - mas carece de verdadeiros Patriotas e Estadistas cujo sentido de dever e de acção patriótica esteja acima de qualquer outro interesse individual ou Partidário. Este programa eleitoral (do PS) só o confirma.
Com efeito, ouvindo, ontem, o discurso de apresentação do programa eleitoral, pela voz de josé sócrates, verifica-se que se mantém tudo como dantes – o Mesmo Tom, o Mesmo Estilo, a Mesma Conversa e a mesma táctica de Fuga às Responsabilidades que detém na actual crise do País.
Sem duvida, teremos que reconhecer que, josé sócrates, é um ardiloso político, com um faro fora do comum (pena que não seja para o bem e acima de tudo em prol do País), apresentando uma enorme facilidade para adaptar o seu discurso ao politicamente mais conveniente e que lhe possa ser mais favorável em cada momento.
 Mas, para tudo na vida, há limites. Como é que é possível que o candidato do Partido Socialista, primeiro-ministro nos últimos 6 anos e, sem duvida, o principal ROSTO DE CULPA da actual situação, catastrófica, do País, só se lembre de repetir o que prometeu (e nunca cumpriu) em eleições anteriores?  Veja-se:
  • APOSTA NA EDUCAÇÃO???
o    Então não era este sr. que, em 2005, tinha como uma das bandeira de campanha,  a Educação?
§  Plano Tecnológico - informatizar as escolas;
§  Alargar as competências dos alunos em matérias relacionadas com a sociedade de informação;
§  Alargar o ensino do inglês nos níveis primários de ensino, …;
o    Então não foi este sr. que, em 2009, apresentou como grande trunfo os progressos (reais ou fictícios) na educação e prometeu reforçar a aposta na mesma?
o    Passados estes anos (6), é com tristeza que constatamos que o Pais está bem pior, com uma Educação de Facilitismo, onde  a única coisa que interessa são os números e as estatísticas para a Europa, mesmo que MENTIROSAS;
o    Nestes últimos 6 anos, este senhor, promoveu e apadrinhou uma autentica guerra a tudo o que representava a educação em Portugal, destruindo tudo o que de bom se tinha feito até então.
o    Anos volvidos, o país está pior, com o FMI a evitar a BANCARROTA. Mas este sr. (josé Sócrates) continua prometendo um reforço na educação!
  • APOSTA NA TECNOLOGIA E NA INVESTIGAÇÃO???
o    Tudo aquilo que prometeu em 2005 e repetiu em 2009, foi totalmente esquecido após as vitorias eleitorais tendo, inclusive, o Ensino Superior, peça fundamental no progresso do qualquer país, diminuído de qualidade, com a atribuição de diplomas a “la garder”, transformando Portugal num pais de diplomados no desemprego;
o    Colocou o Ensino Superior sob a maior ameaça de sempre estando a Universidade de Lisboa em risco de não dispor de verbas para assegurar o seu regular funcionamento (Existe a hipótese real de não ter dinheiro para pagar a funcionários);
o    Mais uma vez, as promessas dos programas eleitorais (Aposta na inovação e no conhecimento), ficaram na gaveta e o que se seguiu foi o estrangulamento do ensino superior. Como é possível acreditar que agora será diferente?
  • REABILITAÇÃO URBANA?
o     Esta é, sem duvida, a grande Promessa da vida politica de josé Sócrates, desde os seus tempos de ministro do ambiente, passando pelos programas eleitorais do PS. Ao fim de seis anos no poder, QUE OBRA DEIXA NO AMBIENTE? NA QUALIFICAÇÃO DAS CIDADES? NA REVALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO? Se alguém tiver conhecimento de algo que o diga pois, acreditamos que, a grande maioria das pessoas, não consiga vislumbrar qualquer tipo de obra deixada, ao longo destes anos e neste âmbito, por este sr. (josé sócrates). No entanto, lá se lembrou de cantar a mesma música. Tentando, mais uma vez, enganar os mais distraídos;
  •       INSERÇÃO DOS JOVENS NA VIDA ACTIVA?
o    Só de forem os jovens (e menos jovens) seus familiares ou amigos (tipo o primo, o amigo vara, o amigo rui pedro soares, o administrador dos CTT (que apresentou um curriculum deturpado porque julgou que, com o numero de disciplinas realizadas numa frequência de um qualquer curso, lhe daria, pelo menos, para uma licenciatura de Bolonha) e muitos outros casos conhecidos e vergonhosos;
o    Se houve sector, na sociedade Portuguesa, afectada pela governação destes últimos 6 anos foi, sem duvida, A JUVENTUDE, que irá pagar a incompetência, os desvarios, o tempo perdido e a irresponsabilidade destes sr. e dos seus acólitos.
o    E o que faz o reles sr. josé Sócrates? Tem a pouca vergonha de prometer aquilo que destruiu em seis anos:
§  A esperança e a confiança no futuro da juventude portuguesa, comprometendo gravemente, não só o futuro da juventude actual mas também das gerações vindouras. E tudo pela FALTA DE HONESTIDADE, VISÃO E SENTIDO PATRIÓTICO.
Realmente não restaram qualquer tipo de dúvidas, de que este sr. (josé sócrates), NUNCA  terá condições para ser um grande estadista. Existe todo um conjunto de valores, que fazem parte da formação de base, adquirida desde o nascimento, que este sr. não teve, não tem nem nunca terá.
Para ser um Patriota e um grande Estadista é necessário colocar os interesses do País à frente de qualquer interesse mesquinho, individual ou colectivo, pessoal ou partidário.  Valores e Sentimentos que este sr. NUNCA conseguirá adquirir.

Realmente, os Slogans Utilizados nos últimos 3 programas eleitorais deste senhor deixam muito que pensar :
Esperemos, para bem DO POVO, que todos aqueles Portugueses distraídos se apercebam da real situação em que o País se encontra e lutem com Bravura e sentimento Patriótico, castigando, de forma severa (Através da maior derrota de sempre nas legislativas), os Verdadeiros Responsáveis por esta situação calamitosa em que se encontra o NOSSO PORTUGAL (josé sócrates e a sua gentinha).
 José António Vilaverde

Final de Liga Europa vai ser FC Porto contra Benfica ou SC. Braga

Noite de Sonho do Futebol Portugês que fica para a História!
Momento Histórico do Futebol português vivido em Directo na noite de hoje!
Sonho de uma final Portuguesa na Liga Europa está muito próximo!

Final da Liga Europa no dia 18 de Maio em Dublin, vai ser entre Equipas Portuguesas.

Terminou há pouco a 1ª Mão da Meia Final da Liga Europa, com os seguintes Resultados:
- Benfica 2 - 1 SC. Braga
- FC Porto 5 - 1 Villarreal

FC Porto venceu esta noite claramente o Villarreal por cinco a um. Com este resultado, tudo indica que no Jogo da 2ª Mão da Liga Europa no terreno do Villarreal, o FC Porto vai ser o Clube apurado para a Final da competição.

Entre Benfica e Braga, o Benfica bateu o Braga na Luz por uma bola a zero, ficando tudo em aberto para o Jogo da Segunda mão que terá lugar no Estádio do Braga.
SC. Braga ao marcar um golo no Estádio da Luz, vai obrigar o Benfica a jogar de início com muitas cautelas, para garantir a passagem à Final da Liga Europa.
Dublin já sente a chama do Dragão (SAPO)
Foto: desporto.sapo.pt
Miguel Ângelo

Ensaio do Casamento Real de Wiliam e Kate Middleton no dia 29 de Abril de 2011 na Abadia de Westminster?

Casamento Real de Wiliam e Kate Middleton irá realizar-se amanhã na Abadia de Westminster. 
Publicamos o Vídeo em que supostamente é apresentado o ensaio do  Casamento Real de Wiliam e Kate Middleton que se irá realizar amanhã na Abadia de Westminster. 
Será que amanhã, dia 29 de Abril de 2011, o Casamento Real Britânico de Wiliam e  Kate Middleton na Abadia de Westminster irá passar-se assim?.

Real marriage of Wiliam and Kate Middleton.
Miniatura
Duarte Guimarães

Palavras de José Mourinho: Às vezes o Futebol Dá-me Asco!

Na sequência do Jogo de Futebol da Meia Final da Liga dos Campeões, realizado na noite de ontem entre Real de Madrid x Barcelona, em que o Jogador Luso Brasileiro  do Real de Madrid Pepe, foi expulso com Cartão Vermelho, aparentemente por erro do Árbitro Alemão Stark, José Mourinho terá proferido a seguinte declaração: "Às vezes o Futebol dá-me asco"!
Fonte: relvado.aeiou.pt

Questões
- A nosso ver, por muito má que tenha sido a actuação do árbitro Stark, questionamos se será justo que José Mourinho tenha proferido tal afirmação?
- Afinal José Mourinho, não deve ele próprio muito ao Mundo do Futebol?
- De onde vem a Fama, Fortuna e Glória de José Mourinho? Não vem precisamente desse Mundo do Futebol que, como diz, às vezes lhe dá asco?
Filipa Bragança

Equipas Portuguesas do Benfica, SC. Braga e FC Porto jogam hoje Primeira Mão da Meia Final da Liga Europa

Presença inédita de três Equipas Portuguesas, Benfica, SP. Braga e FC Porto na Meia Final da Liga Europa, juntamente com a Equipa Espanhola do Villarreal.

Feito histórico do Futebol Português. Pela primeira vez, três clubes Portugueses vão estar presentes nas Meias-Finais de uma Competição Europeia, neste caso a Liga Europa. Deste modo, pelo menos uma Equipa Portuguesa, Benfica, SP. Braga ou FC Porto, garante a presença na Final da Liga Europa que terá lugar no Dublin Arena, na República da Irlanda, a 18 de Maio.

Horário dos Jogos na noite de hoje:
Benfica x SP. Braga - 20h05 no Estádio da Luz
FC Porto Villarreal - 20h05 no Estádio do Dragão

Fonte: record.xl.pt

Pacote de contrapartidas exigido pela Troika a troco do empréstimo externo a Portugal será apresentado na próxima semana ao Governo

Destacamos notícia avançada hoje no Site do Diário de Negócios. 
FMI, Banco Central Europeu e Comissão Europeia (Troika) quer que empréstimo a Portugal chegue em Junho. A Intenção é que a primeira tranche do empréstimo chegue em Junho, altura em que Portugal terá que pagar oito mil milhões de euros de dívida.

Transcrevemos excerto da notícia publicada em jornaldenegocios.pt:

De acordo com essa fonte, a proposta de memorando de entendimento será apresentada pela “troika” no início da próxima semana – ao Governo, mas também aos principais partidos da oposição, em particular ao PSD, que possivelmente ficará directamente envolvido na implementação das condições que serão atreladas ao empréstimo, na sequência das eleições de 5 de Junho.

Este calendário permitirá que o empréstimo – provavelmente em torno de 80 mil milhões de euros – seja avaliado e aprovado pelos ministros das Finanças europeus na reunião de 17 de Maio.
Catarina Teixeira

Quais vão ser as Medida de Austeridade Impostas pela Troika (FMI, BCE e Comissão Europeia) a Portugal

Segundo notícia avançada pelo site do Jornal de Negócios, podemos prever já algumas das medidas que fazem parte da receita que consta do pacote de medidas de austeridade  da Troika para Portugal.

Transcrevemos excerto na notícia avançada pelo Jornal de Negócios sobre o Pacote de Medidas de Austeridade previstas, com o respectivo Plano de Cortes da Troika para Portugal:

"À semelhança do que aconteceu na Grécia e na Irlanda, o FMI, a Comissão Europeia e o BCE deverão impor a Portugal mais cortes nos salários da Função Pública e nas pensões e um aumento de impostos, de acordo com a imprensa de hoje.

O Plano de Ajuda a Portugal está no centro das atenções da imprensa nacional. O “Correio da Manhã” noticia que a “troika” já referiu, em várias reuniões, mais cortes nos salários da Função Pública por um período de cinco anos, ou seja, até 2016.


Se esta medida avançar, os funcionários do Estado que ganham mais de 1.500 euros por mês vão sair ainda mais penalizados, uma vez que em Janeiro deste ano já lhes foi aplicado um corte salarial médio de 5%, que durará até 2013. Nas suas anteriores intervenções (Grécia e Irlanda), o FMI começou por cortar precisamente nos salários dos funcionários públicos pois é uma medida que permite obter resultados rápidos.

Já o “Diário de Notícias” dá como certo o aumento do IVA, o corte nas pensões e a flexibilização dos despedimentos – algo a que o próprio José Sócrates abriu caminho na concertação social. O "DN" diz ainda que se pode pôr fim às restrições no acesso às profissões o que, a confirmar-se em Portugal, poderá implicar a proibição de exames de acesso às ordens.

Em relação ao Prazo de Redução do déficit, ainda segundo o Jornal de Negócios, o prazo de redução do défice para 3% pode ser adiado um ou dois anos.
Fonte: jornaldenegocios.pt
Catarina Teixiera

Desacordo na Troika Atrasa Plano de Ajuda Externa a Portugal

Segundo notícia avançada na manhã de hoje no Site do Jornal de Negócios, "FMI e a União Europeia ainda não chegaram a acordo sobre o tempo que vão dar a Portugal para reduzir o défice público e aplicar as medidas estruturais.
As equipas técnicas do FMI, BCE e Comissão Europeia (CE) estão sob grande pressão para chegarem a um entendimento sobre o programa para Portugal. Um dos pontos de desacordo dentro da "troika" é a duração do plano português, designadamente no que diz respeito à redução do défice público e à aplicação das medidas."
Catarina Teixeira

Deco Alerta que os Portugueses Não Têm Consciência Sobre a Gravidade da Situação Provocada Pela Crise e Pelas Medidas de Austeridade Que Vão ser Impostas pela Troika em Portugal

Deco alerta que os Portugueses não têm a noção sobre a gravidade da situação provocada pela Crise em Portugal, bem como pelas medidas de austeridade que vão ser implementadas pelo FMI, Banco Central Europeu e Comunidade Europeia (Troika).

Transcrevemos excerto da notícia publicada na manhã de hoje no site do Jornal de Negócios:

Os processos de sobreendividamento e os pedidos de ajuda para fazer face às dívidas acumuladas continuam a aumentar na DECO, alerta a responsável por este apoio, afirmando que as pessoas ainda não se aperceberam da real gravidade da situação.

"Os pedidos de ajuda estão a aumentar significativamente. Há mais processos abertos mas também mais pessoas que nos contactam a pedir ajuda. Ainda não temos o número global de processos entrados em Abril, mas do que conhecemos é garantido que já ultrapassaram grandemente os do ano passado", disse à Lusa Natália Nunes, coordenadora do gabinete de apoio ao sobreendividamento (GAS).

Na opinião desta especialista, as pessoas ainda não se terão apercebido da gravidade da situação e da necessidade de serem cada vez mais responsáveis com dinheiro. "Vemos que continuam sem fazer o orçamento familiar, sem saber onde estão e como estão a gastar o seu dinheiro", relata.

Natália Nunes alerta que com as taxas Euribor a subir, os preços a aumentar, o desemprego alto e os cortes salariais, o mais provável é que o sobreendividamento aumente face ao ano anterior.
Catarina Teixeira

Barcelona Vence Real de Madrid no Santiago Bernabéu por dois a zero, no Jogo da Meia Final da Liga dos Campeões

Escandâlo no Santiago Bernabéu!
Primeira Mão da Meia Final da Liga dos Campeões (Champions League): Real de Madrid 0 - 2 Barcelona 
Stark inventa e Messi delicia (SAPO)
Fonte: desporto.sapo.pt

Barcelona vence Real de Madrid por dois (2) a zero (0) e parte em vantagem para o Jogo da Segunda Mão da Meia Final da Liga dos Campeões que se irá realizar em Barcelona no Camp Nou.
Os golos do Barça foram marcados por Lionel Messi aos 76 e aos 88 minutos.
O árbitro Wolfang Stark foi também protagonista do Jogo e pode ter tido interferência no resultado, ao errar quando mostrou indevidamente aos 61 minutos um Cartão Vermelho ao Jogador Pepe do Real de Madrid. Pepe disputava uma jogada com o Brasileiro Dani Alves, quando Stark foi enganano pelo aparato da queda de dani Alves e expulsou o Luso Brasileiro Pepe  ao mostrar o cartão vermelho.

Ao que tudo indica, Barcelona tem a eliminatória controlada e deverá chegar à Final da Liga dos Campeões (Champios League) para jogar contra o Manchester United, mas como o Futebol por vezes é muito fértil em surpresas... (?)

Transcrevemos excerto da notícia publicada em desporto.sapo.pt
"O árbitro Wolfgang Stark decidiu ser protagonista no Santiago Bernabéu e estragou o encontro entre Real Madrid e Barcelona. O alemão expulsou Pepe (Jogador do Real de Madrid) e Mourinho, e Messi voltou a destroçar o Real Madrid. 0-2 foi o resultado final e o Barça parte em vantagem para a segunda mão dentro de uma semana."
Miguel Ângelo

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Real de Madrid vs Barcelona no Jogo da 1ª Mão da Meia Final da Liga dos Campeões

1ª Mão da 1/2 Final da LIGA DOS CAMPEÕES 2010-2011
Real de Madrid x Barcelona
Real Madrid-Barcelona
Jogo de Futebol entre o Real de Madrid vs Barcelona, é sempre um Clássico do Futebol Espanhol e Europeu!`

É também um duelo de Gigantes entre os Treinadores José Mourinho e Pepe Guardiola, possivelmente os dois melhores Treinadores de Futebol do Mundo na actualidade.


O Derby entre Real de Madrid vs Barcelona é o Futebol em todo o seu esplendor. É um Hino ao Futebol.

Real de Madrid x Barcelona é um Poema ao Futebol cujos actores e intérpretes são os Deuses do Estádio, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Kaká, Puyol, Casillas, Iniesta, Xavi, Sérgio Ramos, Di Maria, Valdés e outros Gigantes do Futebol Europeu e Mundial.

- Recordamos que na Presente Época, talvez no Jogo mais desequilibrado de sempre entre o Barcelona e o Real de Madrid, a Equipa Catalã do Barcelona venceu o Real de Madrid por um expressivo cinco (5) a zero (0).

- No recente encontro entre Real de Madrid e Barcelona para a Taça do Rei de Espanha, a Equipa do Real de Madrid venceu o seu rival e ganhou assim a Taça do Rei de Espanha na Edição de 2010 - 2011.

Vamos recordar o Resultado dos confrontos directos entre Real de Madrid e Barcelona nas Competições em que Participam na actual Época 2010 / 2011:

- Vencedor da Liga Espanhola: BARCELONA.
- Vencedor da Taça do Rei de Espanha: REAL DE MADRID.

- Vencedor da 1ª Mão da Meia Final do Jogo da Liga dos Campeões (Champions League) entre Real de Madrid e Barcelona?

- Vencedor da Liga dos Campeões (Champions League) na Presente Temporada 2010 - 2011?

É pois com grande expectativa que se aguarda pela Jogo da Primeira Mão da Meia Final entre Real de Madrid e Barcelona, Encontro em que participam os melhores intérpretes do Futebol Mundial.

Recordamos que a Selecção de Espanha de Futebol é Campeã Europeia e Mundial.

O Jogo da Liga dos Campeões entre Real de Madrid vs Barcelona é uma Final antecipada da Champions League que reúne os melhores Jogadores do Futebol Mundial. 

Siga o encontro da 1ª Mão da 1/2 Final da Liga dos Campeões entre Real de Madrid e Barcelona pelo Canal de Televisão da RTP 1 a partir das 19H45.
Miguel Ângelo

O Encontro entre os dois Clubes já começou com provocações nos Bastidores entre os dois Treinadores.

Meia Final da Champions League (Liga dos Campeões) - Manchester United vence Shalke 04 por dois (2) a zero (0)

Futebol - Primeira Mão da Meia Final da  Liga dos Campeões (Champions League)
Shalke 04 x Manchester United

26 de Abril de 2011
Realizou-se esta noite o Primeiro Jogo das Meias Finais da Liga dos Campeões que opos a a Equipa Alemã do Shalke 04 contra a Equipa Inglesa do Manchester United

Resultado da 1ª Mão da Liga dos Campeões: Shalke 04 0 (zero) x Manchester United 2 (dois)

Amanhã, dia 27 de Abril, irá ter lugar a 1ª Mão da Segunda Meia Final da Liga dos Campeões que irá opor a Equipa Espanhola do Real de Madrid contra a Equipa Espanhola do Barcelona.

Real Madrid x Barcelona é a final antecipada da Champions League (Liga dos Campeões).

Real de Madrid vs Barcelona, Jogo da 1ª Mão da Meia Final da Champions League (Liga dos Campeões) irá ser transmitida amanhã, dia 27 de Abril, em directo pelo Canal da RTP 1, pelas 19h45.
Miguel Ângelo

terça-feira, 26 de abril de 2011

Bruxelas Avisa que a União Europeia tem que Aprovar a Ajuda Externa a Portugal

Bruxelas avisa que Portugal só vai beneficiar de Ajuda Externa se a Finlândia aprovar essa ajuda

Segundo notícia avançada pelo Telejornal da TV SIC, Bruxelas adverte que a Finlândia tem que aprovar a ajuda a Portugal para que a mesma aconteça.

Para que um País possa beneficiar da ajuda externa, Países da União Europeia têm que a aprovar. Neste momento, segundo a notícia avançada, falta a Finlândia aprovar a ajuda externa a Portugal.
Caso a Finlândia não aprove a ajuda, Portugal não pode contar com a ajuda externa e tem que encontrar outra solução para combater a crise.
Filipa Bragança

Governo garante que Subsídio de Férias e Subsídio de Natal não será pago com Títulos do Tesouro

Gabinete de José Sócrates garante que o 13º e o 14º mês, ou seja, Subsídio de Férias e Subsídio de Natal, não vão ser pagos com Títulos do Tesouro

Segundo notícia avançada pelo Telejornal da Televisão SIC, o Governo garante que o Subsídio de Natal e o Subsídio de Férias não vão ser pagos com Títulos do Tesouro.

Questões
É caso para perguntarmos:
- Afinal como vai ser?
- Vamos receber o Subsídio de Férias em Títulos do Tesouro?
- Vamos receber o Subsídio de Natal em Títulos do Tesouro?
- Gabinete de José Sócrates (Governo) garante que o 13º e o 14º mês não vão ser pagos em Títulos do Tesouro. Será que se trata de uma afirmação eleitoralista por parte do Executivo de Sócrates, com vista a conquistar eleitorado para as eleições de 5 de Junho?
- Vamos acreditar na palavra dos políticos ou dos jornalistas que recolhem informações em fontes diversas?

Conclusão
Parece que reina a Contra Informação.
Portugueses têm o direito a ser devidamente informados. Estamos cansados dos "joguinhos de bastidores". Sejam sinceros e autênticos. Informem as pessoas com rigor e com verdade.
Deixem-se de verdades relativas do tipo, "o que é verdade hoje, já não o é amanhã". Preferimos a autenticidade e as verdades absolutas!
Exigimos seriedade e moralidade, quer aos políticos, quer à sociedade cívil.
Filipa Bragança

Intervenção do FMI deve levar a Corte de Salários no Privado

Redução de Salários pode atingir o Sector Privado Português

Entrada do FMI, BCE e Comissão Europeia pode levar a Corte de Salários no Sector Privado Nacional

Intervenção do FMI, BCE e Comissão Europeia (Troika), pode Cortar Salários no Sector Privado Português.

Transcrevemos excerto da notícia publicada em sol.sapo.pt
"A intervenção do FMI em Portugal deverá desencadear um corte de salários no sector privado. A troika quer também agilizar as regras do mercado de trabalho e tornar os despedimentos mais fáceis.
A intervenção do FMI em Portugal deverá desencadear um corte de salários no sector privado. A troika quer também agilizar as regras do mercado de trabalho e tornar os despedimentos mais fáceis. O artigo constitucional que impede os despedimentos sem justa causa foi abordado nas discussões com sindicatos e patrões.
Dos encontros entre os técnicos estrangeiros e as entidades patronais e sindicais surgiu a indicação de que a intervenção externa deverá resultar num corte dos vencimentos no sector privado, através da redução dos pagamentos por trabalho extraordinários e outros suplementos. João Vieira Lopes, da CCP, admitiu que a troika fez questões sobre como «baixar os custos de contexto».
O Código do Trabalho não permite reduções das remunerações-base, mas há vários campos onde a lei pode actuar, nomeadamente através da legislação fiscal e contributiva: nas horas extraordinárias, no subsídio de alimentação e nas ajudas de custo."
Intervenção do FMI deve levar a corte de salários no privado (Sol)
Fonte: sol.sapo.pt
José Luís Magalhães

FMI quer Subsídio de Natal e Subsídio de Férias pago em Títulos do Tesouro, como Certificados de Aforro

Fundo Monetário Internacional (FMI) e Comissão Europeia admitem endurecer as medidas de austeridade e admitem avançar com medidas mais duras do que o previsto inicialmente:
- Funcionários Públicos poderão não receber o Subsídio de Natal em moeda (dinheiro vivo), mas sim em Títulos do Tesouro, como Certificados de Aforro;
- Funcionários Públicos também poderão receber o Subsídio de Férias em Títulos do Tesouro, como Certificados de Aforro.
Segundo notícia avançada hoje em economico.sapo.pt "Os técnicos da ‘troika’ consideram que as medidas de consolidação do PEC IV estão mal avaliadas e exigem mais austeridade."(...)
"O impacto das medidas de austeridade previstas no PEC IV foi sobrestimado pelo Governo. Esta é a conclusão a que chegaram os técnicos da ‘troika' que estão em Portugal a avaliar as contas do País para depois negociar um pacote de ajuda. E perante os buracos encontrados, o Diário Económico sabe que o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Comissão Europeia admitem avançar com medidas mais duras do que o inicialmente previsto estando já em cima da mesa a necessidade de o pagamento dos subsídios de férias e de Natal dos funcionários públicos passar a ser feito em títulos do Tesouro"

FMI quer subsídio de Natal pago em títulos do Tesouro (DE)
Fonte: economico.sapo.pt
José Luís Magalhães

José Lello disse que o Presidente da República Cavaco Silva é foleiro

José Lello chamou foleiro ao Presidente da República Cavaco Silva.
José Lello utilizou o Facebook para chamar foleiro ao Presidente da República.
Segundo referiu José Lello em entrevista ao Canal de TV RTP 1, estava a trocar mensagens com o colega de Bancada e sem se aperceber a mensagem foi tornada pública.

José Lello diz que Presidente da República Cavaco Silva é foleiro.Transcrevemos pequeno excerto publicado em www.dn.pt

O dirigente e deputado socialista José Lello usou o Facebook para atacar o presidente da República. Depois, desculpou-se pelos termos usados.
"Este presidente é mesmo foleiro. Nem sequer convidou os deputados para a cerimónia do 25 de Abril", escreveu José Lello na sua página da rede social da Internet.
Fonte: dn.pt
José Luís Magalhães

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Jorge Sampaio em Entrevista ao Canal de Televisão RTP 1 Conduzida por Fátima Campos Ferreira

25 de Abril de 2011
Programa da RTP 1 – Portugal e o Futuro - Entrevista Conduzida por Fátima Campos Ferreira
Jorge Sampaio foi esta noite o entrevistado no Canal de TV RTP 1 por Fátima Campos Ferreira.
Resumimos o essencial do que retivemos da entrevista conduzida por Fátima Campos Ferreira ao ex Presidente da República Jorge Sampaio na noite de hoje, ao Canal de TV da RTP 1.

Fátima Campos Ferreira (FCF): Com que espírito os portugueses devem ir votar?
Jorge Sampaio (JS): Em primeiro lugar olho para o futuro. Daqui até ao dia 5 de Junho Partidos Políticos devem falar com moderação aos Portugueses. Falar com moderação e de uma forma esclarecedora, para que não se esconda nada aos Portugueses. Falar com moderação, sem crispação com clareza máxima. Sinceridade absoluta e ausência de crispação.
FCF: Existe alguma novidade nos dois Partidos Lideres, o de Sócrates e o de Passos Coelho?
JS: Não quero comentar. Só tenho a dizer que ambos os políticos foram escolhidos pelos seus pares.
JS: Existe uma necessidade de os Portugueses exercerem uma cidadania mais activa e mais viva, com uma maior vontade de envolvimento e de conhecimento e uma maior participação. Há que ter riqueza de espírito e de participação.
JS: Deve existir uma cultura em que exista o hábito de revelar as informações e os detalhes sobre a actual situação e não se deve esconder nada.
(THE BESTS: As pessoas têm o direito a estar bem informadas.)
JS: Não podemos ter líderes políticos que não entendam o estado de espírito  dos portugueses.
JS: Há no imediato duas situações de que não nos podemos esquecer. A primeira é o que temos que negociar com o FMI (com Troika) e a segunda são as eleições.
JS: Até 16 de Maio temos que negociar, mas temos que o fazer como uma frente unida e consertada que vai negociar com o FMI  (com a Troika).
JS: A seguir à negociação com o FMI vamos ter eleições e a seguir temos os governos formados.
JS: Não podemos transportar  para a campanha eleitoral a dificuldade que vamos ter nesta negociação.  A situação actual não se compadece com o silêncio.
JS: O País tem que crescer sob o ponto de vista cívico.
FCF: O Senhor disse que há mais vida para além do deficit ?!
 JS: A 25 de Abril de 2003 eu disse que há mais vida para além do orçamento.
JS: É preciso que haja crescimento, para além das medidas de austeridade. Nos não podemos esgotar tudo agora (com as medidas de austeridade), mas temos que pôr as contas em ordem. Deve haver crescimento e emprego. É importante que se consiga aumentar os prazos de pagamento. O FMI pela primeira vez em muitos anos está a achar que o crescimento é importante.
JS: Deve haver uma repartição dos sacrifícios. Temos que proteger as pessoas que têm reformas de 300 euros.
JS: Que nos ajudem (Troika) mas não nos dêem cabo do crescimento e da possibilidade de virmos a pagar os nossos compromissos no futuro.
JS: Quanto às eleições, não nos venham com soluções minoritárias neste momento.
JS: PCP e BE nem foram a reunião com a troika e isso é um sinal de que querem outro caminho.
JS: Temos que passar lá para fora (exterior do País) a imagem de que conseguimos pagar os nossos compromissos.
FCF (a propósito do deficit ter sido de 9,1%): O Senhor quando foi Presidente apercebeu-se de que os orçamentos eram feitos assim com margens muitos fora do deficit?
JS: Eu n quero falar disso. Está tudo bem documentado. Devemos melhorar a nossa balança comercial.
FCF: A crise poderia ter sido evitada?
JS: Isso a história com o tempo encarregar-se-á de o dizer. Isso tudo pode e deve ser claramente esclarecido. Não é para apanhar responsáveis, mas para aprender com os erros do passado.
JS: Acho que deve haver um rejuvenescimento muito grande dos partidos políticos.
JS: Como é que se ataca o problema das contas? É um desafio que está colocado a todos. Eu ando a sustentar há anos que temos falta de capacidade e compromisso.
JS: Não há nenhuma política que se sustente se não tiver uma base social de apoio. E deve ter correspondência na vida pública esta base de apoio. Devemos investir mais na criação destas base de apoio. Quem deve procurar essa base de apoio são os partidos e também a concertação social.
JS: O Senhor Presidente da República entre os poderes que tem deve ter esse papel..
FCF: A fome hoje é uma grande preocupação social. Acha que devia haver um programa?
JS: Eu sou sempre de acordo com programas que procurem soluções
JS: Temos que defender os serviços públicos, o estado social.
JS: Combater a paralisia dos tribunais, o desequilíbrio das pensões. O Serviço Nacional de saúde também carece de melhorias. Educação…
JS: Grande parte desta dívida é uma dívida privada. É preciso investir e para isso é preciso estabilidade governativa e maiorias.
FCF: O que transparece é que as duas lideranças dos dois maiores partidos (PS e PSD), têm dificuldade  em se entender.
JS: As pessoas tem que conversar. O País pede que as pessoas se entendam.
FCF: O Senhor disse que o responsável da crise é o modelo Neo-Liberal e o senhor é muito critico da sociedade de especulação financeira.
JS: Quanto ao que aconteceu depois da crise de 2007, 2008 e de 2009, o que digo é que o papel do Estado deve regular a economia. Uma regulação forte.
FCF: Existe alternativa a este modelo?
JS: Temos uma justiça que não pode funcionar assim como se encontra. O serviço nacional de saúde não resolveu os problemas. O que se faz é restringir. O poder político não pode ser condicionado por outros interesses.
JS: Deve haver uma base reformista forte.
JS: Eu não acredito em heróis neste momento. Os meus heróis são os cidadãos anónimos que estão a trabalhar todos os dias.
JS: Temos gente muito bem formada e espera que venha nova gente nova para apolítica. Eu politicamente já terminei a minha carreira política. Temos que ir pelo caminho de caminho de rejuvenescer os partidos
JS: A União Europeia não estava preparada para o enfraquecimento do euro.
FCF: Mário Soares fala de uma germanização da Europa.
JS: Eu não discordo, mas há um recrudescimento da extrema direita e por outro lado, os Países decidem um pouco cada um por si e não fazem uma frente unida e consertada, já que hoje tudo é global.
JS: É  preciso um rejuvenescimento. Tudo isto são desafios novos.
JS: É preciso agregar as boas experiências e transformar em acção.
Catarina Teixeira

Discurso do Presidente da República Cavaco Silva no Palácio de Belém, por ocasião das comemorações do 25 de Abril

O Presidente da República Cavaco Silva discursa no dia 25 de Abril em Belém e convida também para discursar os antigos Presidentes da República, Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio.

O Presidente da República Cavaco Silva, discursou hoje no Palácio de Belém, por ocasião da celebração do dia 25 de Abril.

Cavaco Silva convidou os anteriores três Presidente da República, para que em conjunto, os quatro, pudessem dar uma mensagem de confiança ao País.

Começou por fazer uma pequena retrospectiva da história de Portugal após o 25 de Abril, relatando um pouco da história recente da Democracia Portuguesa. Evocou a grandeza histórica de Portugal.
Cavaco Silva faz apelo à unidade e por isso também convidou três antigos Presidentes da República.

Relatamos de seguida um pequeno resumo do essencial que retivemos do Discurso do Presidente da República


Cavaco Silva
- Para além do que nos pode separar, temos que nos unir quanto ao essencial e o essencial é Portugal e o futuro.
- Há 37 anos o povo saiu à rua. O 25 de Abril de74 restituiu ao povo a sua voz. É preciso Homenagear o 25 de Abril e os que o fizeram.
- A realidade exige uma consciência clara em nome da resolução dos problemas actuais que nos afectam.
- Os partidos políticos, nos programas eleitorais não devem vender ilusões. Os agentes políticos devem esclarecer os portugueses e ser claros.
- Os portugueses não se revêem numa prática política de estilo agressivo.
- Os Portugueses querem soluções para os seus problemas.
- A próxima campanha eleitoral não deve inviabilizar o diálogo.
- Os Partidos devem perceber que independentemente de tudo que os divide, deve haver espaços de entendimento. Nas próximas eleições, o  governo eleito deve dispor de uma maioria na Assembleia.
- A União Europeia tem pela frente desafios.
- Portugal deve procurar Coesão, sustentabilidade e competitividade.
- A democracia quando está em encruzilhada deve dar a palavra ao povo e depois respeitar a palavra do povo. A comunicação Social tem um papel importante de informar com rigor e de ser isenta e imparcial
- O debate deve incidir no essencial e não no acessório.
- Em nome do futuro os portugueses devem participar activamente no acto eleitoral (apelo ao voto).
- Muitos cidadãos ao fim de quase 40 anos de regime democrático, compreendo que estejam desiludidos. Vivemos num tempo em que o sonho do passado parece perdido. Temos que reviver  e relançar a esperança e o sonho. É possível vencer se estivermos unidos e coesos.
- Assim temos razões para sonhar. O mesmo sonho que os que fizeram o 25 de Abril há 37 anos tiveram.
- Eles não tiveram medo no futuro e acreditaram na mudança. No dia de hoje, evocamos o seu patriotismo heróico. Temos que acreditar no futuro e na esperança.
- É preciso que haja coesão e unidade.
- É preciso que a campanha eleitoral seja transparente e de verdade.
- O próximo governo deve ter uma representação de apoio maioritária na parlamento. Tem que haver um entendimento entre governo e partidos para negociar com o FMI.
 - Há um compromisso patriótico que deve unir os portugueses. Temos que nos unir pelo essencial. Temos que nos unir pelo futuro.
- Este é um tempo de grandes desafios mas também de grandes escolhas.
Filipa Bragança e
Catarina Teixeira

Discurso do ex Presidente da República Ramalho Eanes no Palácio de Belém, por ocasião das comemorações do dia 25 de Abril

O Ex Presidente da República Ramalho Eanes discursa no dia 25 de Abril em Belém, a convite do actual Presidente da República Cavaco Silva. 

O antigo Presidente da República Ramalho Eanes, discursou hoje no Palácio de Belém, por ocasião da celebração do dia 25 de Abril, a convite do actual Presidente da República, Cavaco Silva, que convidou também os ex Presidentes da República Jorge Sampaio e Mário Soares.

Relatamos de seguida um resumo do essencial que retivemos do Discurso do antigo Presidente da República, Ramalho Eanes.

Ramalho Eanes
- Regressaram os medos e a fome.
- É preciso Reflectir sobre o passado histórico e a realidade actual. Abril pode contribuir para ultrapassar a crise.
 (THE BESTS: Abril pode talvez servir de inspiração para todos nós. A partir de uma situação desfavorável à partida,  foi possível reverter a situação).
- A crise financeira teve efeitos em Portugal. A crise confirma que os bloqueios do passado não foram ultrapassados e os desafios não foram vencidos.
- O Poder político e a sociedade civil têm culpas na crise. Houve muito alertas de que se estaria a desenhar o actual cenário de crise.  
- Os responsáveis na primeira linha são os políticos que não souberam portanto ler os sinais da crise e tomar as devidas medidas para evitar essa crise.
- Os responsáveis da segunda linha foram os cidadãos. Os portugueses não responderam bem à sua responsabilidade social.
- O endividamento das famílias, muitas vezes não foi para satisfazer necessidades mas sim desejos das famílias.
- Porém, também se fez muita coisa de positiva no País e há que dar mérito aos governos anteriores. Houve melhorias no rendimento da vida colectiva e nos padrões de consumo. Integraram-se os cidadãos que regressaram das antigas colónias. Houve Crescimento nos campos económico, social e político. Aumentou muito a educação e a formação.
- Houve muitos obstáculos a acção do governo: Uma certa passividade, Constituição da República espartilhada. A falta de governos de maioria dificultou a acção dos executivos. Há um decréscimo de natalidade e envelhecimento da população. Governos não conseguiram supoerar isto.
- Houve avanços no aspecto social, económico e cultural desde o 25 de Abril.
- Não conseguimos encontrar respostas económicas, políticas e financeira para responder à crise financeira internacional do ano de 2008.
- A crise está em Portugal e em Portugal vai permanecer e os portugueses vai castigar. Há que encontrar nela oportunidades para que colectivamente ultrapassarmos esta crise.
- Quais as consequências que a entrada do FMI vai ter? R: Falta ver como a crise vai afectar o padrão do comportamento.
- Neste caso, quais as atitudes a ter? R: Maior responsabilidade social e dar uma resposta eficaz. Há que reconstruir um rumo. É preciso coragem, trabalho e sacrifício conjunto, para ultrapassar problemas económicos, políticos financeiros e sociais.
- É preciso fazer uma campanha eleitoral que respeite os portugueses, com verdade, com um mínimo de clivagens e com o mínimo de demagogia.
- Crise não implica necessariamente decadência, mas deslocação de um rumo negativo, para um rumo melhor.
- Cabe-nos a nós vencer o desafio ou sucumbir por falta de vontade e empenho.
- Portugal enfrenta um desafio que é grande e complexo , mas pode ser vencido, pois como disse Miguel Torga, somos nós que fazemos o destino.
Filipa Bragança e
Catarina Teixeira