Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Presidente da República Cavaco Silva e antigos Presidentes da República discursam em Belém na Residência Oficial do Presidente da República

Momento Histórico: Discurso dos Quatro Presidentes da República Portuguesa Democrática e Livre que se juntaram no dia 25 de Abril para discursar.

Discursos Presidenciais no dia 25 de Abril, nos Jardins do Palácio de Belém.
Foi um conjunto de discursos inéditos em que ao actual Chefe de Estado Cavaco Silva, se juntaram os restantes Chefes de Estado do Pós 25 de Abril.
Presidente da República Cavaco Silva e ex Presidentes da República Jorge Sampaio, Mário Soares e Ramalho Eanes, discursam em Belém na Residência Oficial da Presidência da República, na cerimónia da Sessão Solene evocativa do dia 25 de Abril.
Devido à dissolução da Assembleia da República, o actual Presidente da República, Cavaco Silva e os ex Presidentes da República do pós 25 de Abril, ou seja, os quatro Presidentes da República na Democracia Portuguesa, discursaram nas cerimónias do 25 de Abril que decorreram hoje pela manhã nos Jardins do Palácio de Belém.
Pela primeira vez se assistiu a uma cerimónia em que discursaram os quatro Presidentes da República que são simultaneamente os Presidentes da Democracia Portuguesa.
A ordem do discurso de Cavaco Silva e dos discursos dos antigos Presidentes da República foi; em primeiro lugar, Jorge Sampaio, seguiu-se o discurso de Mário Soares, em seguida discursou Ramalho Eanes e, por último,  discursou o actual Presidente da República, Cavaco Silva.
Pode dizer-se que tanto Cavaco Silva, assim como os antigos Presidentes da República, fizeram um apelo à unidade. Um apelo à unidade e responsabilidade dos partidos políticos, mas também à responsabilidade da sociedade civil.
Passamos a Relatar de seguida o essencial do que retivemos do discurso do Actual e dos antigos três Chefes de Estado.
A ordem de publicação do resumo dos relatos dos discursos, respeita a ordem dos discursos de hoje nos Jardins do Palácio de Belém.
De seguida vai ser publicado o resumo do discurso do ex Presidente da República Jorge Sampaio, seguindo-se Mário Soares, Ramalho Eanes e, por último, o actual Presidente da República, Cavaco Silva.

De referir ainda:
- Ministro das Finanças Teixeira dos Santos, foi o único Ministro do actual Governo que não esteve presente na cerimónia. José Sócrates foi questionado sobre esta ausência do Ministro Teixeira dos Santos na cerimónia e este terá dito que Teixeira dos Santos se encontra a liderar a Delegação Governamental que se encontra a negociar com a Troika. 
Filipa Bragança
e
Catarina Teixeira
Enviar um comentário