Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

É “Chocante” que se continue a dar credibilidade às agências de rating.

Michael Lewis, jornalista financeiro americano e autor de vários best-sellers, de onde se destaca “A Queda de Wall Street (The Big Short)”, considera “chocante” que se continue a dar credibilidade às agências de rating.
Citação:
Isso é chocante. De um momento para o outro, as agências passaram a mostrar os dentes, a rever sucessivamente as notações de vários países e a gerar controvérsia pública. Mas isso não quer dizer que mudaram. Elas causaram uma crise como a do subprime, porque eram pagas pelas pessoas que criavam as obrigações. Quando o Goldman Sachs criava as obrigações hipotecárias de alto risco podia ir à Standard & Poor’s e à Moody’s, perguntava qual era o rating que lhe davam e, se fosse muito baixo, escolhia a agência que lhe desse o melhor rating. E pagava por isso. Isto não acontece necessariamente no mercado da dívida soberana. Por isso as agências podem dar-se ao luxo de serem corajosas com a dívida pública. Considero chocante que alguém ouça a opinião das agências de rating para o que quer que seja. Elas já provaram que não sabem nada. É espantoso que tenham o efeito que têm nos mercados.
Esta opinião vai de encontro a alguns artigos publicados, pelo THEBESTS, em Julho passado.
Realmente, é impressionante verificar o poder que estas instituições detêm no mundo da alta finança e na credibilidade dos países!!!!
Como é que empresas sem qualquer tipo de credibilidade, com opinadores de circunstância, que não detêm qualquer rigor cientifico nas opiniões que emitem, conseguem ter tanta influência nos Mercados Financeiros?
Como é que o mundo, dito civilizado, se deixou enredar nesta teia de interesses mesquinhos, ao ponto de permitir que um grupo de Indivíduos sem Escrúpulos, influenciem a vida de Milhões de Pessoas?
Algo de Muito Grave se passa neste Mundo de hoje!!!!!!! Uma Grave Doença estará a germinar e poderá colocar em Risco a vida de Milhões de pessoas!!!!!!
O THEBESTS pensa que a história se está a repetir!!! Significa isto que a raça humana ainda não adquiriu a competência de Aprender com os Erros do Passado!!!
Caso nada seja feito para o evitar, mais um Grande e Gravíssimo conflito Mundial poderá estar prestes a estoirar!!!! As consequências serão, com toda a certeza, Catastróficas, Imprevisíveis e de dimensões Assustadoras!!!!.
Esperemos que o Bom Senso e Razão consigam vencer as Forças tenebrosas que ensombram o mundo!!!!! 
JMP
Enviar um comentário