Programa Novas Oportunidades produz o Resultado Estatístico pretendido junto da OCDE, com um forte aumento percentual de cidadãos que Terminaram com sucesso o Ensino Secundário.
Questões THE BESTS:
a) Será que este aumento muito significativo de diplomados no ensino secundário, se traduz em ganho de conhecimento e de competitividade para o País?
b) Ou será que o Programa Novas Oportunidades apenas visou que Portugal melhorasse no Ranking da OCDE, de uma forma rápida e algo artificial?
Forma rápida esta de aumentar a percentagem de diplomados em Portugal, passando a imagem de que a educação/escolarização de um povo, pode evoluir imenso em escassos meses.
Segundo notícia avançada ontem, no mais recente relatório divulgado pela OCDE, Portugal é o País com maior percentagem de alunos que concluiram o Ensino Secundário.
"Em 2009, cerca de 96% do total de população portuguesa compreendida nas faixas etárias dos 25 aos 34 anos e dos 55 aos 64 anos tinha concluído o ensino secundário. São dados do "Education at a Glance 2011", o mais recente relatório da OCDE sobre educação apresentado hoje em Paris.
Dados que, para Portugal, representam uma subida de 34 pontos percentuais em relação a 2008. Para os especialistas da OCDE, o programa Novas Oportunidades é o grande responsável por esta subida. (...)"
Publicação THE BESTS relacionada: Causas Para o Atraso Estrutural Geral de Portugal vs História do Ensino em Portugal
2 comentários:
É um exemplo de uma política que se deve evitar mas que, no anterior governo de Sócrates foi permanentemente utilizada. Trata-se de um politica de aparência, que serve somente a estatística e que não contribui em nada para o desenvolvimento do país. Oferecer diplomas do ensino superior (porque eles foram oferecidos, pessoas fazerem 3 anos em apenas um e a levar as avaliações feitas de casa, avaliações essas que não contemplavam nem metade da matéria leccionada no ensino secundário normal) para Portugal fazer boa figura nas estatísticas mas as pessoas ficarem na mesma, é pior do que não haver novas oportunidades, ao menos ninguém é enganado.
Lol. Uma política de aparência que até consegue enganar a OCDE? Que elogia um programa existente em todos os países da União Europeia e é baseado no modelo Francês e Norueguês? Tenham juizo.
O novas oportunidades é como tudo. Há bons e maus profissionais, bons e maus alunos. Eu que tenho todo o meu percurso académico feito em escolas públicas até ao Mestrado, tive ao longo dos anos inúmeros colegas que copiaram a valer em grande parte dos exames. Acabe-se também com o Ensino Superior porque também tem bons e maus exemplos. Já agora.. acabe-se com a Educação!
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