Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Quem vai ser o Próximo Ministro da Educação? vs Santana Castilho vai ser o Ministro da Educação do Governo PSD / CDS!?

Pelo papel que os Professores representam numa sociedade e pela valorização, reconhecimento e respeito que lhes é devido por parte dessa mesma sociedade, espera-se com alguma expectativa pelo anúncio do nome do novo Ministro da Educação no Governo de Maioria PSD/CDS.
Relembramos que só os Professores do Ensino Público não Universitário deverão ser uns 140 mil, mas que no entantanto representarão um eleitorado de 400 ou 500 mil eleitores, uma vez que cada um  dos cerca de 140 mil professores deverão influenciar a intenção de voto de pelo menos duas ou três pessoas (familiares e amigos).
Um governo que não reconhece a importância da classe docente como eleitorado forte que é, é um governo que se arrisca a cair mais tarde ou mais cedo do pedestal. É um governo que assina a sua própria declaração de óbito a curto/médio prazo. José Sócrates, Maria de Lurdes e Isabel Alçada que o digam.
Agora que o Governo PS de José Sócrates perdeu a confiança dp povo Português a favor de um Novo Governo de maioria PSD / CDS, há que fazer um Balanço da actividade governativa do Governo demissionário PS que perdeu claramente as Eleições Legislativas de 5 de Junho. Fazendo o referido balanço sobre a actividade governativa do PS nos últimos 6 anos, podemos talvez dizer que uma das classe profissionais que mais mal tratada e desrespeitada foi pelo governo PS cessante, foi a classe dos professores.

Se os Professores foram tão mal tratados pelo Governo de José Sócrates e pelas suas Ministras da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues e Isabel Alçada, a Classe de Professores que é fundamental para reerguer e reestruturar os valores civilizacionais, culturais e atitudinais de uma sociedade Portuguesa decadente, merem agora muita maior apoio e uma maior valorização e reconhecimento por parte da tutela do Ministério da Educação.
Recordamos que foi com o Governo PS de José Sócrates e com a Ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues que os Professores sairam à rua para manifestar o seu descontentamento pelas políticas seguidas pelo PS e o desrespeito pela classe docente, fazendo as maiores manifestações de sempre desde o 25 de Abril. Lembramos ainda que numa primeira  manifestação de Professores, esta contou com 100 mil docentes que desceram desde o Marquês de Pombal até ao Terreiro do Paço. A segunda manifestação foi maior ainda, contando com 120 mil professores.

Os Professores que estão na base da formação e da sustentabilidade civilizacional e cultural de uma sociedade, transmitem saberes e competências,  promovem valores e princípios de base que devem orientar e reger toda uma sociedade. Apesar de tudo, foram afinal uma das classes mais mal tratadas e mais desrespeitadas pela governação do Partido Socialista de José Sócrates durante 6 anos. 6 anos de retrocesso, 6 anos de desespero, 6 anos de sofrimento, mais a pesada crise que  deixaram ao País e que ainda vamos ter todos que suportar e ultrapassar.

Por tudo isto, coloca-se a questão:
- Quem vai ser o futuro Ministro da Educação no Governo de Maioria PSD/CDS?

Um dos Candidatos ao cargo de Ministros da Educação que no entender de THE BESTS terá o melhor perfil, atendendo ao seu discurso coerente de há vários anos, responsável por publicações regulares no Jornal Público,  sempre em prol do melhor para o ensino, para a educação  e para a Sociedade Portuguesa, é o Professor Doutor Santana Castilho!

Santana Castilho
Santana Castilho (santanacastilho.blogspot.com)

THE BESTS regista a proximidade existente entre Santana Castilho e Pedro Passos Coelho. Este último ainda recentemente elogiou o trabalho e posicionamento de Santana Castilho em prol do ensino e da educação em Portugal.
Santana Castilho foi nos últimos anos um crítico atento, honesto e inteligente, relativamente à errada política de educação seguida pelo Governo de José Sócrates.

Santana Castilho é para os Professores o preferido para Ministro da Educação.
THE BESTS apoia e congratular-se-á se o eleito para o Cargo de Minstro da Educação do Governo PSD/CDS for Santana Castilho. Professor do Ensino Superior que conhece o "terreno" e os problemas do ensino como ninguém, competência reconhecida e currículo excelente, mas acima de tudo, é sensivel aos problemas do ensino em Portugal e é conhecedor e sabedor do contexto e de toda a realidade do ensino em Portugal.
Filipa Bragança
Enviar um comentário