Classificação da Clássica e Mítica Prova de Resistência Automóvel 24 Horas De Le Mans 2011 (79º Edition 24 Heurs du Mans - 2011)
A 79.ª edição das 24 horas de Le Mans terminou com a vitória do Audi R18 TDI, à frente dos quatro carros da Peugeot, classificados entre o 2.º e o 5.º lugar. Pedro Lamy foi segundo, fazendo equipa com os pilotos franceses Bourdais e Pagenaud.
A prova foi como sempre realizada no circuito Francês Circuit de la Sarthe que tem uma extensão de 13,650 metros.
A prova foi como sempre realizada no circuito Francês Circuit de la Sarthe que tem uma extensão de 13,650 metros.
É de sublinhar o domínio esmagador dos carros com motor a diesel sobre os carros com motor a gasolina, já que os 5 primeiros classificados são todos carros com motor a diesel.
O triunfo foi para o Audi R18 TDI conduzido pelos pilotos, o francês Benoît Tréluyer, o alemão André Lotterer e o suíço Marcel Fassler. De sublinhar quie a Audi conquistou o nono triunfo nos últimos 11 anos, percorreu 355 voltas ao circuito de La Sarthe e venceu com uma vantagem de apenas 13,854 segundos sobre o Peugeot 908 de Lamy, que formou equipa com os franceses Bourdais e Pagenaud.
Há 40 anos que a diferença entre o 1º e o 2º classificadoi não era tão curta. 13 segundos em 24 horas de prova é de facto muito pouco o que nos dá uma ideia sobre a itensidade da competição deste ano.
O Português João Barbosa, ao volante do Lola/Honda LMP2 juntamente com o francês Bouchut e o norte-americano Tucker, concluiu a corrida no top-10 a 36 voltas do vencedor e foram 3º na categoria LMP2.
As equipas de Rui Águas (Ferrari 458) e Tiago Monteiro (Pescarolo-Judd) desistiram, seguindo o destino da única equipa portuguesa em competição, a Quifel-ASM, do piloto Pais do Amaral, que abandonou no sábado com o motor partido
Classificação oficial:
1. Tréluyer-Fassler-Lotterer (FRA-SUI-ALE/Audi R18 TDI) 355 voltas
2. Bourdais-Pagenaud-Lamy (FRA-FRA-POR/Peugeot 908) a 13.854
3. Sarrazin-Montagny-Minassian (FRA/Peugeot 908) a 2 voltas
4. Wurz-Gené-Davidson (AUT-ESP-GBR/Peugeot 908) a 4 voltas
5. Panis-Lapierre-Duval (FRA/Peugeot 908 HDi-FAP Oreca) a 16 voltas
6. Prost-Jani-Bleekemolen (FRA-SUI-HOL/Lola-Toyota) a 17 voltas
7. Ickx-Martin-Leinders (BEL/Lola-Aston-Martin) a 27 voltas
8. Ojjeh-Kimber-Smith-Lombard (SAU-GBR-FRA/Zytek-Nissan) a 29 voltas
9. Ayari-Mailleux-Ordonez (FRA-FRA-ESP/Oreca-Nissan) a 35 voltas
10. Bouchut-Tucker-Barbosa (FRA-USA-POR/Lola Honda) a 36 voltas
Publicação THE BESTS relacionada: THE BESTS acompanha 24 de Le Mans
Fonte: abola.pt
Miguel Ângelo
Sem comentários:
Enviar um comentário