Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

sábado, 14 de maio de 2011

Pedro Passos Coelho Admite Melhorar Programa Eleitoral do PSD para Sector da Educação vs Crítica e Recomendação do Professor Santana Castilho

Pedro Passos Coelho e Professor Santana Castilho vs Programa Eelitoral do PSD para a Educação

Pedro Passos Coelho participou na cerimónia de lançamento de um livro do Professor Santana Castilho que decorreu num Hotel de Lisboa

Pedro Passos Coelho e Santana Castilho falaram perante uma plateia de professores, num hotel de Lisboa, na apresentação do livro de Santana Castilho "O ensino passado a limpo", editado pela Porto Editora, com prefácio escrito por Passos Coelho.

Segundo notícia avançada em "sicnoticias.sapo.pt" em edição do passado dia 12 de Maio, podemos ler:

- Passos Coelho promete melhorar programa para educação criticado  por Santana Castilho.

Pedro Passos Coelho prometeu melhorar o Programa Eleitoral do PSD para o Sector do Ensino / Educação, referindo que este mereceu  críticas do Professor Santana Castilho, por quem disse ter "grande admiração".

De Passos Coelho vem um sinal de abertura, inteligência e sabedoria, sintoma de quem tem a virtude de saber ouvir os outros, reflectir, reavaliar e reconsiderar uma situação que não foi bem avaliada à partida e decidir em prol da sensatez e do bem comum e não em função de interesses mesquinhos e pessoais.
No entanto, esta disponibilidade e atitude de Pedro Passos Coelho, sintomática da virtude e elevação moral que deve ter um grande líder, já foi criticada e aproveitada por um políticozeco para realização do seu joguinho demagogo e bacoco, como ele tão bem sabe fazer.

Transcrevemos excerto da notícia publicada em "sicnoticias.sapo.pt":

Em seguida, Santana Castilho aproveitou "a frontalidade" de Passos Coelho e fez um discurso de contestação do programa eleitoral do PSD para a educação, que comparou ao "programa do PS de má memória".

Os dois falavam perante uma plateia de professores, num hotel de Lisboa, na apresentação do livro de Santana Castilho "O ensino passado a limpo", editado pela Porto Editora, com prefácio escrito por Passos Coelho.

Passos Coelho falou primeiro e, referindo-se a Santana Castilho, declarou: "Sei que ele não ficou nada satisfeito com grande parte do programa eleitoral que o PSD apresentou na área da educação. Iremos melhorá-lo".

O presidente do PSD defendeu que o setor da educação só pode ser reformado "de uma forma cooperante" com os professores.

Depois, discursou sou Santana Castilho, que mal falou do conteúdo do seu livro, preferindo falar do programa do PSD para a educação.

Santana Castilho começou por agradecer a Passos Coelho a defesa de que a educação só pode ser reformada com os professores e a promessa de "que o programa eleitoral do partido pelo qual é o primeiro responsável vai ser melhorado".

"Há muito que os professores não ouviam, provavelmente, coisas tão sensatas", observou.

Ouviram-se alguns risos na sala, seguidos de palmas, que se repetiram ao longo do seu discurso.

"Deixe-me dizer-lhe, nesta família de professores que, de facto, não fiquei satisfeito com o que li. E não reconheci coerência entre o que li e o que tem tido a gentileza de me dizer de há um ano para cá. Mas todos erramos e penso que estamos a tempo de corrigir e de emendar a mão", acrescentou.

Santana Castilho contestou, entre outros pontos, o facto de o PSD propor no seu programa que haja "duas carreiras dentro de uma mesma profissão".

Se o PSD quiser cortar despesa na educação "tendo do lado de lá os professores o desastre é iminente, a bancarrota vai vir e essa não há 'troika' que a salve", avisou, mais à frente. (...)

Santana Castilho, mencionou que os dois conversaram sobre política educativa no último ano e que a primeira coisa que ouviu do presidente do PSD, e que o cativou, foi que era preciso "confiar nos professores".

"Aquilo que está no programa não é confiança nos professores, é desconfiança nos professores, é a continuidade de um modelo que os professores rejeitaram que não serve o sistema", considerou. (...)
Fonte: sicnoticias.sapo.pt

Publicação THE BESTS relacionada: Erro de Passos Coelho - alínea e)

Santana Castilho
Informação sobre Santana Castilho em ProfBlog
Enviar um comentário