Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

domingo, 15 de maio de 2011

Costa Pina, Secretário de Estado do Tesouro Admite Privatização da RTP vs Fátima, Fado e Futebol

Costa Pina, Secretário de Estado do Tesouro Admite Privatização da RTP, mas só se for dos dois canais (RTP 1 e RTP 2). Será que vamos voltar ao lema do Estado Novo "Fátima, Fado e Futebol"?

De acordo com notícia publicada em "rr.sapo.pt", em entrevista ao "Jornal Expresso", o Secretário de Estado do Tesouro Costa Pina, admite privatização da RTP, mas só se for em simultâneo nos 2 canais, RTP 1 e RTP 2.

Comentário THE BESTS:
a) Por razões de racionalização de custos, é sensato e vantajoso que o Estado proceda à privatização de certas empresas que estão sob a sua tutela. Porém, será que a privatização da RTP será sensata e inteligente?

b) Se o PSD no seu Programa Eleitoral foi acusado pelo PS de pela alegada intençãoi de privatizar a RTP, afinal parece que o PS de José Sócrates também o pretende fazer e logo nos dois canais (RTP 1 e RTP 2);

c) Será oportuno, sensato, racional e inteligente privatizar o único operador de Televisão em canal aberto e logo os dois canais (RTP 1 e RTP 2), com sacrifício para o serviço público de Televisão (e de educação), em prol de alguma redução de custos?

d) Será que não é importante que o Estado mantenha um canal de TV em regime aberto, vocacionado para o apelo e transmissão dos valores culturais (música, teatro, cinema, literatura, pintura, artes em geral, desporto amador, etc), bem como para a transmissão de programas de caráter científico?

e) Num País onde a carga fiscal que incide sobre as familías é altissima, o Estado não terá a obrigação de garantir um serviço público de televisão minímo, capaz de asseguar a passagem de uma mensagem pedagógica, cultural e cientifíca à população?


f) Será que queremos restringir o acesso da população   à cultura e informação de qualidade e voltar aos valores de propaganda da Ditadura do Estado Novo cujo lema era "Fátima, Fado e Futebol"?

g) Caso aconteça a privatização de ambos os canais da RTP, pensamos que o lema da Estado Novo se poderá manter, com uma pequena actualização: Fátima, Fado, Futebol, Telenovelas e Futebol (Futebol passa a ser a dobrar).

h) Se privatizarem a RTP, pelo menos não privatizem a RTP2. Deixem-nos pelo menos um canal de cultura e ciência a funcionar em regime aberto. Não destruam o canal de Televisão (RTP 2) onde há mais desporto para além do Futebol.

Lembramos que a RTP 2 nas emissões de Sábado à tarde e de Domingo à tarde, nos permitem assistir a emissões desportivas que não são exclusivamente de Futebol. Nessas emissões da RTP 2, podemos ver Atletismo, Andebol, Automobilismo, Canoagem, Ciclismo de Estrada, BTT, Desporto Escolar, Futsal, Judo, Natação, Surf, Tenis, Triatlo etc.
Infelizmente, aparentemente deixaram de transmitir Basquetebol, Hóquei em Patins e Voleibol na RTP 2.
É importante apoiar, divulgar e transmitir reportagens sobre as modalidades ditas amadoras porquer o desporto não é só Futebol e porque, para além de existirem milhares de portugueses que praticam as modalidades ditas amadoras, é preciso manter a transmissão destas modalidades para cativar e sensibilizar os jovens para a prática de uma modalidade desportiva. 
Se os portugueses estão cada vez mais sedentários e os nossos jovens passam cada vez mais tempo ao computador, a transmissão dos programas desportivos da RTP 2 assumem um papel de extrema importância na promoção de hábitos saudáveis e em prol da saúde da população portuguesa.

Publicação THE BESTS relacionada: Erro de Pedro Passos Coelho - alínea e)
Fonte: rr.sapo.pt
Filipa Bragança
Enviar um comentário