Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Teoria da Relatividade de Einstein foi Comprovada há 100 anos

29-05-2019 - Foi exatamente há cem (100) anos, no dia 29 de maio de 1919 que a Teoria da Relatividade de Einstein foi Confirmada na Ilha do Príncipe em S. Tomé e Príncipe com a observação do Eclipse do Sol, e também com a observação do Eclipe no Brasil nesse mesmo Dia!


domingo, 12 de maio de 2019

2018/2019 - Sporting Clube de Portugal é Duplo Campeão Europeu (Futsal e Hóquei em Patins)

12-05-2019 - Na Época Desportiva de 2018-2019 o Sporting Clube de Portugal é Duplo Campeão Europeu, ao sagrar-se Campeão Europeu de Futsal em 28-04-2019, e  agora também no dia de hoje, 12-05-2019, ao sagrar-se também Campeão Europeu de Hóquei em Patins, em final disputada contra o Futebol Clube do Porto no Pavilhão João Rocha.
Ref.as:
https://www.ojogo.pt/modalidades/futsal/noticias/interior/sporting-sagra-se-campeao-europeu-de-futsal-pela-primeira-vez-10841865.html
https://www.record.pt/modalidades/hoquei-em-patins/detalhe/sporting-vence-fc-porto-e-sagra-se-campeao-europeu-de-hoquei-em-patins?ref=HP_DestaquesPrincipais
LGT

sábado, 11 de maio de 2019

O Passado Não se Apaga (!?) - 10-05-2019 - Assembleia da República Desaprova Descongelamento da Carreira dos Professores

Se no dia 2 de maio de 2019 houve uma primeira aprovação do descongelamento da carreira dos professores (9 anos, 4 meses e 2 dias), apenas com os votos contra do governo PS, agora no dia 10 de maio de 2019, os deputados da Assembleia da República voltam atrás nessa primeira decisão, ou melhor, nessa primeira intenção, e acabam por rejeitar o descongelamento da carreira dos professores, segundo notícia divulgada em www.rtp.pt/noticias, com os votos contra o descongelamento vindos do PS, PSD e CDS-PP, e os votos favoráveis do BE, PCP e PEV, tendo o PAN optado pela abstenção! . Professores estes que já vieram admitir que uma nova greve poderá estar no horizonte próximo, como forma de luta para reivindicar a reposição do tempo integral de serviço para progressão na carreira.
"Com o resultado desta votação fica em vigor o decreto do Governo que recupera apenas dois anos, quatro meses e 18 dias do tempo de serviço (referente ao período entre 2011 e 2017)".

Um dos argumentos utilizado por membro do governo para que o descongelamento não ocorra, foi o de que, "O Passado não se Apaga!"A este propósito temos a dizer que o passado não se apaga, mas "No presente reescreve-se e dignifica-se o que no futuro será passado!"
Ref.ª: https://www.rtp.pt/noticias/pais/parlamento-chumba-contagem-integral-do-tempo-de-servico-dos-professores_n1146628
LGT

sábado, 4 de maio de 2019

Assembleia da República (AR) Aprova Recuperação de 9 Anos, 4 Meses e 2 Dias de Tempo de Serviço que tinha sido Congelado aos Professores

2 de maio de 2019 - A Assembleia da República Aprova a Recuperação de 9 Anos, 4 Meses e 2 Dias de Tempo de Serviço que tinha sido congelado aos Professores.

Segundo responsáveis do governo, a recuperação do referido tempo de serviço, ou seja, o descongelamento de 9 anos, 4 meses e 2 dias na carreira dos professores, implica o pagamento de retroativos. Ou seja, dá a ideia de que, como consequência do descongelamento das carreiras dos professores, os mesmos serão ressarcidos pelo não recebimento de toda a remuneração a que teriam direito, caso não tivesse acontecido o referido congelamento dos 9 anos, 4 meses e 2 dias. Dito de outra forma, dá a ideia de que os professores teriam direito ao pagamento de retroativos efetuado pelo Estado, em montante equivalente a igual período (9 anos, 4 meses e 2 dias).

Pelo exposto, quer-nos parecer que estamos na presença de argumentos e de comunicação que visa talvez confundir a opinião pública, fazendo crer que os professores serão ressarcidos do montante não recebido durante o período em que viram o seu tempo de serviço congelado!  
Na verdade, os professores ao reivindicarem o descongelamento dos 9 anos, 4 meses e 2 dias, apenas estão a reivindicar aquilo que lhes é legitimo, ou seja, a atualização do seu verdadeiro tempo de serviço com a devida colocação no respetivo escalão a que esse tempo de serviço dá direito, e não a reinvindicação do pagamento do montante perdido por força do referido congelamento.
Ref.ª: https://www.dn.pt/poder/interior/costa-diz-que-se-demite-se-decreto-for-aprovado-10859421.html

Como consequência da referida recuperação do tempo de serviço, foi divulgada informação segundo a qual o governo se irá demitir, caso a referida recuperação de tempo de serviço venha de facto a ser posta em prática! Não obstante e apesar de tudo, pese embora a referida informação divulgada, felizmente que vivemos em democracia e, assim sendo, os deputados eleitos para o Parlamento representam a vontade do povo e há que respeitar  as decisões! 
Se a maioria no Parlamento decide descongelar a progressão na carreira dos professores, o governo terá de aceitar tal decisão e terá de continuar a governar!
Viva a democracia!
Ref.: 

Filipa Melo Bragança