Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Milhares de Toneladas de Lixo Proveniente da Itália Chegam a Portugal - Desvantagens da Globalização - Italian Garbage Comes to Portugal

Italian Garbage Comes to Portugal
Inspeção-Geral do Ambiente soube pela RTP deste envio de lixo para Portugal

A globalização tem aspetos positivos, mas pode também ter o seu lado muito negativo.
Segundo notícia divulgada no Jornal das 20 horas na RTP 1 de hoje (3 de Novembro de 2016), mais de duas mil e quinhentas toneladas de lixo Italiano, mais concretamente 2736 toneladas, chegaram a Portugal ao Porto de Setúbal, na passada sexta feira (28 de Outubro de 2016) no cargueiro Italiano "Vento di Tramontana", tendo sido depositadas no aterro sanitário em Setúbal, para serem eliminadas (é caso para dizermos que não vieram bons ventos de Itália). Ainda segundo a mesma fonte, ao longo de um ano Portugal pode vir a receber 60 mil toneladas deste lixo Italiano, a fim de serem eliminadas no aterro, situação que é inédita para nós, segundo os ambientalistas. Os resíduos são provenientes do sul de Itália, mais concretamente da região de Campânia que acumula seis milhões de toneladas de resíduos sem solução, há vários anos.
Portugal está a receber toneladas de lixo italiano
Lixo Italiano depositado em Portugal
Referência: http://www.rtp.pt/noticias/pais/portugal-esta-a-receber-toneladas-de-lixo-italiano_n959122
Na referida notícia é referido ainda que: ""Portugal deve obviamente estar alerta", disse à RTP Francisco Ferreira, Presidente da Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável. "As fontes que contactámos disseram-nos que nunca uma quantidade tão grande tinha efectivamente entrado no País"
Francisco Ferreira diz que "como se trata de uma situação excepcional, e como se trata de uma primeira situação, é fundamental que haja um acompanhamento mais detalhado das autoridades portuguesas". O ambientalista defende que "a Inspeção-Geral do Ambiente devia verificar o conteúdo, fazer uma amostragem"
No entanto, a RTP sabe que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) - que autoeiza estes movimentos - não informou a Inspeção-Geral do Ambiente (APA) - que autoriza estes movimentos - não informou a Inspeção-Geral do Ambiente sobre esta operação. E também não inspecionou os resíduos que deram entrada em Portugal, porque confiou nas análises das entidades italianas. 
À RTP, fonte da área dos resíduos da APA adiantou que a agência não tem capacidade para recolher amostras a todos os resíduos que chegam e que, se houver problemas, a responsabilidade será de Itália. Entretanto o lixo já está em Portugal.
Em Itália, o negócio do lixo tem sido alvo de manifestações populares, com a máfia napolitana, a Camorra, a controlar durante anos este circuito. Por essa razão os ambientalistas alegam que se trata de um país de risco."

Em conclusão, já temos por cá algumas coisas bem "chatinhas" no nosso País maravilhoso à beira mar "plantado" e agora só nos faltava ter que levar com o lixo dos outros!
E quais serão os benefícios que Portugal obtém por receber tamanha montanha de entulho italiano? E esperamos que seja tudo entulho normal e que não apareça nenhuma "surpresa" ainda mais desagradável no meio de tamanha lixeira mal cheirosa!

Enviar um comentário