5W40 vs 10W40 e 5W40 vs 5W30
Qual a diferença entre o óleo 5W40 e 10W40? E entre 5W40 e 5W30?
Qual a diferença entre o óleo 5W40 e 10W40? E entre 5W40 e 5W30?
Deverei escolher um óleo 5W40 ou 10W40? 5W40 ou 5W30? Qual o melhor óleo para motor automóvel?
Na altura de comprarmos um óleo para o motor da nossa viatura, muitos de nós já fomos confrontados com esta dúvida.
Para começar há que distinguir três tipos de óleos para motor:
- Mineral;
- Semi sintético;
- Sintético.
O óleo sintético é muito mais elaborado do que o mineral, é utilizado em motores de alta performance e é também mais caro. Os óleos sintético e semi sintético oferecem em princípio melhores garantias de proteção e durabililidade ao motor do seu automóvel.
O óleo sintético é muito mais elaborado do que o mineral, é utilizado em motores de alta performance e é também mais caro. Os óleos sintético e semi sintético oferecem em princípio melhores garantias de proteção e durabililidade ao motor do seu automóvel.
10W40 vs 5W40
Óleos com a designação 5 W 40 são sintéticos e os que possuem a designação 10 W 40 são em princípio semi sintéticos, mas também existem sintéticos com essa designação (ex. Galp Energy Premium Plus 10 W 40).
Para um óleo de motor identificado como "10W40", o primeiro número que aparece, "10", é uma referência a "Graus Celcius" (ºC) e o "W" é a inicial de "Winter" (Inverno), o que significa que o motor com um óleo 10W deve arrancar e funcionar adequadamente quando a temperatura externa é de 10 graus Celcius (50 graus Fahrenheit) durante o Inverno. O motor com óleo 5W significa que deve arrancar e funcionar adequadamente quando a temperatura externa é de 5 graus Celcius.
Um motor com o óleo 5W40 em princípio poderá fazer 15 mil Km. Já com o 10W40 será mais adequado mudar o óleo aos 10 mil Km.
5W40 vs 5W30
W40 e W30 tem relação com a capacidade de viscosidade e lubrificação. O número "40" e o número "30" dão indicação sobre o comportamento do óleo em função da temperarura, ou seja, permitem saber se o óleo fica mais fino ou mais grosso após aumentar a temperatura do motor. Desta forma, tem influência direta na densidade, mesmo estando com uma temperatura ambiente de 20ºC. Observando os dados obtidos em testes realizados temos:
Grau SAE 5W-40
Densidade @ 20ºC - 0,853
Viscosidade cSt @ 40°C - 87,8
Viscosidade cSt @ 100°C – 14,7
Índice de Viscosidade - 156
Ponto de Fulgor, COC, °C - 226
Ponto de Fluidez, °C D-97 - -42
Grau SAE 5W-30
Densidade @ 20ºC - 0,8480
Viscosidade cSt @ 40°C – 56,2
Viscosidade cSt @ 100°C – 9,95
Índice de Viscosidade - 155
Ponto de Fulgor, COC, °C - 220
Ponto de Fluidez, °C - -45 Conclusão: 5w30 é mais fino que o 5w40, em qualquer temperatura.
Densidade @ 20ºC - 0,853
Viscosidade cSt @ 40°C - 87,8
Viscosidade cSt @ 100°C – 14,7
Índice de Viscosidade - 156
Ponto de Fulgor, COC, °C - 226
Ponto de Fluidez, °C D-97 - -42
Grau SAE 5W-30
Densidade @ 20ºC - 0,8480
Viscosidade cSt @ 40°C – 56,2
Viscosidade cSt @ 100°C – 9,95
Índice de Viscosidade - 155
Ponto de Fulgor, COC, °C - 220
Ponto de Fluidez, °C - -45 Conclusão: 5w30 é mais fino que o 5w40, em qualquer temperatura.
5W30 é mais caro, mas apresenta uma qualidade superior e permite fazer 30 mik Km, o que é o dobro da utilização permitida pelo 5W40 entre cada mudança de óleo.
Um cuidado a ter com o óleo do motor, consiste em evitar um uso que ultrapasse a recomendação do fabricante, bem como evitar a mistura de óleos com especificações diferentes, já que a utilização inadequada ou a troca mal feita prejudica a lubrificação e a refrigeração interna.
Uma outra dica: se já utiliza um óleo sintético no motor da sua viatura, não deve mudar para um óleo mineral porque este último tem qualidade inferior. Contudo, poderá mudar de um óleo mineral para um sintético. A especificação do óleo é o mais importante, independentemente da marca desse óleo.
Distribuindo pelos 3 lugares do Pódio, os 3 Principais Tipos de Óleo de Motor Automóvel, por específicação técnica temos:
1º - 5 W 30
2º - 5 W 40
3º - 10 W 40
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