Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Desemprego em Portugal Segundo o INE atinge os 14,9% no 1º Trimestre de 2012, mas o Desemprego Real andará pelos 20%!

Implosão da Economia Nacional em Marcha - Actualização em 16 de Maio de 2012!

Instituto nacional de Estatística (INE) confirma desemprego record em Portugal no 1º Trimestre de 2012!

Notícia THE BESTS relacionada: Taxa de Desemprego em Portugal atingiu os 15,3% em Março, segundo dados do Eurostat

Relembramos que o cálculo do INE é trimestral e do Eurostat é mensal, daí a ligeira diferença de 0,4!

Transcrevemos excerto na notícia publicada em economia.publico.pt:
"A taxa de desemprego real em Portugal rondou os 20% no primeiro trimestre, o que corresponde a mais de um milhão de desempregados, quando se faz as contas incluindo a população que não procurou emprego nas últimas semanas antes de ser inquirida pelo INE.

A diferença é enorme face aos valores oficiais divulgados para a taxa de desemprego, que são de 14,9% para o primeiro trimestre deste ano 14,0% para os últimos três meses do ano passado, e também face ao número de desempregados oficiais, que se situa em respectivamente 819,3 mil e 771 mil.

O INE, bem como as autoridades estatísticas europeias, não consideram como desempregadas as pessoas que declaram que pretendem trabalhar, mas que nas últimas três semanas antes de responderem ao Inquérito ao Emprego não fizeram diligências para encontrar trabalho. No entanto, contabiliza-as, o que permite calcular uma taxa de desemprego mais próxima da realidade.

Assim, adicionando os 202,1 mil inactivos disponíveis e os 90,8 inactivos desencorajados no primeiro trimestre do ano quer aos desempregados quer à população activa, e subtraindo o número de sobreposições de indivíduos que cabem nos dois conceitos (88,2 mil), obteve-se uma taxa de 18%, que tem subjacente 1,024 milhões de desempregados e 5,686 milhões de activos. (...)"

<p>Três irmãos desempregados fotografados para o blogue <a href="http://blogues.publico.pt/odesempregotemrosto/" target="_blank"><i>O Desemprego Tem Rosto</i></a></p>
Três irmãos desempregados fotografados para o blogue O Desemprego Tem Rosto
(Daniel Rocha)
Enviar um comentário