Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Relatório do FMI para Portugal - Projeções económicas para a Primavera de 2012: Apenas a Grécia e o Sudão têm pior desempenho do que a Economia Portuguesa!

FMI alerta para o perigo do impacto da austeridade excessiva sobre a economia, em linha com as recomendações do THE BESTS desde há meses!

Pior que Portugal, só a Grécia e o Sudão!
Segundo notícia divulgada em agenciafinanceira.iol.pt, na longa lista de Países que o Fundo Monetário Internacional contempla nas suas previsões de Primavera, pior crescimento do que a economia portuguesa para a Primavera de 2012, apenas está a Grécia e o Sudão, um País Africano que está em guerra civil há 46 anos!

Transcrevemos excerto da notícia: "Em 2012, a Grécia terá uma recessão de 4,7% e o Sudão irá contrair 7,3%. Na lista dos três piores, o FMI confirma a recessão nacional de 3,3% este ano (...).

Para o FMI, Portugal estará numa «recessão profunda», da qual só começará a sair em 2013, apontando para uma contração de 2,3% ainda no último trimestre deste ano.

2013 será então pontuado por uma ligeira retoma de 0,3%. Mas com valores tão baixos, o desemprego continuará muito alto, a rondar os 14%, tal como este ano.

Aliás, com a projeção de crescimento de 1,5% apenas para 2017 - dados muito similares aos alcançados em 2010, quando Portugal cresceu 1,4% - é fácil de calcular que, se nos esperam para os próximos anos tão baixos níveis de crescimento, a taxa de desemprego manter-se-á elevada. (...)"

Por último o FMI alerta para o perigo do impacto da austeridade excessiva sobre a economia.

Pior que Portugal, só a Grécia e o Sudão!

4 comentários:

Anónimo disse...

O FMI é que chegou cá e impôs a austeridade. Com o Sócrates tínhamos continuado a gastar na maior até rebentar a bolha.

THEBESTS2010 disse...

Devido a seis anos de governação ruínosa do executivo de José Sócrates, obviamente que se impõem medidas de austeridade, mas que terão de ser inteligentes, justas, sensatas, equilibradas e exequíveis!
Contudo, a austeridade extrema e repentina que tem sido implementada pelo executivo de Pedro Passos Coelho e que ultrapassou até o memorando de entendimento estabelecido com a Troika, é demasiado violenta e inexequível, porque esmaga o poder de compra, reduz drásticamente a procura interna, promove a falência de empresas e o desemprego e mata a economia! Seca tudo à volta!
Austeridade sim, mas inteligente, sensata, equilibrada, justa e exequível!
A grande virtude está na justa medida de todas as coisas! Só na justa medida e equilíbrio se consegue simultânemanete, reduzir o déficite e ao mesmo tempo promover o crescimento económico!

Anónimo disse...

O que explica a austeridade excessiva do actual governo? Profunda incompetência? Vontade de destruir o país?

THEBESTS2010 disse...

Boa pergunta caro leitor! A nosso ver, trata-se de insensibilidade e desconhecimento da realiade social, cultural e económica de um Portugal profundo e "distante" do Terreiro do Paço!
A aposta na auteriade extrema que ultrapassa até o memorando de entendimento estabelecido com a Troika, é também reveladora do desnorte e do mais completamento desconhecimento das especificidades das pequenas e micro empresas nacionais!