Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Suicídio de Duas Professoras de Biologia do Quadro da Escola Secundária Infanta D. Maria em Coimbra

O Recente suicídio de duas Professoras de Biologia do Quadro da prestigiada Escola do Ensino Público, a Escola Secundária Infanta D. Maria em Coimbra que habitualmente aparece nos primeiros lugares dos Rankings Nacionais, tem passado despercebido nos meios de comunicação Social, mas há questões por explicar e que deverão motivar uma reflexão profunda, já que poderão ter sido determinantes para conduzir estas duas docentes a uma situação limite e de profundo desespero.

Serão as mortes destas duas Professoras uma mera coincidência, ou pelo contrário, serão consequência de uma conjuntura política, económica e social que terá levado as Professoras Maria de Jesus de 49 anos de idade e Maria de Fátima de 47 anos de idade, a colocarem deliberadamente termo às suas vidas?

Maria de Jesus de 49 anos de idade, solteira, afogou-se, a 10 de Janeiro de 2012 na Figueira da Foz. Maria de Fátima, 47 anos, mãe de um rapaz e de uma rapariga, enforcou-se no dia 27 de Janeiro em Coimbra.

Embora não exista a consciência pública para este facto, a Profissão de Professor é uma das que mais desgaste psicológico provoca. Acresce que nos últimos anos esta tem sido uma das Profissões em que os trabalhadores sentiram a maior desvalorização e humilhação por parte do poder político, bem como de outros setores da Sociedade Portuguesa. Desrespeito pela Classe Profissional que se traduz nas mudanças e experiências sistemáticas de que o sector da Educação em Portugal tem sido alvo, pressão para melhoria de resultados escolares de alunos que muitas vezes pouco ligam à escola, congelamento de progressões na carreira, corte de salários, confisco de dois salários a partir de 2012 (subsídios de férias e de Natal)... Valerá a pena "vestir a camisola" em prol da Educação de um Povo e de toda a evolução de uma Pátria madrasta?

Aparentemente as Professoras Maria de Jesus e Maria de Fátima atingiram o limite das suas forças e desistiram de continuar.

THE BESTS envia as sentidas condolências às respectivas famílias e presta uma singela mas justa homenagem às Professoras Maria de Jesus e Maria de Fátima, relembrando que durante mais de duas decádas deram o melhor de si dignificando a sua profissão e contribuiram para que milhares de  cidadãos sejam hoje pessoas válidas e mais bem formadas e preparadas na função que exercem na sociedade, sejam eles biólogos, investigadores, professores, médicos, enfermeiros, engenheiros, etc.

Fonte: campeaoprovincias.com
Enviar um comentário