Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Consumo e Actividade Económica Portuguesa Recuam 33 Anos, ao Nível do Ano de 1978

Segundo notícia publicada hoje no "Jornal I", Actividade económica e consumo privado encontram-se em queda. A contracção dos dois indicadores é a maior desde 1978, período conturbado que se vivou logo após a Revolução do 25 de Abril.

Transcrevemos excerto da notícia publicada em ionline.pt:
- "Os indicadores coincidentes de actividade económica e do consumo privado do Banco de Portugal (BdP) voltaram a cair em Novembro, atingindo mínimos históricos de 1978.

O indicador coincidente da actividade económica caiu em Novembro 3,2% relativamente ao ano anterior, agravando a tendência negativa que se regista desde o início do ano. Já o indicador coincidente do consumo privado caiu 4,5%, o 12.o mês consecutivo em queda.

Ambos os valores constituem mínimos negativos desde que há dados disponíveis (Janeiro de 1978).  (...)"

Comentário THE BESTS:
- No actual contexto de subida generalizada de preços, motivada sobretudo pelo aumento do IVA e dos custos energéticos, destacando o forte aumento do preço da electricidade, associado aos cortes nos Subsídios de Férias e de Natal dos Funcionários Públicos no ano 2012 e nos próximos (tendencia para se estender ao Sector Privado), prevemos que o consumo, bem como a situação económica e social do País se vai agravar ainda mais nos próximos anos, recuando a níveis ainda piores do que o registado em Janeiro de 1978.

Fonte: ionline.pt
Enviar um comentário