Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

sábado, 31 de dezembro de 2011

Chineses da Three Gorges Corporation Compram 21,35% do Capital que o Estado Português detinha na EDP e passam a ser o Maior Acionista

Escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico

Chineses da Three Gorges Corporation adquirem a participação de capital que o Estado Português detinha na EDP, passando a ser o novo maior acionista da Eléctrica Portuguesa, detendo 21,35% do seu Capital, operação que custou ao Grupo Chinês 2700 milhões de Euros e que foi a maior operação de privatização de sempre em Portugal.
O presente investimento Chinês em Portugal abre a porta para um novo ciclo. BCP e REN poderão ser os próximos investimentos.Na foto,  António Mexia, CEO da EDP e Cao Guangjing, Chairman da Three Gorges Corporation, assinalam o momento.


Comentário THE BESTS: Aparentemente, no imediato, o acordo de compra de 21,35% da EDP pelos Chineses é um bom negócio para a EDP, para o Estado Português e até eventualemte para a economia Portuguesa, uma vez que é operação que traz algum prestígio e poderá devolver alguma confiança à economia portuguesa.
Porém, as questões que se colocam a médio/longo prazo são as seguintes:

a) Será que devemos permanecer tranquilos ao sabermos que um companhia estrangeira passou a ser o maior acionista da Elétrica Nacional, com mais de 21 % do seu Capital?

b) Será que não estamos a perder em demasia a nossa soberania?

c) Numa economia, tudo depende dos custos energéticos! O que acontecerá se o novo acionista pretender "disparar" o preço da eletricidade em Portugal?

Three Gorges assina acordo para compra da EDP
Vídeo: TVI 24
Enviar um comentário