Chineses da Three Gorges Corporation adquirem a participação de capital que o Estado Português detinha na EDP, passando a ser o novo maior acionista da Eléctrica Portuguesa, detendo 21,35% do seu Capital, operação que custou ao Grupo Chinês 2700 milhões de Euros e que foi a maior operação de privatização de sempre em Portugal.
O presente investimento Chinês em Portugal abre a porta para um novo ciclo. BCP e REN poderão ser os próximos investimentos.Na foto, António Mexia, CEO da EDP e Cao Guangjing, Chairman da Three Gorges Corporation, assinalam o momento.
Comentário THE BESTS: Aparentemente, no imediato, o acordo de compra de 21,35% da EDP pelos Chineses é um bom negócio para a EDP, para o Estado Português e até eventualemte para a economia Portuguesa, uma vez que é operação que traz algum prestígio e poderá devolver alguma confiança à economia portuguesa.
Porém, as questões que se colocam a médio/longo prazo são as seguintes:
a) Será que devemos permanecer tranquilos ao sabermos que um companhia estrangeira passou a ser o maior acionista da Elétrica Nacional, com mais de 21 % do seu Capital?
b) Será que não estamos a perder em demasia a nossa soberania?
c) Numa economia, tudo depende dos custos energéticos! O que acontecerá se o novo acionista pretender "disparar" o preço da eletricidade em Portugal?
Vídeo: TVI 24
Sem comentários:
Enviar um comentário