Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

domingo, 2 de outubro de 2011

Português George Wright, ou melhor, José Luís Jorge Santos, Teme Pela Vida se for Extraditado para os Estados Unidos

Cidadão Portugês George Wright de origem americana, ou melhor, José Luís Jorge Santos, foi detido aos 68 de idade por crimes cometidos nos Estados Unidos da America há mais de 40 anos.

A Justiça norte americana já veio pedir a extradição deste cidadão Português, mas o mesmo teme pela sua vida, caso este pedido seja aceite - Fonte: tvi24.iol.pt videos george-wright-extradicao-julgamento-eua - CONTÉM VÌDEO 

José Luís Jorge Santos que era procurado pela justiça norte americana há 41 anos, embora de origem norte americana, é presentemente um cidadão Português de pleno direito, uma vez que obteve a respectiva naturalização ao casar com a cidadã Portuguesa, Maria do Rosário Valente, no ano de 1990.

Este cidadão cumpriu há 41 anos 7 anos de prisão em cadeia norte americana, tendo-se evadido na altura sem ter cumprido a totalidade da pena a que tinha sido condenado. Acusado por crime de homícidio num assalto a uma gasolineira nos Estados Unidos e pelo sequestro de uma avião da Delta Airlines, José Luís Jorge Santos, em 1972, numa cena digna do cinema, protagonizou um dos episódios mais caricatos de sempre na História do FBI, tendo deixado os Agentes do FBI Literalmente de tanga. Transcrevemos excerto de notícia publicada em tvi24.iol.pt (Contém Vídeo):

"George Wright participou num dos mais dramáticos sequestros de aviões nos EUA nos anos 1970, que teve repercussões políticas importantes. Nos Estados Unidos, o desvio do voo 841 da Delta Airlines, em 1972, ficou marcado pelas imagens de um agente do FBI (polícia federal) a dirigir-se para o avião na pista do aeroporto de Miami, vestido apenas com um fato de banho, e carregando um saco de dinheiro.

O jornal «New York Daily News» escreve esta quarta-feira que a «humilhação» do «incidente do fato de banho» contribuiu para que o FBI prosseguisse a sua busca por Wright, mesmo ao fim de quase quatro décadas.

A 31 de Julho de 1972, Wright entrou num avião que seguia de Detroit (norte dos EUA) para Miami (sudeste) vestido de padre. Levava uma bíblia - dentro da qual escondia uma arma.

Wright e os seus cúmplices assumiram controlo do avião, tomando como reféns 88 passageiros, e exigiram o pagamento de um resgate de um milhão de dólares (o maior de sempre na altura num caso de pirataria aérea)".

Casado com a Portuguesa Maria do Rosário Valente, filha de um General, José Luís Jorge dos Santos viveu cerca de trinta anos com a mulher e os dois filhos de 24 e 26 anos, na aldeia de Casas Novas, em Colares, Sintra e a vizinhança considerava-o «simpático», noticia a agência Lusa. Fonte: tvi24.iol.pt (Contém Vídeo)
Enviar um comentário