Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Escolas Novas e Requalificadas Consomem mais Gás e Eletricidade, mas Passos Coelho Avisa que vão ter que Consumir Menos Energia

Construção e reabilitação das novas escolas que foram alvo de intervenção pela Parque Escolar, não acautelou a poupança de energia (gás e eletricidade)

Publicação THE BESTS relacionada: Honorários dos Arquitetos da Parque Escolar

Transcrevemos excerto da notícia publicada em dn.pt:
"O primeiro-ministro admitiu hoje a necessidade de encontrar uma "resposta estrutural" para as escolas que tiveram aumentos de consumos energéticos anormais na sequência de "erros de concepção" de projectos, por considerar não ser possível criar um IVA diferenciado.

Em declarações em Viseu, onde inaugurou dois centros escolares, Passos Coelho disse que, "por erros de concepção, houve várias escolas, sobretudo desta nova vaga, que foram reabilitadas ou feitas de novo ao nível da Parque Escolar", que levaram ao "aumento dos encargos com consumos eléctricos muito para além daquilo que é normal" nas escolas.

"Elas já estavam com dificuldades, o que significa que alguns desses projectos terão de ser revistos de modo a que as escolas possam fazer face, nos seus orçamentos, a esse tipo de despesas", afirmou."

A este propósito, transcrevemos ainda oportuno comentário colocado por  Morgan em ProfBlog:

"Cortar na electricidade? Claro. Numa escola nova, tem um ano de uso, os serviços administrativos não têm qualquer janela. Os corredores são interiores; os dois principais têm mais de 80 metros de comprimento. Poupa-se luz? Como? 


Só os aparelhos que estão no telhado foi uma fortuna e nunca funcionaram pois a despesa é incomportável.


As fichas e os testes estão limitados a números por período e a folhas; nas actas os espaços e as letras diminuíram. Foram dadas instruções para pedir aos encarregados de educação para oferecerem resmas de papel.


Quem foi responsável por este tipo de construção? Deveria ir preso... e mais não digo"
Fonte: http://www.profblog.org/2011/09/pedro-passos-coelho-da-ordem-para.html
Enviar um comentário