Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Três Marchadoras Portuguesas nas dez Primeiras da Classificação da Prova de 20 Km Marcha do Mundial de Atletismo

Susana Feitor, Ana Cabecinha e Inês Henriques, escrevem uma página na História do Atletismo Mundial
As Marchadoras Portuguesa Brilham no Campeonato do Mundo de Atletismo que decorre em Daegu, na Coreia do Sul, já que as três atletas Portuguesas que participaram na prova dos 20 Km Marcha, conseguiram o feito notável de entrar nas dez primeiras da classificação.

De assinalar a brilhante prestação das Atletas de Rio Maior, Susana Feitor e Inês Henriques, bem como  a excelente prestação de Ana Cabecinha.

Susana Feitor foi 6ª classificada aos 36 anos de idade,  nesta que foi a sua 11ª  participação em Campeonatos do Mundo de Atletismo. Destaque também para Ana Cabecinha pela excelente 7ª posição obtida, com um tempo inferior a uma hora e 32 minutos. Aplauso também para Inês Henriques pelo seu 10º lugar na Prova.

As três atletas Portuguesas no TOP TEN dos Mundias de Marcha, constitui de facto um feito notável. Já no ano passado, a Selecção Nacional de Marcha Feminina se tinha destacado ao vencer a Taça do Mundo de Marcha Atlética.

A Russa Olga Kaniskina, campeã olímpica, tornou-se tri-campeã do mundo nos 20 km marcha ao cumprir a prova em 1:29:42. A Chinesa Liu Hong ficou na 2ª posição, ao cumprir os 20 Km Marcha em 1:30:00. A Russa Anisya Kirdyapkina terminou na 3ª posição com a marca de 1:30:12.

Recordamos que Susana Feitor em 1990, com apenas 15 anos de idade, surpreendeu o Mundo do Atelismo ao ser campeã do mundo de Juniores nos 5 Km Marcha. Em 1994 foi segunda classificada em 5 Km, no Mundial de Juniores realizado em Lisboa. Em 1991 foi segunda no Campeonato da Europa de Juniores e em 1993 foi Campeã da Europa de Juniores na mesma distância.
Uma palavra também de destaque e um aplauso para o Treinador de Rio Maior, Jorge Miguel que, com o apoio do ex Presidente da Câmara Silvino Sequeira, conseguiu fazer de Portugal uma das grande potencias da marcha Mundial, a par da China e da Rússia e, ao mesmo tempo, oferecer a Rio Maior o título de Cidade Capital da Marcha Nacional e uma referência da Marcha a nível Mundial.

Porém, é também de registar que nem tudo são rosas na Marcha Nacional e que para além do excelente Grupo de 4 ou 5 Marchadoras do Top Mundial, das quais destacamos, Susana Feitor, Ana Cabecinha, Inês Henriques e Vera Santos, para já, ainda não se vislumbram sucessoras à altura.
Susana Feitor
susanafeitor_mundial
Fonte: radiolatina.lu
Enviar um comentário