Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Onda de Violência e de Anarquismo Juvenil Descontrolado Avança na Inglaterra, Através de Mobilização Pelas Redes Sociais e Telemóveis

Violência não dá Tréguas - Londres em Chamas Pela Terceira Noite Consecutiva
Túmultos e caos tendem a continuar em Londres e em outras cidades da Inglaterra

As tensões sociais, o mau relacionamento com a polícia e a recente morte pela polícia, de Mark Duggan de 29 anos, gerou uma onda de violência e de Vandalismo no Bairro de Tottenham, situado no norte de Londres. Este bairro caracteriza-se pela diversidade racial, sendo habitado fundamentalmente por imigrantes africanos e das caraíbas. Os jovens que provocam os distúrbios serão na sua maioria nascidos na Inglaterra, mas que constituem a segunda geração destes  emigrantes.

Jovens sobretudo descentes de pais de origem jamaicana e de outros países africanos e das Caraíbas, organizam-se e mobilizam-se através das redes sociais e dos telemóveis. Os grupos contém jovens com idades a partir de 11, 12, 13, 14. Pelo menos 440 pessoas já foram detidas e entre elas há uma criança de apenas 11 anos.
Ao longo de três noites de onda de vandalismo,  os jovens partem, roubam e incendeiam carros e edificios. É o descontrolo total que neste momento não se confina apenas ao Bairro de Tottenham, tendo alargado fronteiras para as cidades de Bristol, Birmingham e Liverpool.
Polícia e bombeiros vêm-se impotentes para travar a onda de vandalismo e de terror nas cidades inglesas. Há ataques a esquadras da Policia. Há zonas onde a polícia, perante a sua incapacidade em resolver o problema, já solicitou a ajuda de forças do Exército, o que já aconteceu em duas zonas de Londres.
De salientar ainda que estes jovens se encontram de férias e sem ocupação de tempos livres, uma vez que devido a medidas de contenção de custos, terminaram os clubes/centros de juventude e os programas de ocupação de tempos livres vocacionados para estes jovens em período de férias.
Um dos alvos predilectos destes jovens são as lojas de electrodomésticos e de equipamentos informáticos, sendo aqueles vistos por vezes a filmar orgulhosamente o produto do saque, com pequenas câmaras de vídeo e telemóveis.
O Primeiro Ministro Britânico David Cameron, poderá vir a decretar o recolher obrigatório nas zonas mais afectadas.

As principais razões para todo este caos serão a falta de ocupação destes jovens em férias escolares, pais e famílias que sentem fortemente os efeitos da crise, famílias destruturadas, desenquadramento cultural e social, bem como o consumismo e o mediatismo exarcebado.
A passividade inicial da polícia inglesa também terá contribuido para o agravar da situação.
Londres em chamas na terceira noite consecutiva de violência (SIC)
VÍDEO - "Vandalismo em Londres" - Fonte: sic.sapo.pt
Enviar um comentário