Governo PSD/CDS anuncia Novo Modelo de Avaliação de Professores no Ensino Público, a partir do Ano Lectivo 2011/2012
Vão manter-se as quotas para atribuição das Classificações de Muito Bom e Excelente e vai haver uma avaliação interna e uma externa.
Ainda segundo o Ministério de Nuno Crato, os professores mais antigos, nomedamente, dos 8º, 9º e 10º Escalões, não vaõ ser sujeitos a avaliação. Estes professores representam cerca de 1/3 do total dos professores efectivos, ou seja, 30 a 40 mil professores, entre um total de cerca de 120 mil efectivos.
Ainda segundo o Ministério de Nuno Crato, os professores mais antigos, nomedamente, dos 8º, 9º e 10º Escalões, não vaõ ser sujeitos a avaliação. Estes professores representam cerca de 1/3 do total dos professores efectivos, ou seja, 30 a 40 mil professores, entre um total de cerca de 120 mil efectivos.
Transcrevemos excerto da notícia publicada em tv1.rtp.pt,:
"O Ministério da Educação enviou aos sindicatos a nova proposta de modelo de avaliação de professores. O documento prevê uma avaliação interna feita em todos os escalões e na qual participa a escola em que o professor dá aulas, e uma componente externa, centrada na observação das aulas e realizada por avaliadores externos.
O novo modelo que ontem foi entregue aos sindicatos e disponível no Site do Ministério da Educação, prevê que “os ciclos de avaliação serão mais longos, coincidindo com a duração dos escalões da carreira, o que permite uma maior tranquilidade na vida das escolas e que todos os professores participam no processo sem prejudicar o seu trabalho com os alunos”
(...) Cumprindo os princípios gerais anteriormente apresentados e garantindo que nenhum docente será prejudicado pelos resultados das avaliações obtidas nos modelos de avaliação precedentes, após o final do primeiro ciclo de avaliação cada docente optará para efeitos de progressão na carreira pela classificação mais favorável nos três ciclos entretanto realizados.
Os professores irão realizar um “ relatório de autoavaliação que tem por objectivo envolver o avaliado na identificação de oportunidades de desenvolvimento profissional e na melhoria dos processos de ensino e dos resultados escolares dos alunos.
A avaliação terá uma natureza externa no caso dos docentes em período probatório, dos docentes nos 2.º e 4.º escalões da carreira e sempre que o avaliado requeira a atribuição da menção de Excelente. Para este efeito, será constituída uma bolsa de avaliadores formada por docentes de todos os grupos de recrutamento, sendo a avaliação externa centrada na observação de aulas e no acompanhamento da prática pedagógica e científica do docente.
Esta proposta vai servir de base à negociação com as organizações sindicais de professores, e a primeira ronda está marcada para os dias 22 e 23 de Agosto."
(...) Cumprindo os princípios gerais anteriormente apresentados e garantindo que nenhum docente será prejudicado pelos resultados das avaliações obtidas nos modelos de avaliação precedentes, após o final do primeiro ciclo de avaliação cada docente optará para efeitos de progressão na carreira pela classificação mais favorável nos três ciclos entretanto realizados.
Os professores irão realizar um “ relatório de autoavaliação que tem por objectivo envolver o avaliado na identificação de oportunidades de desenvolvimento profissional e na melhoria dos processos de ensino e dos resultados escolares dos alunos.
A avaliação terá uma natureza externa no caso dos docentes em período probatório, dos docentes nos 2.º e 4.º escalões da carreira e sempre que o avaliado requeira a atribuição da menção de Excelente. Para este efeito, será constituída uma bolsa de avaliadores formada por docentes de todos os grupos de recrutamento, sendo a avaliação externa centrada na observação de aulas e no acompanhamento da prática pedagógica e científica do docente.
Esta proposta vai servir de base à negociação com as organizações sindicais de professores, e a primeira ronda está marcada para os dias 22 e 23 de Agosto."
Sem comentários:
Enviar um comentário