Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

sábado, 13 de agosto de 2011

Governo Anuncia Encerramento de 297 Escolas do Primeiro Ciclo do Ensino Básico

Novo Governo, PSD/CDS, já anunciou que vai encerrar 297 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, sendo 132 Escolas no Norte, 95 Escolas no Centro e 58 na zona de Lisboa e vale do Tejo.
O Concelho de Portugal que vai ver mais escolas encerradas é o Concelho de Alcobaça, onde vão encerrar 12 Escolas. Penafiel foi o segundo Concelho que mais Escolas encerrou, o que aconteceu em 11 Escolas.
Segundo notícia divulgada em abola.pt, em 2 anos foram 1000 as escolas encerradas no País.

Para o THE BESTS, ao cotnrário do que dizia o antigo Governo PS de José Sócrates, o encerramento de escolas não se devia às más condições e falta de equipamentos dessas escolas, até porque muitas delas se encontram bem equipadas e sofreram obras de melhoramento há dois, três ou quatro anos. A questão que se pretende com o encerramento de escolas no primeiro ciclo do ensino básico, é quase exclusivamente economicista, uma vez que será talvez uma pequena minoria o número de escolas que não apresentarão as condicões necessárias para um bom funcionamento. Por outro lado, algumas das escolas estarão a ser encerradas, devido à transferência de alunos para os novos Centros Escolares.

É de sublinhar ainda que o encerramento de Escolas, em muitos casos, provoca grandes constrangimentos às famílias, umas vez que milhares de crianças de tenra idade passam a ter que sair de casa muito mais cedo, regressando apenas no final do dia. Por outro lado, é nossa convicção que o encerramento de escolas, assim como o encerramento de centros de saúde em meios pequenos, tende a fomentar a desertificação de algumas zonas do País. Ou seja, quando por um lado se tenta combater a desertificação, por outro, a contenção da despesa obriga a que se tomem medidas que não salvaguardam esse combate à desertificação.

Fonte: abola.pt
Enviar um comentário