Novo Governo, PSD/CDS, já anunciou que vai encerrar 297 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, sendo 132 Escolas no Norte, 95 Escolas no Centro e 58 na zona de Lisboa e vale do Tejo.
O Concelho de Portugal que vai ver mais escolas encerradas é o Concelho de Alcobaça, onde vão encerrar 12 Escolas. Penafiel foi o segundo Concelho que mais Escolas encerrou, o que aconteceu em 11 Escolas.
Segundo notícia divulgada em abola.pt, em 2 anos foram 1000 as escolas encerradas no País.
Para o THE BESTS, ao cotnrário do que dizia o antigo Governo PS de José Sócrates, o encerramento de escolas não se devia às más condições e falta de equipamentos dessas escolas, até porque muitas delas se encontram bem equipadas e sofreram obras de melhoramento há dois, três ou quatro anos. A questão que se pretende com o encerramento de escolas no primeiro ciclo do ensino básico, é quase exclusivamente economicista, uma vez que será talvez uma pequena minoria o número de escolas que não apresentarão as condicões necessárias para um bom funcionamento. Por outro lado, algumas das escolas estarão a ser encerradas, devido à transferência de alunos para os novos Centros Escolares.
É de sublinhar ainda que o encerramento de Escolas, em muitos casos, provoca grandes constrangimentos às famílias, umas vez que milhares de crianças de tenra idade passam a ter que sair de casa muito mais cedo, regressando apenas no final do dia. Por outro lado, é nossa convicção que o encerramento de escolas, assim como o encerramento de centros de saúde em meios pequenos, tende a fomentar a desertificação de algumas zonas do País. Ou seja, quando por um lado se tenta combater a desertificação, por outro, a contenção da despesa obriga a que se tomem medidas que não salvaguardam esse combate à desertificação.
Fonte: abola.pt
Fonte: abola.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário