Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

sábado, 7 de maio de 2011

Sondagem da Universidade Católica, poderá dar a vitoria eleitoral a José Sócrates – Será Verdade? vs A Política é como uma Porca Gorda

Sondagem Universidade Católica dá a vantagem eleitoral a Sócrates nas Legislativas vs
A Política é como uma Porca Gorda rodeadado por bacorinhos, onde todos mamam (Alusão ao Retrato / Caricatura que Rafael Bordalo Pinheiro faz da política portuguesa em finais do Século 19 - "A Política: A Grande Porca").
A propósito, sabe quem criou a figura do Zé Povinho?
Rafael Bordalo Pinheiro, criador da Figura do Zé Povinho, foi de facto um visionário.

Visão de Rafael Bordalo Pinheiro sobre a política portuguesa no final do século 19, mantém-se actulizada 120 anos depois.
É Fantástico  como o retrato ou a caricatura que Rafael Bordalo Pinheiro faz do País no séc. XIX com a sua alusão à política como uma Porca Gorda, ainda se mantém actualizada no nosso Portugal do século XXI.

Publicação THE BESTS
Segundo noticias publicadas na comunicação social e tendo em conta a última sondagem efectuada pela Universidade Católica para a RTP, Antena 1, Diário de Notícias e Jornal de Notícia, se as eleições fossem hoje, o Partido Socialista poderia ficar empatado ou mesmo ficar à frente do Partido Social Democrata, sendo a força politica mais votada.
A ser verdade e correspondendo, a sondagem, à VONTADE REAL do povo Português, é pois com tristeza, que se constata que, o Povo Português, ou tem memória muito Curta ou então é MASOQUISTA porque gosta de SER E VIVER ENGANADO.
  • Então conseguem ver mérito no acordo conseguido pelo governo, com a Troika?
  • Então não será obrigação de qualquer governo, numa situação de ajuda externa, conseguir o melhor acordo para o seu País?
  • ENTÂO  E COMO É QUE FOI POSSÍVEL, PORTUGAL, CHEGAR A UMA SITUAÇÃO DE TER NECESSIDADE DE SOLICITAR AJUDA EXTERNA? Não existem responsáveis?
  • O que andaram, estes senhores a fazer nos últimos 6 anos?
  • Como é possível que, os portugueses, não se consigam desligar do Elo Partidário de modo a enxergarem quais os tipos de pessoas que, desde à 7 anos a esta parte, dominam o Partido Socialista? 
  • Como é que conseguem acreditar num grupo de Individuo que colocou, este País, à beira da Bancarrota?
  • Então já se esqueceram de tudo o que se passou, neste últimos 15 anos e, principalmente, NESTES últimos 6 ANOS?
  • Então acham que, NESTES últimos 6 ANOS, Portugal conseguiu evoluir, de FORMA POSITIVA,  ao ponto de se querer dar uma continuidade às politicas assumidas até ao momento?
  • Então, NESTES últimos 6 ANOS, o DESEMPREGO (como prometido), foi de facto combatido, ao ponto de se ter conseguido reduzir para valores aceitáveis?
  • Então, NESTES últimos 6 ANOS, a DIVIDA EXTERNA, foi de facto combatida (como prometido), ao ponto de se ter conseguido racionalizar as despesas do estado e reduzido a esta mesma Dívida?
  • Então, NESTES últimos 6 ANOS, a vida do Povo Português, sofreu  melhorias significativas (como prometido), ao ponto de nos termos aproximado das medias Europeias?
  • Então, NESTES últimos 6 ANOS, foi possível  combater o fenómeno da CORRUPÇÃO (como prometido), ao ponto de, neste instante, Portugal ser um País livre de CORRUPTOS?
  • Então, NESTES últimos 6 ANOS, não se verificaram situações GRAVISSIMAS, que prejudicaram gravemente a imagem do Pais, da responsabilidade de pessoas que deveriam saber Respeitar, não só Portugal como também, todos os Portugueses que os Elegeram?
  • Então, os Portugueses, ESQUECEM-SE de todos os CASOS Escandalosos, relacionados com o actual P.M. demissionário, seus boys e amigos?
– Dúvidas sobre a sua licenciatura, ao Domingo, e o "inglês técnico";
– Caso Cova da Beira, os lixos da Cova da Beira;
– Os "projectos de arquitectura" que não terá feito mas assinado;
– O "Freeport";
– Os seus apartamentos e da sua mãe, ex-empregada doméstica;
– Caso TVI!
– Caso "Face Oculta", e a "sucata" de Ovar!
– Caso "Maddie" e a imagem denegrida de Portugal e da Policia Judiciária!
– Todas as nomeações de boys e amigos cujos curriculuns foram falsificados;
– … (e todos aqueles que, por enquanto ainda estão escondidos);

Apetece-nos, Retroceder aos longínquos finais do século IXX, inícios do século XX e invocar um grande português, “Rafael Bordalo Pinheiro” – Jornalista, Critico e Caricaturista mas, acima de tudo, grande visionário, criador de uma personagem lendária como é o Zé Povinho.
  Zé Povinho
  • Ainda não se deram bem conta da minha existência, mas sou personagem importante. O meu nome é Zé Povinho. Lá mais para o fim do século hei-de ser bem representado mas quem me vai dar vida ainda não nasceu”.
  • O país anda às voltas. Parece que não se entendem. Ora uns, ora outros, todos querem o poder.
  • “No meio cá ando eu. Lá vou observando o que se passa. Não sou político, mas vou tirando as minhas conclusões. Não é que elas valham muito agora, mas há-de chegar um dia que todos encherão a boca com o meu nome.”
Em relação à politica, já em1890 Rafael dizia:
  • Cá pelo país está tudo diferente e tudo na mesma. As lutas pelo poder continuam e haverão de continuar. A política é como uma “grande porca”. É na política que todos mamam. E como não chega  para todos, parecem bacorinhos que se empurram para ver o que consegue apanhar uma teta.” 
  
A Política: "A Grande Porca"
Como é que é possível que, 121 anos depois, as PALVRAS de Rafael Bordalo Pinheiro estejam tão ACTUAIS? Só mesmo Neste Portugal, com estes Zés Povinhos que todos nós somos.
Acredito que, embora possa ser essas a essência deste Povo – “O Gostar de Viver Enganado, Preferindo ouvir aquilo que lhe agrada, mesmo sabendo que não corresponde à verdade”, como tudo na vida, nunca é tarde para se mudar e, desta vez, a situação atingiu uma gravidade tal que, passamos a ser um País visto, na cena internacional, como País de 3º Mundo, onde o nº de crianças pobres ou mesmo a passar fome, aumenta todos os dias ( e com tendência para se agravar) e onde as desigualdades e injustiças sociais são cada vez maiores.
Temos fé, como pais católico que somos, que Portugal sairá desta situação dificílima em que se encontra e saberá, a seu tempo, Castigar os Responsáveis.
Assim seja. Viva Portugal
José António Vilaverde 
Enviar um comentário