Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Olli Rehn anunciou hoje que a Comissão Europeia aprovou o plano de resgate a Portugal a uma taxa de Juro entre 5,5% e 6%

Comissário Europeu Olli Rehn anunciou hoje que a Comissão Europeia aprovou o Plano de Resgate a Portugal.

Transcrevemos excerto da notícia publicada em economico.sapo.pt:
"O anúncio foi feito em conferência de imprensa durante a qual Olli Rehn revelou que a taxa de juro prevista para o empréstimo a Portugal - no valor total de 78 mil milhões de euros - se situará entre os 5,5 e os 6%.

A primeira tranche de ajuda a Portugal, e referente à soma que vai ser assegurada pela UE, terá uma taxa de juro "acima de 5,5% mas seguramente abaixo de 6%", adiantou o comissário europeu. (...)

O plano terá agora de passar pelo crivo dos ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), na reunião de 16 de Maio. (...)

Portugal vai receber nos próximos três anos 78 mil milhões de euros, dos quais 52 milhões advirão de Bruxelas via Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF). Os restantes 26 milhões serão emprestados pelo FMI. Na apresentação do programa português em Lisboa, Poul Thomsen, o chefe da equipa do FMI, falou numa taxa de juro entre 3,25 e 4,25%."

Feitas as contas, só em juros Portugal vai ter que pagar 4 000 milhões de Euros por ano, o que dá € 400 a pagar por cada Português anualmente.
Portugal deverá pagar taxa de juro de entre 5,5% e 6% (DE)
Fonte: economico.sapo.pt
José Luís Magalhães




Enviar um comentário