Será que Barak Obama (EUA), Nicolas Sarkozy (França) e David Cameron (Grã Bretanha)terão Planos para a Líbia que violam a Resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU)?
Reproduzimos excerto da entrevista concedida por David Cameron no dia de ontem (17-04-2011) ao canal de TV Sky News.
17 de Abril - David Cameron em entrevista à Sky News - Oxfordshire-
" A missão da aliança ocidental é bem clara: fiscalizar o cumprimento da zona de exclusão aérea e continuar com as incursões aéreas para destruir os tanques e artilharia de Kadafi que estão sendo usados para matar civis.
Está muito claro que devemos respeitar os termos da resolução do Conselho de Segurança da ONU. Devemos manter o apoio do mundo árabe e acho que é muito importante que nos assegurarmes que isso seja feito da maneira certa.
Cameron terá ainda dito ainda que, exceptuando o envio tropas terrestres, a aliança ajudaria de qualquer outra maneira para parar Muammar Gaddafi, “libertando o povo deste inferno em Misrata” e outras cidades ao longo da costa da Líbia."
Nota: A Resolução do Conselho de Segurança da ONU 1973, que estabeleceu a zona de exclusão aérea, autoriza as forças a tomar “todas as medidas necessárias” para proteger os civis, ao mesmo tempo em que exclui “qualquer forma de ocupação estrangeira, em qualquer parte do território líbio.”
Fonte: forte.jor.br
Reuters/Brasil Online
Reflexão: Ao que tudo indica, existem duas condições que se forem violadas pelas forças militares da Aliança (Estados Unidos, França, Grã Bretanha, NATO), violam claramente a Resolução do Conselho de Segurança da ONU. Estas duas condições são:
a) Tropas da Aliança (NATO) pisarem o solo Líbio;
b) Tropas da Aliança (NATO) afastarem Kadafi do poder, através de uma acção militar directa levada a cabo pelas dorças da aliança.
Questões:
1- Será que Estados Unidos da América (EUA), França e Grã Bretanha irão violar a Resolução da ONU? Para o fazerem, basta que violem uma das duas condições anteriores.
2- EUA, França e Grã Bretanha, estarão verdadeiramente preocupados com o respeito pelos direitos humanos na Líbia?
3- Não existem outros países no mundo em que os direitos humanos não são respeitados e ninguem se preocupa com isso?
4- Ou será que o principal interesse destes três países é o petróleo Líbio? A Líbia é um dos países maiores produtores de petróleo do mundo. País situado estratégicamente no Mediterrâneo, a um passo da Europa.
Talvez o petróleo Líbio seja muito apetecível para estes três países. Será?
José Luís Magalhães
3- Porque razão o gigante Alemão se mantem fora desta intervenção na Líbia? Onde está afinal a consertação de países da União Europeia que é expectável numa situação tão delicada como levar esta acção militar na Líbia?
José Luís Magalhães
Sem comentários:
Enviar um comentário