Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Reflexão sobre o fim do Par Pedagógico (2 Professores) na Disciplina de Educação Visual e Tecnológica

Não esquecer que antes das Disciplinas de Trabalhos Manuais e Educação Visual se terem fundido numa única Disciplina que se passou a designar por Educação Visual e Tecnológica, se bem me lembro, tanto a Educação Visual e Tecnológica, assim como as anteriores Disciplinas que a originaram, obrigavam à existência de 2 professores.
Com a decisão que o Governo tomou de reduzir para um único Professor o que sempre foi competência de pelo menos dois Professores, está à vista a grande aposta na Educação de que tanto tem falado Sócrates. Quanto muito, têm investido no cimento, mas a Educação vai muito para além do cimento. Na Educação o cimento ajuda, mas a maior e a principal riqueza são as pessoas, dimensão esta em que o desinvestimento está a ser claro e constitui um escândalo Nacional!


Ao contário da ilusão que os Governates pretendem criar, está a haver um claro desinvestimento no Sector da Educação e não é só ao nível da dimensão técnica e artística inerente à Disciplina Educação Visual e Tecnológica. Também ao nível da Educação Física pretendem cortar. Não existe a visão inteligente de perceber que ao cortarem/desinvestirem na área da Educação Física e Desporto Escolar, reduzem ainda mais a capacidadde de intervenção ao nível do combate ao sedentarismo e à obesidadde infantil. Maior número de crianças e jovens obesos hoje, representam mais adultos doentes no futuro e maiores custos para o País ao nível do sector da saúde.

Visões curtas, políticos fracos, desempenho medíocre = Todos nós pagamos no presente uma factura bem pesada e no futuro, se não mudar muita coisa, tenderá a agravar-se e a eternizar-se ainda mais o problema!
Enviar um comentário