Clubes de Futebol/SAD e Escola de Valores Civilizacionais - Futebol e Globalização
Clubes desportivos grandes e mediáticos são referências na comunicação social e na opinião pública em geral, pela forte carga emocional que transmitem à generalidade da população. Mobilizam e apaixonam, mas também podem criar amores e ódios!
Com tamanha carga emocional a que o fenómeno desportivo se encontra associado, mais em particular o Futebol, é proporcionalmente grande a responsabilidade social e de cidadania que os grandes clubes mediáticos carregam.
Pelo impacto emocional e psicológico que o fenómeno do Futebol gera no comportamento de crianças e jovens, mas também nos adultos e na população em geral, tamanho "cocktail" de emoções que decorre da "magia" do Jogo/fenómeno Futebol, deve ser devidamente acautelado pelos gestores e responsáveis da organização.
Um Clube Mediático de Futebol é hoje uma Mega Empresa/SAD que integrada no fenómeno da Globalização tem como prioridade o sucesso desportivo, visando satisfazer o objetivo económico e financeiro imediato de gerar lucro. No entanto, para além da dimensão desportiva e económica/financeira subjacente ao funcionamento de um grande Clube/Empresa de Futebol, deverá também estar sempre presente na estratégia dos responsáveis da organização, a adequada atenção que é necessário dar à responsabilidade social e ética.
Um Clube Mediático de Futebol é hoje uma Mega Empresa/SAD que integrada no fenómeno da Globalização tem como prioridade o sucesso desportivo, visando satisfazer o objetivo económico e financeiro imediato de gerar lucro. No entanto, para além da dimensão desportiva e económica/financeira subjacente ao funcionamento de um grande Clube/Empresa de Futebol, deverá também estar sempre presente na estratégia dos responsáveis da organização, a adequada atenção que é necessário dar à responsabilidade social e ética.
Tudo isto requer uma visão abrangente e integradora, por forma a não descurar o conjunto de valores sociológicos que decorrem da conjugação dos princípios éticos, morais e sociais que devem prevalecer nas relações em sociedade, obrigando a que os responsáveis de uma grande organização desportiva, ao nível da gestão estratégica e operacional nunca descurem as 7 dimensões:
- Económica e Financeira;
- Pedagógica;
- Cívica;
- Ética e Moral;
- Global;
- Integradora.
Num mundo em que o fenómeno Futebol SAD/Empresa é global, esta realidade deve ser vista com toda a sua carga de oportunidade gerada para a rentabilização de recursos, através das sinergias criadas entre os principais atores/organizações que a integram.
O Clube de Futebol/Empresa/SAD tem naturalmente o objetivo de gerar lucros e ganhos, mas pela sua especificidade nas dimensões Social e Emocional, deverá também ser uma Escola de Valores Civilizacionais!
Sem comentários:
Enviar um comentário