Cultura Portuguesa - "Portuguese Culture"
Amadeo de Souza Cardoso, "a primeira Descoberta de Portugal na Europa do século XX", escrevia Almada Negreiros precisamente há 100 anos (1916).
Amadeo de Souza Cardoso (1887-1918)
Amadeo de Souza Cardoso (Manhufe, freguesia de Mancelos, Amarante, 14 de novembro de 1887 - Espinho, 25 de outubro de 1918), foi um fantástico Pintor Português que no início do século XX morreu muito prematuramente, pouco antes de completar os 31 anos de ida-idade, mas que nos deixou a sua grandiosa obra que hoje constitui um precioso legado.
Em 14-11-2012, por ocasião da data em que se se assinalaram os 125 anos em que Ama-deo de Souza-Cardoso nasceu, a "Google" prestou-lhe a merecida homenagem.
Amadeo "começou como caricaturista e terminou como um dos maiores rostos da arte mo-derna em Portugal." (...)
Em 14-11-2012, por ocasião da data em que se se assinalaram os 125 anos em que Ama-deo de Souza-Cardoso nasceu, a "Google" prestou-lhe a merecida homenagem.
Amadeo "começou como caricaturista e terminou como um dos maiores rostos da arte mo-derna em Portugal." (...)
Hoje, THE BEST revisita "a obra do maior representante do modernismo português do princípio do século passado." (...)
"O jovem Amadeo até começou por se matricular em Arquitetura, em Lisboa, mas rapidamente cedeu aos encantos de Paris, passando a dedicar-se em exclusivo à pintura. Lá, influenciado pelas correntes vanguardistas e por outros artistas como o italiano Amedeo Modigliani, o françês Robert Delaunay ou o espanhol Juan Gris, Amadeo de Souza-Cardoso incorporou tendências como o expressionismo, o cubismo, o futurismo e o abstracionismo no seu trabalho.
Surpreendido pela 1ª Guerra Mundial, o pintor procura refúgio no país natal, acabando por fazê-lo em Amarante. Na altura, apesar dos anos conturbados, a pintura portuguesa vivia um período de enorme dinamismo, graças ao trabalho de artistas como Eduardo Viana, Almada Negreiros e Santa-Rita Pintor, ao impulso causado pelo movimento Orpheu e, ainda, à presença de Delaunay, na altura em Vila do Conde.
Amadeo de Souza-Cardoso acabaria por ter uma ascensão meteórica, deambulando por novas formas e técnicas de expressão artística. Como tantos outros, viveu à frente do seu tempo, sofrendo as consequências que daí advêm. Hoje, em Portugal ou em Paris, é final-mente reconhecido".
14-11-2012 - Google presta homenagem a Amadeo de Souza Cardoso
Referências:http://www.maissuperior.com/2012/11/14/google-presta-homenagem-a-amadeo-de-souza-cardozo/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Amadeo_de_Souza-Cardoso
Revisitando Amadeo de Souza Cardoso
Uma parte da sua grandiosa Obra pode ser apreciada em visita ao "Museu Amadeo de Souza Cardoso" em Amarante, cuja exposição pode ser vista a partir do link de acesso:
A parte mais significativa da Obra do Artista pode ser vista na Fundação Calouste Gulbenkian, Instituição à qual a sua viúva Lucie de Souza Cardoso (1890 - 1987) a doou pouco tempo antes da sua morte em 1987, encontrando-se disponível a partir do link de acesso: https://gulbenkian.pt/cam/artist/amadeo-de-souza-cardoso/
Revisiting Amadeo de Souza Sardoso
A part of his great work can be appreciated visiting Amadeo de Sousa Cardoso Museum in Amarante (Portugal), whose display can be seen from the link:
The most significant part of the Work of the artist can be seen at the Calouste Gulbenkian Foundation, Institution to which his widow Lucie de Souza Cardoso (1890 - 1987) donated shortly before his death in 1987 and is available from the link:
"À Velocidade da Inquietação" - Documentário Vídeo RTP 2
"Amadeo de Souza-Cardoso - At the Pace of Restlessness" complete with English Subtitles"
Amadeo de Souza Cardoso
25-08-2012 - Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso
Título Desconhecido (Máquina Registadora)
1912 - Amadeo de Souza Cardoso
1917 - Amadeu de Souza Cardoso - Título Desconhecido - "Coty"
1912 - Amadeo de Souza Cardoso
1917 - Amadeu de Souza Cardoso - Título Desconhecido - "Coty"
1917 - Amadeo de Souza Cardoso - "Zink"
1917 - Amadeo de Souza Cardoso - Título Desconhecido - (BRUT 300 TSF)
1917 - Amadeo de Souza Cardoso - Título Desconhecido - (Entrada)
1911 - Amadeo de Souza Cardoso - "Lévriers - Os Galgos"
Procession Corpus Christi - Procissão Corpus Christi
"Le Moulin"
Referências:
Sem comentários:
Enviar um comentário