Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Desagravamento do Défice da Balança Comercial vs E daí? Isso até pode ser o prenúncio da morte de um País!

Segundo notícias que vieram hoje a público, no 2º trimestre de 2012 as exportações portuguesas aumentarm 6,8% face a período homólogo de 2011, enquanto as importações baixaram 8,3% face ao mesmo período de 2011!

De acordo com o Banco de Portugal, estes indicadores sugerem eventualmente a possibilidade de Portugal no final do ano poder equilibrar a sua balança comercial, ou seja, atingir o equilíbrio entre o volume de importações e exportações, situação que já não se verifica em Portugal desde o ano de 1943, período em que se vivia a 2ª guerra mundial!!

Coloca-se a seguinte questão: Será que o equilíbrio da balança comercial portuguesa é assim algo de tão grandioso e bom para a vida dos Portugueses, tal como a comunicação social e o governo de passos coelho deixam transparecer, ou nos querem fazer acreditar?

Resposta: NÃO! THE BESTS não tem qualquer duvida em afirmar que no atual contexto económico e social Portugfuês, este indicador é apresentado como uma bandeira, únicamente para distrair os portugueses!

A nossa explicação é pois a seguinte:
1 - As exportações portuguesas aumentaram, porque felizmente existem empresas em Portugal que por mérito próprio funcionam muito bem e conseguem exportar para mercados emergentes! Se a economia desses mercados emergentes está em crescimento, é natural que as empresas portuguesas que exportam consigam aumentar as suas vendas para esses países;

2 - Se os Portugueses estão cada vez mais pobres e o poder de compra caiu drásticamente, é normal que o consumo interno também tenha caído drásticamente, tanto de bens produzidos em Portugal, como de bens importados. Por exemplo, a compra de automóveis em Portugal caiu 50% no 2º trimestre de 2012, face a período homólogo de 2011, o que significa que se importaram muito menos automóveis em 2012. E o que é válido para automóveis, também o é para outros produtos e matérias primas!

3 - Para concluir, o equilíbrio da nossa balança comercial está a ser conseguido fundamentalmente através de uma redução drástica das importações que reflete sobretudo, uma quebra brutal do poder de compra e das condições de vida dos portugueses!

Num hipotético país em que existissem duas ou três boas empresas que exportassem, mas em que ao mesmo tempo existisse uma população pobre e a morrer a fome e sem acesso à compra de bens importados, esse país certamente que teria uma balança comercial equilibrada, mas tal não significaria que as pessoas tivessem uma qualidade de vida digna e aceitável!

Enviar um comentário