Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Preço dos combustíveis atinge novos máximos e o Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho afirma que o Governo nada pode fazer!

No dia de hoje, o preço dos combustíveis em Portugal atingiu novos máximos. Para Carlos Barbosa, Presidente do ACP, é inadmíssivel o que se está a passar com o preço dos combustíveis em Portugal. Segundo notícia publicada em sol.sapo.pt, Carlos Barbosa afirmou ainda:

"«Não consigo entender, mais uma vez», este «aumento despropositado dos combustíveis em Portugal», disse à Lusa o presidente do Automóvel Clube de Portugal.
«Nem eu nem nenhum português entende como é que o barril de Brent está a 124,98 [dólares]» quando em 2008 «estava a 160 dólares e nós tínhamos combustível mais barato», disse à Lusa.
Além disso, acrescentou Carlos Barbosa, «hoje em dia o euro está benéfico em relação ao dólar», o que, na sua opinião, significa que «há um problema nacional qualquer que tem de ser resolvido». "

Confrontado com a questão do aumento do preço dos combustíveis, o Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho terá afirmado que o Governo nada pode fazer e que é preciso encontrar alternativas ao consumo de combustíveis fósseis!

Em relação à referida recomendação do Senhor Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho, THE BESTS coloca as seguintes questões:

a) Em relação aos milhões de portugueses que vivem fora dos grandes centros de Lisboa e Porto, uma vez que as limitações ao nível dos transportes públicos são por demais evidentes, torna-se indispensável que as pessoas recorram à utilização de viatura própria nas deslocações para o emprego. Seguindo a recomendação de Pedro Passos Coelho, de se substuituir a utilização de combustíveis fósseis por outras energias, resta aos milhões de Portugueses que são obrigados a utilizar automóvel diáriamente, trocarem as suas viaturas convencionais por carros de bois, ou por carroças puxadas a burros, ou ainda, por bicicletas, a fim de se  deslocarem para o emprego.

b) No que respeita a viaturas de empresas, sejam ligeiros ou pesados, THE BESTS também não consegue ver como se pode substituir a utilização de combustíveis fósseis! Será que existem motores que funcionam a água e nós não sabemos?  Ou será que Pedro Passos Coelho se estava a referir a motores que funcionam a energia a vapor? Ou será nuclear?

4 comentários:

Ramiro Eanes disse...

"Pedro Passos Coelho terá afirmado que o Governo nada pode fazer e que é preciso encontrar alternativas ao consumo de combustíveis fósseis!"

se a população fosse minimamente instruída e conseguisse pensar pela própria cabeça, este tipo de afirmação já era tão popular como as "reformas do Cavaco".

Passos Coelho, em 2012, dizer que para combater o preço dos combustíveis, Portugal tem de procurar alternativas aos combustíveis fósseis é um completo absurdo.

Não porque a ideia esteja errada em si, mas pelo contexto e por ser Primeiro-ministro de Portugal.

1) A procura de alternativas aos combustíveis fósseis é um problema global;
2) Existem milhares de pessoas no Mundo a trabalhar/investigar para isso;
3) Este problema não é recente;
4) Existem países (por exemplo o Japão) mais evoluídos tecnologicamente e mais ricos que Portugal que, não tendo petróleo, ficariam extremamente satisfeitos por encontrar um alternativa viável;
5) À excepção de um eventual milagre, a transição do nosso sistema assente em derivados do petróleo para um outro, não seria feita de um dia para o outro e, possivelmente, não se completaria no mandato de Passos Coelhos.

Por estas e outras razões é completamente ridículo, Passos Coelho se desmarcar deste problema com tais afirmações, que nada mais são do que areia atirada aos olhos dos portugueses.

THEBESTS2010 disse...

Caro Ramiro Eanes,
Estamos completamente de acordo!
De facto, Pedro Passos Coelho pela afirmação que faz, demonstra não ter conhecimento nem a sensibilidade necessária para lidar com este problema, limitando-se a "sacudir a água do capote", com o argumento falso de que o Governo nada pode fazer! Na verdade o Governo pode fazer e muito, pela redução do preço excessivo dos combustíveis em Portugal, já que esmagam a débil economia das famílias e empresas Portuguesas!
Na realidade o Estado pode baixar o imposto dos produtos petrolíferos, já que neste momento está altíssimo, bem como também pode e deveria regular a especulação que existe no sector, assim tenham "tomates" para o fazer! Tal como em certa medida refere Carlos Barbosa presidente do ACP, é inadmíssivel que particualres e empresas sejam vítimas da voracidade desenfreada das empresas do sector que actuam em Portugal!
Por quanto mais tempo o País se vai resignar?

Anónimo disse...

Caro Teixeira Pina, a solução para este problema está nas mãos dos Portugueses!!!!! Deixem de meter combustivel na GALP, BP e REPSOL!!!!! Metam combustiveis em todos os outros postos!!! Irão ver que, estes CHULOS, aprendem em 2 tempos!!!! PENA QUE O PORTUGUESINHO SEJA MESMO BURRO!!!!!!!!!!!!!!
TENHO A CERTEZA QUE, AO FIM DE UMA SEMANA, ESTAS EMPRESAS BAIXARAM OS PREÇOS NUM APICE!!!!!!!!
Assim os Portugueses se apercebam do poder que têm!!!

Ramiro Eanes disse...

É exactamente isso caro Teixeira Pina.

Parece que Portugal ganha alguma coisa com os combustíveis a este preço. Só políticos sem "tomates" para compactuarem com esta situação. Trocam os consoantes mas não passam de marionetas.