Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Ministra da Agricultura Assunção Cristas Anuncia que o Governo Quer Distribuir Terras Sem Dono vs Lei da Reforma Agrária?

Segundo notícia divulgada pela comunicação social, a Ministra da "Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território", Assunção Cristas, anuncia que o Governo quer distribuir terras sem dono.

Perante a notícia, THE BESTS questiona:
a) Será que existem terras sem dono em Portugal Senhora Ministra?
b) Ou pelo contrário, será que existem muitas terras que apesar de terem proprietário, não são cultivadas, porque os anteriores governos do PS e PSD pagaram aos respectivos agricultores e proprietários para não cultivarem as suas terras?
c) Ou será que a senhora ministra está de uma forma camuflada a anunciar que o governo vai nacionalizar as terras não cultivadas e distribuí-las a quem as quem quiser cultivar?
d) Será que vêm aí uma nova reforma agrária cujo lema é "a terra é de quem a trabalha"?

5 comentários:

Anónimo disse...

o que é certo é que esta Ministra de Agricultura não percebe nada

Anónimo disse...

Mas não é descabido pensar que, talvez, o futuro deste malfadado pais tambem passe (acima de tudo) pela dinamização da agricultura.
Somo um pais falido logo, Não Podemos continuar a ter 60% a 70% do terreno agricula produtivo por cultivar e continuar a comprar todos os produtos basicos aos paises estrangeiros.
Força Ministra. demonstre a força da juventude.

THEBESTS2010 disse...

Caro Leitor,
Estamos inteiramente de acordo! Se nos anteriores Governos do PS e PSD houve um forte desinvestimento do sector agrícola que quase matou a nossa agricultura e arrancou do trabalho na terra milhares de portugueses que hoje estão no desemprego, está na hora de assumir e corrigir os erros do passado e investir de novo na Agricultura! No entanto, aqueles que foram responsáveis pelo desinvestimento e declínio do sector agrícola em Portugal, deveriam ser responsabilizados pelas más decisões e responder perante os portugueses e perante a justiça. Muitos deles ainda por aí se "pavoneiam" na vida pública e política portuguesa, mas em relação a esta matéria, "assobiam para o lado" como se nada fosse.
Em relação à Senhora Ministra da Agricultura, acima de tudo criticamos, a nosso ver, a falta de rigor nas palavras da Senhora Ministra, uma vez que conduzem a más interpretaços.
Provavelmente a senhora Ministra queria dizer que vai promover o cultivo de terras que estão há anos em pousio e que portanto não produzem! Terras sem dono em Portugal, duvidamos que existam! De norte a Sul de País, acreditamos que 99% das terras (para não dizer 100%) têm dono, seja o Estado Português ou sejam os privados.
Em Portugal, se por meio hectare de terra por vezes até se mata o vizinho do lado se for preciso, duvidamos pois que existam terras sem dono!

José Monteiro disse...

O abandono da agricultura em Portugal não é inteira responsabilidade dos políticos portugueses. Devemos saber que hoje em dia fazemos parte da União Europeia e que são os seus interesses, enquanto união, que estão a ser satisfeitos. Tudo assenta em economia e politica de mercado. A UE não quer estar a gastar dinheiro na agricultura, prefere comprar os alimentos a países da américa do sul e outros onde é muito mais barato e usar o seu dinheiro em projectos muito mais rentáveis e que não sejam tão incertos como a agricultura (que por exemplo, está muito dependente do clima e isso é muito mau do ponto de vista económico). São os economistas que mandam no mundo e estamos sujeitos a isso quer gostemos ou não.

THEBESTS2010 disse...

Caro José Monteiro,
O que diz não deixa de estar correcto! No entanto, é nossa convicção de que os políticos em Portugal nas últimas duas décadas poderiam ter feito muito mais, já que se deixaram deslumbrar com a UE e esqueceram as nossas especificidades próprias. Deveriam ter defendido melhor os nossos interesses agrícolas junto da UE.
Uma vez que Portugal tem um tecido Industrial algo débil quando comparado com outras economias europeias, desinvestir de forma tão acentuada de um sector tradicional como é a Agricultura, mais tarde ou mais cedo teria que se revelar contraproducente. O tecido industrial e o sector terciário não conseguem absorver toda a mão de obra nacional, sendo fundamental um bom desempenho e mobilização do sector agrícola.
Felizmente que nas últimas duas décadas Sectores tradicionalmente bons em Portugal, como o Calçado, a Cortiça e os Vinhos, tem sido uma aposta inteligente por parte dos nossos empresários! Nestes três sectores Portugal é Rei!