Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Definição de Petródolares vs 11 de Setembro de 2001

Conceito de Petródolares

Qual é afinal  o significado de Petródolares?

Podemos encontrar uma definição clássica para Petródolares no Dicionário da Net, a Wikipédia.
Definição de Petrodólares segundo a Wikipédia: "Petrodólares são as divisas (em geral, dólares) originárias da exportação de petróleo. Em 1973, com a crise do petróleo e a súbita elevação do seu valor, os países exportadores desse produto receberam um crescente fluxo de divisas (...)".

Podemos no entanto encontrar uma definição para Petródolares, menos clássica e mais real e verdadeira:
Definição de Petrodóres: Acordo Dourado para os Estados Unidos da América (EUA), celebrado entre os EUA e os Países produtores de petróleo pertencentes à OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
Segundo este acordo, todas as vendas (exportações) de petróleo efectuadas pelos países da OPEP a países estrangeiros, são realizadas com o recurso à utilização do Dólar Americano.

Na prática o conceito de petródolar significa que os EUA podem efectuar importações (compras) de mercadorias e/ou outros bens/serviços praticamente ilimitadas a países estrangeiros, utilizando como meio de pagamento a riqueza alheia, ou seja, utilizando o petróleo produzido pelos países da OPEP, como meio de pagamento das importações dos EUA.

Na prática, como é que funciona o conceito de petródolar?
R: Segundo o acordo entre os EUA e os Países da OPEP, todos os países que queiram comprar petróleo à OPEP, vão ter que pagar em Dólar Americano. Como estes países precisam de dólares para comprar o dito petróleo, vão exportar mercadorias e/ou outros bens/serviços para os EUA e em troca recebem o desejado Dólar.
Por último, para que tudo funcione na perfeição, vem a última parte que, para os EUA, é a regra de ouro do acordo: Os EUA limitam-se a emitir grandes quantidades de moeda (Dólar Americano) a fim de pagar as suas importações (compras) de mercadorias ou outras, a países terceiros. Assim é tudo muito fácil, já que os EUA, quanto mais compras precisarem de efectuar junto de países terceiros, basta produzir mais moeda, Dólar Americano, para pagar, independentemente da riqueza interna produzida pelos EUA e das suas reservas de ouro.
Tem sido assim durante anos.

Questões:
- Será que o que estave na origem da tragédia do 11 de Setembro de 2001 se passou efectivamente, tal como é contado pelos EUA?

- Sabe porque é que os Estados Unidos tinham um ódio de morte a Sadam Ussein (Iraque) e agora esse ódio incide sobre o Presidente do Irão, Mahmud Ahmadinejad e sobre Hugo Chavez, Presidente da Venezuela?
R: Porque estes países quebraram o dito acordo com os EUA, permitindo que o negócio do petróleo se efectue não apenas em Dólares Americanos, mas também em Euros. Ou seja, a quebra do acordo coloca em causa a "vaquinha leiteira" dos petródolares para os "States".

Será esta interpretação credível?



Ler publicação THE BESTS relacionada: Confissões de Jonh Perkins!!! Verdade ou Mentira?
Enviar um comentário