Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

sábado, 23 de julho de 2011

Noruega - Atentados em Oslo - Mundo em Estado de Choque

Noruega, País de Vikings, sofreu no dia de ontem dois bárbaros atentados que chocam o mundo.
A Noruega não vivia uma tragédia tão negra desde a Segunda Guerra Mundial.
A Noruega é um País que não pertence à União Europeia mas que tem sido considerado em todos os relatórios desde 2001, como o País mais desenvolvido do mundo em capital humano. Em 2009 foi classificado pela ONU como o melhor País para se viver no mundo. 

Apesar de ter rejeitado a adesão à União Europeia (UE) em dois referendos, a Noruega mantém laços estreitos com a UE e com seus países membros, bem como com os Estado Unidos da América. O país é considerado um participante de destaque na Diplomacia e na cooperação internacional (...) - Fonte: Wikipédia

O presente atentado à bomba junto à Sede do Governo em Oslo, seguido pelo ataque de um cidadão Norueguês com 32 anos de idade e de nome Anders Behring Breivik que, armado e vestido de polícia, na ilha de Utoeya que se situa nos arredores de Oslo a cerca de 700 metros da costa, local onde se encontravam  dezenas de jovens que participavam na universidade de verão da juventude  do partido trabalhista, abriu fogo indiscriminadamente sobre os jovens que se encontravam na ilha e eleva a 91 o número total de perda de vidas humanas nestes dois bárbaros atentados.
Suspeita-se que este cidadão Norueguês tenha ligações a grupos de extrema direita com opiniões hostis ao Islão e que seja o responsável quer pelo atque aos jovens na Ilha Utoeya, assim como pelo atentado à bomba no centro de Oslo.

As autoridades informaram que o número de mortos deverá subir, porque alguns dos jovens tentaram sair da ilha a nado e apesar de saberem nadar, os 700 metros de distância da costa e a baixa temperatura das águas, poderão ter ditado o pior.

Transcrevemos excerto do texto publicado em wikipédia:
A Noruega mantém o modelo social escandinavo baseado na saúde universal, no ensino superior subsidiado e em um regime abrangente de previdência social. A Noruega foi classificada como o melhor país do mundo em desenvolvimento humano em todos os relatórios desde 2001 (com dados referentes entre 1999 e 2010). Em 2009, o país foi novamente classificado pela ONU como o melhor país do mundo para se viver. A Noruega também foi avaliada como o país mais pacífico do mundo em uma pesquisa realizada em 2007 pelo Índice Global da Paz.

O que terá levado a que um Cidadão de um País onde se tem a melhor qualidade de vida do mundo, possa ter cometido um ataque homícida contra inocentes cidadãos?
THE BESTS condena e repudia este bárbaro ataque, irracional e impensável num dos Países mais evoluídos do mundo.
Fonte: sicnoticias.sapo.pt

Vídeo: Imagens após a explosão em OSLO
Enviar um comentário