Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Nuno Crato: "Nós precisamos de avaliação"

Nuno Crato, novo Ministro da Educação, em declarações aos jornalistas no final da tomada de posse dos secretários de Estado, que decorreu hoje no Palácio de Belém declarou que os professores precisam de ser avaliados.
Completamente de acordo e absolutamente necessário. A avaliação deverá fazer parte do dia a dia de qualquer actividade profissional, Inclusive e Principalmente da Classe Docente.
A Educação é o motor de qualquer evolução e só com rigor e competência se conseguirá formar as gerações futuras.
Temos a certeza que nunca teve em causa, para a grande maioria da classe docente, o sistema de avaliação. Teve sim, a forma como esse modelo é implementado.
Pensamos que toda a gente compreenderá que, para um sistema de avaliação justo e imparcial, deverá existir um método avaliativo rigoroso, justo, imparcial e sem  limitações, ou seja, nunca se poderá limitar um Excelente Docente (ou outro qualquer excelente profissional) a um Bom ou Muito Bom porque não tem vaga no grupo dos Excelentes.
Nunca se poderá justificar que um qualquer profissional de eleição, não possa progredir na sua carreira porque, além de ser um profissional de eleição, o mesmo não lhe poderá ser reconhecido porque é um grau com reconhecimento limitado!!!!
Além disso, um sistema de avaliação docente rigoroso, justo e imparcial deverá ter em grande conta a qualidade do docente enquanto agente de educação/formação e não enquanto agente burocrático.
Esperemos pois que haja a capacidade e o bom senso de se conseguir criar e implementar um modelo de avaliação que valorize a Educação / Formação e ajude os docentes na sua evolução como profissionais, na Nobre Profissão de Formar / Educar, para a qual, deverão ser exigidos os maiores graus de Profissionalismo e Competência.
JMP
Enviar um comentário