Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ajuda Externa - Resgate a Portugal em Risco por Oposição da Finlândia

Resgate a Portugal está em risco de não se concretizar caso algum dos Países da Zona Euro se oponha a esse Resgate.
Transcrevemos excerto da noticia hoje avançada pelo "Jornal de Negócios":

"A Finlândia está cada vez mais perto de recusar a ajuda a Portugal, com 48% dos habitantes deste país nórdico e oporem-se quer à ajuda quer ao reforço do Fundo Europeu de Estabilização Financeira.

O país terá eleições no próximo dia 17, o que também está a condicionar o Governo e as instituições finlandesas.
O conselheiro do Ministro finlandês das Finanças. Martti Salmi, disse à Reuters que os finlandeses consideram que Portugal deve entrar em falência e mesmo o partido social democrata, pró-Europa, diz que a dívida portuguesa deve ser reestruturada através de investidores privados.

Mesmo que a Finlândia chumbe a ajuda, esta pode ser distribuída pelos restantes países da Zona Euro, mas os resgates têm que ser aprovados por unanimidade. Senão fica em causa o próprio mecanismo de ajuda e a UE terá que chamar os restantes."

De referir ainda que de acordo com noticia avançada em sic.sapo.pt, Teixeira dos Santos espera que Aprovação do Resgate esteja pronta em meados de Maio. Contudo, esperamos que a Finlândia aprove o dito Resgate para que Portugal possa satisfazer o pedido de Ajuda Externa, já que o Financiamente através da emissão de Dívida Pública se revela cada vez caro para o País. No dia de hoje, segundo noticia publicada em "Jornal de Negócios", os Juros da Dívida Externa alcançaram novo record ao chegar aos 10,35% no empréstimo a 5 anos.

Filipa Bragança
Enviar um comentário