Bem vindos

Missão

Tentar destacar os melhores (ou os piores), nas diferentes temáticas, criando um espaço de livre debate.

domingo, 6 de março de 2011

Série da RTP1 "Voo Directo" aborda temática da "prostituição de luxo" de forma leviana

Já não é certamente novidade para ninguém que dos 4 canais nacionais transmitidos em sinal aberto, talvez com excepção da RTP 2, todos os outros transmitem muitas vezes programas televisivos de teor e qualidade muito medíocre. 
Será que os responsáveis das televisões portuguesas ainda não se aperceberam da importância e do impacto que a mensagem que passam em certos programas e nas novelas tem sobre o público? Porquê textos e argumentos tão pobres e fraquinhos?
Neste aspecto os brasileiros estão muito à frente de Portugal e de uma forma geral, o texto e argumento das novelas brasileiras tem implícita uma mensagem pedagógica que se pretende que atinja a população e ajude a formar e a estruturar os valores morais e comportamentais de uma sociedade.

Passemos a um exemplo que se passou na RTP1, na série "Voo Directo", na noite de sexta feira, dia 4 de Março pelas 21h, horário nobre e de grande audiência.
No referido episódio, a certa altura, uma das hospedeiras de bordo (Patrícia) é abordada por um dos passageiros que lhe propõe passar um fim de semana em local a escolher pela  dama, a troco de uma oferta de dez mil euros. Perante a oferta, a hospedeira reflecte, não esboçou qualquer sinal de indignação e, ao que parece, acaba por aceitar o convite.
Reflexão:
- Pela minha leitura, um convite para passar um fim de semana a troco de dez mil euros, assume contornos de uma proposta que se enquadra no âmbito da prostituição de luxo;
- Ao abordar esta temática de uma forma tão leviana, não se estará a pôr em causa a dignidade da própria mulher e também a dignidade de todas as mulheres que representam um sector profissional que são as hospedeiras de bordo?
- Numa televisão que tem obrigações ao nível de serviço público que mensagem é esta que se está a passar sobretudo às crianças e jovens deste país?
- Vamos aceitar e passar a mensagem de que é normal que uma mulher aceite passar um fim de semana com um homem a troco de dez mil euros?
Transcrevendo uma parte do resumo do referido episódio que está publicado no site RTP, podemos ler:
"Neste Episódio:
rtp1 > 04-03-2011 | 21:00 | Episódio 14 de 26
Patrícia recebe um convite no mínimo estranho. Eduardo, um passageiro rico e famoso oferece-lhe 10 mil euros para passar o fim de semana com ele em qualquer parte do mundo, só para passear. Inicialmente, Patrícia hesita mas vai acabar por aceitar.
Weza também recebe o convite de Rodrigo, um passageiro que já a tinha tentado seduzir. Desta vez, convida-a para uma viagem no seu jacto até ao Brasil para jantar. Weza fica na dúvida mas insatisfeita pela forma como é tratada por Helder vai voltar a encontrar-se com Rodrigo. (...)"

Enviar um comentário