tag:blogger.com,1999:blog-7972887744427016518.post8839332869343695464..comments2023-05-10T10:29:43.355+01:00Comments on THE BEST: Governo de Passos Coelho Trava TGV mas Encontra uma Solução bem mais Barata e VantajosaTHEBESTS2010http://www.blogger.com/profile/15902692063490731819noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-7972887744427016518.post-77635985462342023372011-09-22T19:00:53.004+01:002011-09-22T19:00:53.004+01:00Caro Marques Correia,
Disponha sempre. O seu cont...Caro Marques Correia, <br />Disponha sempre. O seu contributo é importante para nós.<br />É com a partilha de informação relevante e com o debate profícuo que se constrói conhecimento.THEBESTS2010https://www.blogger.com/profile/15902692063490731819noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7972887744427016518.post-65751021126057117642011-09-22T12:04:46.592+01:002011-09-22T12:04:46.592+01:00Obrigado Teixeira Pina pelo seu feedback
Mais tar...Obrigado Teixeira Pina pelo seu feedback<br /><br />Mais tarde procurei mais informação sobre o assunto e soube que Espanha também estaria interessada em fazer linhas em bitola europeia. Só assim faz sentido.Marques Correianoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7972887744427016518.post-88418862147148853872011-09-22T11:21:40.208+01:002011-09-22T11:21:40.208+01:00Caro Marques Correia,
Obrigado pelo seu comentário...Caro Marques Correia,<br />Obrigado pelo seu comentário que em muito contribuiu para o enriquecimento desta publicação.<br /><br />Quanto à questão que coloca sobre a Bitola da Linha de Caminho de Ferro Ibérica, ou seja, distância entre os carris das Linhas de Caminho de Ferro de Portugal e Espanha, acontece que essa Bitola é diferente do resto da Europa, ou seja, a distância entre carris em Portugal e Espanha é maior do que nos restantes Países Europeus. Esta situação obriga a que as mercadorias transportadas por comboio, quer sejam provenientes de Portugal, assim como de Espanha, quando chegam à Fonteira entre Espanha e França, têm que mudar para uma linha e comboio de Bitola Europeia (distância entre carris mais curta). <br />Para que o novo comboio Poruguês de alta velocidade possa circular em Espanha em linha de Bitola Europeia e não Ibérica, é necessário que Espanha aceite fazer um acordo com Portugal em que os Espanhóis se comprometam a construir também uma nova linha de caminho de ferro em Bitola Europei.<br />Não posso precisar, mas provavelmente o facto de Portugal e Espanha terem uma bitola de linha férrea diferente do resto da Europa, deverá ter a ver com algum receio de uma nova vaga de invasões francesas, só que utilizando a linha de caminho de ferro. Não nos esqueçamos que quando as primeiras linhas de caminho de ferro foram construídas na Peníssula Ibérica, as invasões Francesas tinham ocorrido há escassas décadas e ainda deveriam estar bem presentes na memória colectiva do povo da época.THEBESTS2010https://www.blogger.com/profile/15902692063490731819noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7972887744427016518.post-61440173961019538602011-09-22T00:25:41.603+01:002011-09-22T00:25:41.603+01:00A investir num comboio de alta velocidade o mais i...A investir num comboio de alta velocidade o mais importante é a qualidade da linha do que o tipo de comboio que vai ser utilizado. Se não for utilizado o TGV agora não quer dizer que no futuro não se já possível substituir as máquinas e passar a ser utilizado o TGV ou até comboios mais modernos.<br /><br />A questão fundamental é a qualidade da linha. A linha é definitiva e o mais caro. É fulcral para o pais que haja o máximo rigor e o melhor aproveitamento do que for construído. A linha que recebe esse tal comboio inferior ao TGV, bem proporcionada também tem de ter capacidade para receber o TGV com elevado desempenho. <br /><br />Relembro as linhas actuais de Portugal. Um caminho de ferro envelhecido e completamente desactualizado. Os comboios neste momento são subaproveitados, por exemplo o Alfa Pendular que poderia gastar muito menos tempo entre Lisboa e Porto e que acaba por demorar apenas menos 40min que o Intercidades. Tudo porque a linha não permite que o comboio circule perto da sua velocidade máxima (220km/h) durante grande parte do percurso.<br /><br />Quanto à proposta parece que as 4 linhas pretendidas pelo governo de Sócrates era claramente excessivas. O transporte de passageiros não vai ter uma afluência significativa que justifique a criação de linhas exclusivas para passageiros. Parece-me mais uma evidente forma de gastar dinheiro em obras-públicas para financiamento de terceiros e dos próprios políticos.<br /><br />Do texto não consegui perceber a questão das bitolas. Se em Espanha é usada a bitola ibérica e se, segundo o texto, seria necessário o transbordo da carga do comboio português para outros que circulassem em bitola europeia, pergunto: o que acontece com as exportações espanholas? Os seus comboios que circulam em bitola ibérica não podem sair do país?<br />Os comboios portugueses que queiram passar para o resto da Europa têm de passar por Espanha, logo estão dependentes da bitola usada nesse país.<br /><br />Deviam esclarecer melhor essa questão.Marques Correianoreply@blogger.com